Período tardio, mas sem sintomas de gravidez, aparentemente esta é a causa

O ciclo menstrual de uma mulher geralmente ocorre a cada 21-35 dias. No entanto, o ciclo pode ser mais rápido ou mais lento, dependendo dos hormônios do corpo. Se a sua menstruação atrasar, essa condição pode ser um sinal de gravidez. No entanto, há muitos casos em que as mulheres apresentam menstruação tardia, mas não sentem os sintomas da gravidez. Essa condição certamente pode causar confusão para muitas pessoas.

Causas da menstruação tardia, mas sem sintomas de gravidez

Existem várias condições que podem afetar a chegada da menstruação, como estilo de vida ou certas doenças. Para obter mais detalhes, aqui estão algumas das causas da menstruação tardia, mas não da sensação de sintomas de gravidez.

1. Estresse

O estresse prolongado pode afetar o ciclo menstrual. Esta condição pode atrasar a menstruação ou antecipar-se. Para superar isso, tente acalmar sua mente com técnicas de relaxamento, faça exercícios regularmente e durma o suficiente.

2. Perimenopausa

Algumas mulheres podem experimentar a perimenopausa cerca de 10-15 anos antes da menopausa. Essa condição ocorre devido ao nível do hormônio estrogênio, que começa a flutuar, alterando assim o ciclo menstrual. Você também pode perder a menstruação, mas não sentir os sintomas da gravidez.

3. Perda de peso

Perda de peso significativa pode causar perda de menstruação. Quando o corpo está muito magro ou com baixo teor de gordura, os níveis de hormônios reprodutivos podem diminuir de forma que a ovulação e a menstruação não ocorram. Para superar isso, você deve comer uma dieta nutritiva balanceada para atender às necessidades nutricionais do corpo.

4. PCOS

Síndrome do Ovário Policístico (SOP) ou síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio hormonal comum em mulheres em idade reprodutiva. Mulheres com SOP tendem a ter níveis hormonais anormais que podem causar atraso no ciclo menstrual. Consulte um médico imediatamente se estiver preocupado em ter SOP. [[Artigo relacionado]]

5. Gravidez

Existe a possibilidade de você estar grávida quando a menstruação está atrasada, mas não sente os sintomas de gravidez. Os sintomas de gravidez mais comuns são: enjoo matinal , tontura, fraqueza e alterações emocionais. No entanto, esses sintomas nem sempre são experimentados por mulheres grávidas. 20-30 por cento das mulheres grávidas nem mesmo experimentam enjoo matinal em absoluto. Para confirmar a gravidez, tente fazer pacote de teste após 7 dias de menstruação perdida.

6. Atividade densa até a exaustão

Atividades densas podem fazer com que você perca a menstruação. Isso acontece porque o corpo queima mais calorias do que consome. Você também não tem energia suficiente para fazer funcionar os sistemas do corpo. Essa condição causa um desequilíbrio hormonal que interrompe o ciclo menstrual. No entanto, a menstruação geralmente volta ao normal quando você reduz a densidade de suas atividades e aumenta a ingestão de calorias.

7. Uso de contracepção hormonal

A pílula anticoncepcional às vezes pode atrasar a menstruação, especialmente durante os primeiros meses de uso. Da mesma forma, se você parar de tomá-lo, pode levar vários meses para que o ciclo menstrual volte ao normal. Além disso, o uso de outros anticoncepcionais hormonais, como DIUs, implantes ou injeções, pode realmente fazer você parar de menstruar.

8. Distúrbios da tireoide

A tireóide é uma glândula localizada no pescoço que produz hormônios que ajudam a regular muitas atividades corporais, incluindo o ciclo menstrual. Existem dois distúrbios tireoidianos comuns: hipotireoidismo e hipertireoidismo. Ambas as condições podem causar irregularidades menstruais. No entanto, o hipertireoidismo tem maior probabilidade de atrasar a menstruação, a ponto de não menstruá-la por vários meses. Se você não está menstruada ou grávida, deve consultar um ginecologista. Além disso, adote um estilo de vida saudável comendo alimentos nutritivos, bebendo mais água, dormindo o suficiente, fazendo exercícios 30 minutos todos os dias e evitando o estresse para estimular a menstruação.