Não o subestime, este é o perigo das garras do gato em humanos

O arranhão de um gato pode causar apenas uma pequena incisão. É por isso que muitas pessoas subestimam a arranhadura do gato. Na verdade, os arranhões do gato podem levar à entrada de bactérias que causam infecções perigosas. Portanto, saiba como lidar com esse risco de gato!

Arranhão de gato e seu perigo

No mundo médico, a doença causada pela arranhadura do gato é conhecida como "febre da arranhadura do gato". Esta doença é causada não apenas por uma arranhadura de gato, mas também por sua mordida ou lambida. Isso ocorre porque a saliva do gato contém bactérias. A bactéria da saliva do gato pode ser proveniente de pulgas, que geralmente vivem em seu pelo espesso. Para uma pessoa saudável, talvez a febre da arranhadura do gato não seja muito preocupante. Mas para pessoas com sistema imunológico fraco, a doença da arranhadura do gato pode ser problemática. Pessoas que sofreram arranhões de gatos devem ir ao hospital imediatamente. Se possível, antes que a garra do gato "envelheça" 8 horas. Esta etapa é necessária para prevenir a infecção. No hospital, o médico prescreverá antibióticos intravenosos ou até mesmo você terá que ser tratado. Portanto, nunca faça um arranhão de gato leve, mesmo que o ferimento seja pequeno!

Arranhadura de gato e seus sintomas

Arranhadura de gato Assim como qualquer doença em geral, a arranhadura de gato causará vários sintomas no corpo do doente. Alguns desses sintomas requerem atenção médica imediata, para evitar complicações mais preocupantes. Normalmente, a arranhadura do gato pode causar a entrada de bactérias Staphylococcus, Streptococcus, e Pasteurella no corpo. Além disso, bactérias Bartonella Henselae também corre o risco de entrar no corpo, devido à arranhadura do gato. Isso é o que causa a própria doença da arranhadura do gato. A seguir estão os sintomas da doença da arranhadura do gato a serem observados:
  • colisão vermelha
  • Pele com bolhas
  • Febre baixa
  • Dor de cabeça
  • Fadiga
  • Apetite diminuído
A infecção dos gânglios linfáticos também pode ocorrer, especialmente nos gânglios linfáticos mais próximos da arranhadura do gato. Normalmente, os gânglios linfáticos amolecem e incham. Vá ao médico imediatamente se alguma dessas coisas acontecer com você, depois de ser arranhado por um gato:
  • Cortes ou mordidas de gato que não cicatrizam
  • A área vermelha ao redor da arranhadura do gato que fica maior após 2 dias
  • Febre que dura vários dias depois de ser coçada por um gato
  • Nódulos linfáticos inchados e doloridos por 2-3 semanas
  • Ossos excruciantes e dores nas articulações, dor abdominal e fadiga por mais de 2 a 3 semanas.
Se você olhar a olho nu, talvez um arranhão de gato deixe apenas uma pequena cicatriz. Mas, na verdade, depois de ver os sintomas da arranhadura do gato, é claro que é hora de você parar de subestimá-la.

Primeiros socorros para arranhões de gato

Para minimizar o risco de infecção, a primeira coisa que você deve fazer é pressionar a ferida arranhada do gato, até que o sangue saia. Isso é feito para que as bactérias possam ser removidas pelo sangue. Em seguida, limpe o arranhão do gato com água limpa. Pare o sangramento com um pano limpo e aplique uma pomada para feridas sem receita, se houver. Depois disso, cubra a ferida com um curativo até ir ao médico para um novo tratamento. Geralmente, os médicos recomendam a troca do curativo várias vezes ao dia. Observe também os sinais de infecção, como vermelhidão, inchaço, dor e febre.

Complicações perigosas de arranhão de gato

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), cerca de 12.000 pessoas são diagnosticadas com arranhadura de gato a cada ano. Até 500 pessoas tiveram que ser hospitalizadas devido a arranhões de gatos. Se a doença da arranhadura do gato não for tratada imediatamente, haverá várias complicações perigosas, até mesmo fatais. Essas complicações incluem baço dilatado, espessamento das válvulas cardíacas e encefalite (inflamação do cérebro). [[Artigo relacionado]]

Como evitar arranhões de gato

Existem várias maneiras de evitar que o gato arranhe o gato, incluindo:
  • Evite brincar áspero com o seu gato, pois eles podem arranhar e morder
  • Não deixe seu gato lamber feridas abertas
  • Não acaricie ou toque em gatos vadios
  • Porque os gatos com menos de um ano de idade são mais propensos a sofrer doença da arranhadura do gatoe é transmissível a humanos, pessoas com sistema imunológico enfraquecido devem adotar um gato com mais de um ano.
  • Não brinque com o gato se você não estiver bem
  • Faça um cômodo especial para os gatos em sua casa para impedi-los de vagar pela casa
  • Faça uma rotina para aparar as unhas do seu gato usando um cortador de unhas comum. Aparar as unhas do seu gato pelo menos uma vez por semana pode reduzir o risco de cortes profundos ao ser mordido por um gato.

Notas de SehatQ:

Embora os gatos sejam muito fofos e adoráveis, a doença da arranhadura do gato pode ameaçar sua saúde e sua vida. Portanto, comece a parar de pensar que arranhões de gato são inofensivos. Ame a si mesmo não ignorando todos os pequenos ferimentos no corpo, incluindo arranhões de gato.