Aqui estão 10 causas pelas quais você costuma ficar com sono o dia todo

Sonolência e fadiga são duas coisas frequentemente usadas como sinônimos para descrever a fadiga. Embora ambas as coisas possam ser superadas com sono, sonolência e fadiga são duas coisas diferentes. Quando estamos com sono, é preciso mais esforço para permanecer acordados, enquanto quando o corpo está em um estado de exaustão, a consciência pode permanecer acordada mesmo que pareça cansada. A fadiga pode resultar do excesso de atividade física e do trabalho prolongado, por exemplo, após exercícios intensos ou trabalhar sem descanso. Mas a sonolência é uma condição diferente porque basta dormir. Essa condição interfere na concentração, produtividade e segurança da pessoa. [[Artigo relacionado]]

Causas de frequentemente sonolento

A sonolência em geral é normal. Essa condição pode ocorrer quando é hora de alguém dormir ou quando alguém está sem dormir. Sonolência excessiva ou sonolência frequente pode indicar falta de sono para sintomas de certas doenças. Aqui estão algumas causas de sonolência frequente que você pode identificar.

1. Estilo de vida

Certos estilos de vida podem ser a causa de sonolência frequente, como trabalhar por longos períodos de tempo, transformando as horas de trabalho em noites (mudança noite), ou fazer uma longa jornada que causa Fuso horário. Em casos como este, a sensação de sonolência que você experimenta diminuirá gradualmente à medida que seu corpo se adapta ao novo cronograma de atividades.

2. Saúde Mental

Não se engane, a saúde mental também pode ser a causa da sonolência frequente. A sonolência excessiva também pode ocorrer em estados mentais e emocionais prejudiciais, como no caso de depressão ou em altos níveis de estresse e ansiedade. O tédio também pode causar sonolência excessiva.

3. Condições de saúde

Alguns problemas de saúde, como diabetes, hipotireoidismo e dor crônica, também podem afetar o sistema metabólico e a condição mental do corpo, causando sonolência frequente.

4. Remédios

Alguns medicamentos, como anti-histamínicos, sedativos e pílulas para dormir, também podem causar sonolência frequente. As advertências contra o uso desses medicamentos estão explicadas na íntegra na embalagem, portanto, não é recomendável usá-las ao dirigir. Consulte um médico se continuar a sentir sonolência excessiva, embora o uso do medicamento tenha sido interrompido.

5. Distúrbios do sono

A causa da sonolência frequente também pode ser causada por distúrbios do sono. Esses distúrbios do sono incluem:
  • Insônia

A insônia é um dos sintomas dos distúrbios do sono porque a qualidade do sono de uma pessoa não é boa o suficiente para fazer com que a pessoa se sinta mal ao acordar.
  • Apnéia do sono

Esse distúrbio do sono faz com que os pacientes ronquem alto, parem de respirar por um momento, pareçam sufocados e acordem repentinamente. Os pacientes geralmente apresentam parada respiratória repetidamente durante o sono, de modo que isso interfere no sono. A interrupção dessa respiração diminui o suprimento de oxigênio para o cérebro, fazendo com que você se sinta sonolento ao longo do dia. Apnéia do sono também pode aumentar o risco de hipertensão, derrame e ataque cardíaco.

6. Síndrome da perna inquieta(RLS)

RLS é causada pela necessidade de mover as pernas enquanto está deitado. Há sensação de rastejamento, calor, queimação ou dor nos pés do paciente. Em alguns pacientes, essa sensação também causa um movimento de chute. O processo que ocorre durante o sono provoca a condição do corpo que não está fresco ao acordar, causando sonolência ao longo do dia.

7. Parassonia

Parassonias são condições que causam comportamento anormal durante o sono, como sonambulismo ou fala enquanto caminha. Alguns outros sintomas, como agitar as mãos durante o sono em resposta a sonhos, chutes ou socos, são distúrbios do sono que podem estar ligados à doença de Parkinson.

8. Narcolepsia

O principal sintoma da narcolepsia é dormir muito durante o dia ou ataques de sonolência diurna, fazendo com que o paciente adormeça repentinamente durante as atividades normais. Algumas pessoas com narcolepsia experimentam "coisas" em que o sofredor é incapaz de se mover durante o sono ou deseja acordar. Outros sintomas incluem sonhos vívidos ou alucinações durante o sono.

9. Falta de sono

A causa mais comum de privação de sono é a privação de sono. De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, os adultos precisam de cerca de 7 a 8 horas de sono para obter o máximo de energia necessário para passar o dia. De acordo com pesquisas, quem sofre de privação de sono sentirá sonolência excessiva no dia seguinte.

10. Hipersonia

A hipersonia é o oposto da insônia. A hipersonia é uma causa frequente de sonolência que deve ser observada. Essa condição ocorre quando você se sente muito cansado e com sono. A hipersonia pode ser causada por uma variedade de outras condições médicas, como epilepsia, doença de Parkinson ou transtornos mentais, como depressão. Mas, às vezes, também há casos de hipersonia cuja causa não pode ser conhecida. Essa condição é conhecida como hipersonia idiopática. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ:

As várias causas de sonolência frequente acima não devem ser subestimadas. Vá imediatamente ao médico para uma consulta para saber o melhor tratamento. Se ficar muito tempo, haverá muitas perdas que virão.