O eczema é contagioso? Esta é a explicação científica

O eczema é contagioso? A resposta é não. O eczema não é uma doença contagiosa da pele. Na verdade, quem sofre de eczema com erupção cutânea ativa não pode transmiti-lo a outras pessoas. Mas tenha cuidado, existe uma condição que pode tornar o eczema contagioso. Conheça o mecanismo de transmissão e como evitar isso ainda mais.

O eczema é contagioso?

Antes de entender mais sobre a transmissão do eczema, é uma boa ideia ambos entenderem essa doença de pele. O eczema é uma inflamação da pele caracterizada pelo aparecimento de uma erupção cutânea vermelha com coceira. Além disso, o eczema também causa manchas na pele áspera que são "cobertas" por pequenas saliências cheias de água. Essa doença de pele que também tem o apelido de dermatite é causada por alergias ou pelo contato direto com objetos que causam irritação. Se o eczema é contagioso, depende da condição! É por isso que todo mundo tem seus próprios gatilhos de eczema. Sem saber os gatilhos do eczema em sua pele, o processo de tratamento será difícil. Muitas pessoas perguntam: "O eczema é contagioso?" Na verdade não. Mas cuidado, o eczema costuma causar coceira na pele, o que acaba causando a vontade de coçá-la. Quando arranhadas, as erupções cutâneas de eczema têm o potencial de desenvolver feridas que são propensas a infecções secundárias. Isso é o que pode tornar o eczema contagioso. O aparecimento de feridas abertas devido ao coçar desta erupção cutânea pode convidar a uma variedade de infecções, incluindo:
  • Infecções virais, como o vírus herpes simplex
  • Infecções bacterianas, como Estafilococo
  • Infecções fúngicas, como candida.
Se o seu eczema estiver infectado, as várias causas da infecção podem ser transmitidas através do contato físico e fazer com que outras pessoas também sofram de eczema. Além disso, se a erupção na pele continuar a ser arranhada, pode ser que o eczema se espalhe para outras partes do corpo.

A seguir estão os sintomas de eczema infectado:

  • Pele avermelhada ao redor da erupção
  • O aparecimento de pequenas feridas e inchaços
  • A dor ocorre
  • Comichão pior
  • A aparência de um fluido claro ou amarelo.
Se isso acontecer, vá imediatamente ao médico para evitar complicações e prevenir a propagação do eczema de forma mais ampla.

Como prevenir a infecção no eczema para que não seja contagioso

Se o eczema é contagioso, depende da condição. Até agora, podemos concluir que o eczema não é contagioso, exceto para aqueles que foram infectados devido à coceira frequente. Mas calma, existem várias maneiras de prevenir a infecção do eczema para que não seja contagiosa. Um deles é não coçar a erupção que ocorre quando o eczema ataca. Quando arranhadas, as erupções cutâneas podem causar feridas abertas, permitindo que vírus, bactérias ou fungos entrem e causem infecções. Além disso, você também pode aplicar loção ou hidratante para a pele na erupção. Isso é feito para reduzir a coceira, para que você não queira mais coçar.

Não se esqueça de vir também ao médico para uma consulta. Usando medicamentos prescritos pelo médico, os sintomas do eczema podem ser controlados, de modo que a infecção pode ser prevenida.

Como tratar eczema em casa

Ir ao médico e pedir ajuda médica é a opção mais adequada para o tratamento do eczema. No entanto, existem várias maneiras que você pode fazer em casa para controlar os sintomas irritantes do eczema, como segue:
  • Use hidratante para a pele

Hidratar a pele com loção ou hidratante para a pele pode ajudá-lo a lidar com os sintomas incômodos do eczema. No mínimo, aplique hidratante para a pele 2 vezes ao dia.
  • Aplicando creme anti-coceira

Aplicar um creme anti-coceira contendo 1% de hidrocortisona pode ajudar a reduzir a coceira causada pelo eczema. Também pode impedir que você coça, para que a infecção não apareça. Faça este método 2 vezes ao dia.
  • Colocando uma bandagem

Colocar um curativo na área afetada pelo eczema pode ajudar a evitar coçá-la. Dessa forma, as feridas abertas podem ser evitadas, as infecções também são resolvidas.
  • Tomar banho com água morna

Imersão em água morna misturada com bicarbonato de sódio ou farinha de aveia pode ajudar a tratar os sintomas de eczema com coceira. Mergulhe por 10-15 minutos, seque o corpo e aplique um creme hidratante.
  • Evite o estresse

Você sabia que o estresse e outros transtornos mentais podem piorar o eczema? Sim, quando o corpo está sob estresse, o eczema também pode ser afetado. Portanto, evite o estresse durante o processo de cura do eczema. As várias maneiras acima podem ser feitas para tratar os sintomas do eczema em casa. Mesmo assim, vá ao médico para obter os medicamentos prescritos mais eficazes para tratar o eczema. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ:

Agora, a resposta para a pergunta "O eczema infeccioso está resolvido?" O eczema não pode ser transmitido a menos que já esteja infectado. Portanto, não coce a pele afetada pelo eczema, para que não ocorram infecções virais, bacterianas e fúngicas. Consulte regularmente o seu médico para que os sintomas do eczema que você sente possam ser aliviados.