Este é o perigo de calúnia para perpetradores e vítimas

Ghibah ou gibah é uma palavra de absorção do árabe que significa falar sobre as coisas ruins dos outros. Na linguagem cotidiana, calúnia é na verdade semelhante a fofoca, que é espalhar notícias negativas que não são necessariamente verdadeiras de forma ampla, seja de boca em boca ou por meio da mídia. A maioria das pessoas considera a calúnia uma coisa natural, por isso não é incomum fazer parte da comunicação e socialização diárias. Embora o perigo da calúnia não seja pequeno e possa ter um impacto na saúde física e mental.

Características da calúnia

A calúnia costuma ser uma história que atrai muita gente, mas sua essência é humilhar ou magoar outra pessoa que é a vítima. As informações divulgadas também não são verdadeiras. O tema da calúnia costuma ser informações consideradas escandalosas. O conteúdo que é distribuído é geralmente na forma de informações pessoais e não coisas que podem ser discutidas abertamente.

Perigo de calúnia

O perigo da calúnia não só prejudica as pessoas que são vítimas, mas também pode afetar a saúde física e mental das pessoas envolvidas. Especialmente se você tiver fortes sentimentos pela pessoa de quem está falando. Quer o conheça ou não, sente simpatia ou mesmo antipatia pela pessoa apresentada.

1. A calúnia pode drenar suas emoções e estragar seu humor

O principal perigo da calúnia é que drena sua atenção e emoções. Em última análise, isso pode levar a pensamentos e sentimentos negativos. Mas isso é algo que você não deveria sentir. Principalmente nas notícias em que não é clara a verdade. Além de ser emocionalmente desgastante, os perigos da calúnia também podem estragar seu humor rapidamente. Momento humor Você está realmente bem e feliz, uma notícia negativa da calúnia pode mudar instantaneamente o seu humor para pior. Quanto mais forte a emoção que você sente sobre as notícias que recebe, mais forte será o impacto sobre você. Essa condição pode continuar a ficar na sua mente. Mesmo depois de saber a verdade, as emoções negativas podem voltar toda vez que você se lembrar da calúnia anterior.

2. Pode prejudicar a auto-reputação

O perigo da calúnia não está apenas prejudicando a reputação da pessoa que é o assunto da conversa, mas também do autor do crime. Se você costuma espalhar ou falar mal de outras pessoas, o que não é necessariamente verdade, será considerado alguém em quem não se pode confiar. As pessoas à sua volta podem sentir-se ansiosas por estar perto de você ou se abrirem com você porque temem se tornar o objeto de sua calúnia.

3. Backbiters são fáceis de julgar e sentir inseguro

Pessoas com o hábito de fazer adoração também podem formar um caráter negativo. Você se torna tão fácil de julgar os outros e pode se tornarinseguroou seja, muitas vezes se sentem inseguros ou sempre desconfiados.

4. Romper o relacionamento

Um dos motivos para a calúnia costuma ser o sentimento de raiva em relação às vítimas da calúnia. No entanto, retribuir não resolverá o problema. Na verdade, isso pode até piorar a situação e prejudicar seu relacionamento com a pessoa em questão.

5. Desordens físicas e mentais

O perigo da calúnia também pode causar problemas mentais, como fadiga, ansiedade e depressão. Em particular, se a calúnia for sobre você ou alguém de quem você gosta. Além disso, a calúnia também pode encorajar o bullying (assédio moral), que pode envolver violência física. Se não for tratado imediatamente, os perigos da calúnia a longo prazo podem levar a problemas físicos e mentais, como depressão clínica, transtorno de estresse pós-traumático, ataques de pânico, sentimento de culpa e até suicídio. [[Artigo relacionado]]

Evitando calúnias

Dados os perigos da calúnia acima, é uma boa ideia começar a reduzir o hobby de pregar ou pará-lo completamente. Uma coisa que você precisa entender: os perigos da calúnia superam os benefícios. Para evitar calúnias, você não deve confiar facilmente em informações que não sejam claras. Principalmente quando se trata de divulgá-lo. Evite comentar e se envolver em calúnias. Pare o hábito de falar sobre outras pessoas pelas costas. Se você tiver um problema com outra pessoa, seria sensato enfrentá-lo de frente e ter uma boa conversa. Enquanto isso, se você se tornar o assunto da calúnia, o melhor passo é bloquear todo o acesso à comunicação com o perpetrador e ignorá-lo completamente. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.