A tuberculose óssea é contagiosa ou não?

A tuberculose (TB) é idêntica a uma doença que ataca os pulmões. No entanto, quando as bactérias Mycobacterium tuberculosis que faz com que a tuberculose se espalhe para além dos órgãos vitais da respiração humana, essas bactérias também podem atacar os ossos através da corrente sanguínea fora dos pulmões, por isso é conhecida como tuberculose óssea. A tuberculose óssea também é conhecida como tuberculose extrapulmonar. Essa doença pode ocorrer em qualquer parte do osso, mas os casos mais comuns são tuberculose da coluna vertebral. Além disso, a tuberculose óssea também pode ocorrer nos joelhos, pés, cotovelos, mãos e ombros. Se você sentir que tem sintomas de TB, consulte imediatamente um médico para tratamento imediato. A tuberculose óssea tratada tardiamente pode causar danos nos nervos que podem levar à paralisia, especialmente se ocorrer na coluna vertebral. Então, a tuberculose óssea é contagiosa ou não?

Quais são os sintomas da tuberculose óssea?

A tuberculose óssea ou extrapulmonar geralmente só pode ser reconhecida quando é grave. A razão é que os primeiros sintomas da tuberculose óssea não são fáceis de reconhecer porque tendem a não causar dor ou o paciente não apresenta nenhum sintoma da doença. Além disso, a tuberculose óssea, especialmente a tuberculose espinhal, é difícil de diagnosticar. No entanto, você deve estar atento se qualquer parte do seu corpo apresentar sintomas repentinos, como:
  • Dores muito fortes nos ossos ou nas articulações
  • Rígido
  • Inchado
  • pus saindo
  • Difícil de mover
  • Febre
  • Perda de peso
  • Coluna curvada
  • Gânglios linfáticos inchados no pescoço ou na virilha.
Algumas pessoas com tuberculose óssea também se queixam de fadiga excessiva, febre, suores frios à noite e perda de peso inexplicável. Quando você ignora esses sintomas, a tuberculose óssea pode piorar, caracterizada por:
  • Complicações nervosas
  • Paraplegia (incapacidade de mover a parte inferior do corpo) ou paralisia
  • Deformidade óssea
  • Os braços ficam curtos (em crianças).

A tuberculose óssea é contagiosa ou não?

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada pela entrada de bactérias Mycobacterium tuberculosis para os pulmões. Em alguns casos, a tuberculose pode ocorrer em outras áreas do corpo fora dos pulmões e é chamada de tuberculose extrapulmonar, uma das formas é a tuberculose óssea. A tuberculose pode atacar qualquer parte dos ossos do corpo, incluindo a coluna vertebral. A tuberculose óssea é uma doença infecciosa, especialmente em áreas com alto índice de tuberculose, como a Indonésia. Se você costuma reclamar de dores nas costas fortes e persistentes, você deve consultar um médico para fazer um teste de tuberculose óssea. Embora a tuberculose óssea seja difícil de diagnosticar, quanto mais cedo a tuberculose óssea for diagnosticada, maior será a sua esperança de cura. O médico vai lhe dar remédios e sugerir que você faça certas terapias para evitar a paralisia.

O que causa a tuberculose óssea?

A maioria dos casos de tuberculose óssea ocorre quando você pega tuberculose pulmonar e a mesma bactéria se espalha para fora dos pulmões através da corrente sanguínea. A própria bactéria da tuberculose pulmonar se espalha pelo ar contaminado. No entanto, o The American Journal of Medicine disse que 50 por cento dos pacientes com tuberculose óssea admitiram não ter histórico de tuberculose pulmonar. Isso pode ser devido ao fato de que as bactérias da TB nos pulmões estão dormentes, mas sem serem notadas pelo paciente, elas ainda estão se espalhando ativamente para fora dos pulmões e só apresentam sintomas quando atacam os ossos.

Tratamento para pacientes com tuberculose óssea

Assim como a tuberculose pulmonar, a tuberculose óssea pode ser tratada com medicamentos ou terapia, dependendo da gravidade de sua condição. O principal tratamento geralmente escolhido pelos médicos é por meio de medicamentos que se dividem em duas etapas, a saber:
  • Tratamento de estágio 1

O médico dará quatro tipos de medicamentos para tuberculose óssea que devem ser tomados todos os dias por um determinado período de tempo de acordo com as recomendações do médico. Enquanto estiver tomando este medicamento, você estará sob a supervisão intensiva de um médico para evitar que o corpo desenvolva imunidade ao medicamento.
  • Tratamento de estágio 2

A quantidade de medicamento que você deve tomar será reduzida, mas deve ser tomado por um período de tempo mais longo do que na primeira fase. Este tratamento avançado visa matar a bactéria da tuberculose alojada nos ossos, evitando a recorrência da tuberculose óssea. No total, o tratamento da tuberculose óssea pode chegar a 6-18 meses. Mas às vezes, a tuberculose óssea também causa ossos danificados e porosos que podem realmente ser recuperados, mas o tratamento vai durar muito mais tempo. Se o médico considerar que o tratamento por meio do consumo de drogas é ineficaz, você será aconselhado a se submeter a uma cirurgia. Uma forma de cirurgia para casos de tuberculose óssea é a laminectomia, que remove uma parte da coluna que foi infectada com a bactéria da tuberculose em pacientes com tuberculose espinhal. Os casos de tuberculose espinhal que causam complicações, como danos aos nervos, também requerem tratamento cirúrgico. [[artigos relacionados]] Qualquer que seja o tratamento que você esteja tomando, faça-o consistentemente de acordo com as recomendações do médico. Se você tiver tuberculose espinhal, não espere até que o corpo fique curvado porque os nervos podem ser comprimidos e eventualmente danificados, o que o deixará permanentemente paralisado.