O veneno de cianeto está ao nosso redor, esse é o perigo!

O caso do cianeto de café é evidência suficiente para ver o quão perigoso é o cianeto. Em certas quantidades, esses produtos químicos podem matar instantaneamente qualquer um que os consuma. O veneno de cianeto foi popularizado pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial. Naquela época, esse componente era usado como arma química para derrotar o inimigo. Além de ser fabricado em fábricas para fins industriais, como a fabricação de defensivos agrícolas e a produção de aço, o cianeto também está naturalmente presente nos produtos que utilizamos com freqüência. No entanto, os níveis são muito pequenos e não letais.

Como o cianeto pode matar?

O envenenamento por cianeto é uma condição em que a exposição excessiva ao cianeto de uma pessoa pode causar envenenamento. Uma pessoa pode ser exposta ao cianeto respirando o ar, bebendo água, comendo alimentos ou tocando em um solo que contenha cianeto. Cianeto é qualquer substância química que contém um grupo ciano (C≡N). O cianeto pode ser um gás incolor, como o cianeto de hidrogênio (HCN) ou o cloreto de cianogênio (CNCl), ou uma forma cristalina, como o cianeto de sódio (NaCN) ou o cianeto de potássio (KCN). A maioria das pessoas não consegue detectar o novo cianeto. Se cheirar a cianeto, às vezes é descrito como tendo um cheiro de "amêndoa amarga". O cianeto ocorre naturalmente em certos alimentos e plantas, como mandioca, feijão, amêndoas e frutas como damascos, maçãs e pêssegos. Além disso, o cianeto está contido em vários produtos químicos usados ​​em certas indústrias.

Na verdade, o veneno de cianeto também está amplamente disponível ao nosso redor

O veneno de cianeto nem sempre é letal, embora em certas quantidades possa causar sintomas de envenenamento. Além disso, existem muitos produtos e alimentos ao nosso redor que contêm essa toxina, mas ainda é seguro para consumo e uso porque o nível de cianeto é muito baixo. As seguintes fontes de veneno de cianeto são comumente encontradas ao nosso redor.

1. Fumaça de cigarro

A fumaça do cigarro é uma das causas mais comuns de exposição ao cianeto. Isso ocorre porque o cianeto é encontrado naturalmente no tabaco. Na verdade, os níveis de cianeto no sangue de fumantes podem ser 2,5 vezes mais elevados do que os de não fumantes.

2. Plantas

Existem várias plantas que contêm cianeto natural. As plantas que contêm este veneno, geralmente vêm da família rosácea, Como:
  • maçã
  • Pera
  • Ameixas
  • Damasco
  • Pêssego
Cianeto nessas frutas, encontrado nas sementes. Portanto, você ainda está seguro para comer a polpa e a casca da fruta. Além disso, o cianeto também é encontrado na mandioca. Portanto, ao processar a mandioca, é importante que você faça uma limpeza adequada. A quantidade de veneno de cianeto presente nessas plantas não é grande o suficiente para causar alguns sintomas. Portanto, contanto que você não exagere, não há nada com que se preocupar.

3. Fumaça de lixo queimado

Atualmente, a queima de resíduos não é mais recomendada. No entanto, ainda existem muitas pessoas que queimam o lixo doméstico. Na verdade, a fumaça da queima do lixo é prejudicial à saúde. Um dos motivos é porque essa fumaça tem o potencial de conter cianeto e causar envenenamento. Vapores contendo cianeto geralmente aparecem quando o objeto sendo queimado é feito de borracha, plástico e seda.

4. Produtos químicos no removedor de esmalte

Alguns tipos de produtos químicos que não são cianeto podem se transformar em veneno de cianeto quando no corpo e desencadear sintomas de envenenamento. A maioria desses tipos de produtos químicos foi retirada de circulação. Mas, anteriormente, esse material era frequentemente usado em fábricas de plásticos e líquidos para limpeza de esmaltes.

5. Materiais usados ​​em certas indústrias

A indústria fotográfica, a pesquisa química, a fabricação de aço, o processamento de metais, a mineração e o processo de produção de pesticidas são vulneráveis ​​ao envenenamento por cianeto. O cianeto também é encontrado naturalmente em certos alimentos e plantas, como mandioca, feijão, amêndoas e frutas como damascos, maçãs e pêssegos. As cavidades e sementes dessas frutas contêm grandes quantidades de produtos químicos que podem ser metabolizados em cianeto. Consumir esses ingredientes em excesso pode causar envenenamento por cianeto. Se ingerido acidentalmente, o acetonitrila químico usado no líquido removedor de esmalte produzirá cianeto quando metabolizado pelo corpo. Fumar é uma das principais fontes de exposição ao cianeto para pessoas que não trabalham em indústrias relacionadas ao cianeto.

Este é um sinal de que você está exposto ao cianeto

Pessoas que acidentalmente inalam, engolem ou aplicam veneno de cianeto em seus corpos em pequenas quantidades podem apresentar os seguintes sintomas:
  • Tonto
  • Nausea e vomito
  • Respiração torna-se falta de ar
  • Aumento da freqüência cardíaca
  • Fraco
  • Ansioso e inquieto
Enquanto isso, a exposição ao cianeto em grandes quantidades pode causar sintomas como:
  • Convulsões
  • Inconsciente
  • Diminuição da pressão arterial
  • Função pulmonar prejudicada
  • Insuficiência respiratória para crítica
  • Freqüência cardíaca lenta
Também deve ser observado que os sintomas acima são semelhantes aos sintomas de outras doenças ou problemas de saúde. Portanto, experimentar os sintomas acima não indica necessariamente que você tenha envenenamento por cianeto. [[Artigo relacionado]]

O que fazer se for exposto ao veneno de cíndia?

Se você acha que foi exposto ao cianeto, siga as etapas abaixo como primeiros socorros.
  • Afaste-se imediatamente da área de exposição. Se a exposição ocorrer em ambientes internos, abra as janelas imediatamente e saia.
  • O mais rápido possível, remova todas as roupas que você acha que foram expostas ao cianeto. Se possível, evite se despir da maneira usual (no rosto e na cabeça) e prenda a vestimenta para removê-la do corpo.
  • Depois disso, coloque as roupas em um plástico fechado e não toque até que chegue ajuda. Se você quiser jogá-lo fora, certifique-se de que o plástico esteja bem fechado para evitar mais exposição.
  • Lave-se imediatamente com bastante água corrente e sabão e lave bem os olhos com água em abundância.
  • Para aqueles que usam lentes de contato, remova-as imediatamente.
  • Lave os copos com água e sabão antes de usá-los novamente.
  • Não use água sanitária para remover o cianeto da pele.

Como prevenir o envenenamento por cianeto

Existem várias maneiras de prevenir o envenenamento por cianeto, incluindo:
  • Tome as devidas precauções contra incêndios, especialmente em casa. Por exemplo, instalando um detector de fumaça e evitando fumar na cama.
  • Armazene produtos químicos tóxicos em armários de armazenamento trancados e longe do alcance de crianças
  • Siga as regras de segurança ao trabalhar em um ambiente relacionado ao cianeto.
Ao realizar os primeiros socorros acima, chame imediatamente uma ambulância ou vá ao pronto-socorro para exames adicionais e prevenir a gravidade ou complicações, devido à exposição ao envenenamento por cianeto.