Conhecendo a função do sangue no corpo humano

A quantidade de sangue que flui no corpo de um adulto equivale a 7% do seu peso corporal. Ou seja, com essa quantidade, a função do sangue passa a ser tão importante para o corpo humano. O sangue consiste em vários componentes, nomeadamente plasma sanguíneo, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Tudo está integrado para ajudar no funcionamento do sangue e manter uma vida normal. Em termos gerais, as funções do sangue podem ser agrupadas em transporte (transporte de substâncias), regulação e proteção (proteção contra patógenos causadores de doenças).

Função crucial do sangue para o corpo

O que se segue é uma discussão sobre a função do sangue, que é muito importante para o corpo:

1. Transporte e forneça oxigênio às células

O sangue capta o oxigênio que já está nos pulmões e o distribui para as células do corpo. Então, o sangue também pega o dióxido de carbono das células e o transporta para os pulmões para ser removido do corpo.

2. Transporte de nutrientes e hormônios

No intestino delgado, os nutrientes digeridos são absorvidos pela corrente sanguínea através dos capilares do intestino delgado. Alguns desses nutrientes incluem glicose, aminoácidos, vitaminas, minerais e ácidos graxos. Esses nutrientes circulam nas células do corpo. Além disso, o sangue também faz circular hormônios que foram liberados por várias glândulas do sistema endócrino para as células e órgãos que são alvos desses hormônios.

3. Traz resíduos e resíduos do corpo para os rins e fígado

Outra função do sangue relacionada ao transporte de substâncias é transportar resíduos e produtos residuais para os rins e o fígado. Nos rins, substâncias como uréia, ácido úrico e creatinina são filtradas do plasma sanguíneo. As substâncias restantes então entram no ureter para serem excretadas na forma de urina. O fígado também ajuda a função do sangue. O sangue que é rico em vitaminas, absorvido pelos órgãos digestivos, é limpo pelo fígado. Depois disso, as vitaminas estão prontas para circular nas células do corpo.

4. Luta contra doenças

Os glóbulos brancos, também conhecidos como leucócitos, são componentes do sangue que têm a função de combater os patógenos causadores de doenças. Os níveis de leucócitos são apenas 1% do sangue circulante. No entanto, quando ocorre inflamação ou infecção, o número de glóbulos brancos aumenta.

A função do sangue pode ser interrompida por causa desta doença

Existem muitas doenças que interferem na função do sangue. Algumas das doenças comuns sofridas, a saber:

1. Anemia

A anemia é a falta de glóbulos vermelhos ou hemoglobina no sangue. A falta de hemoglobina causa problemas na circulação do oxigênio. Alguns dos sintomas comuns são sensação de cansaço e pele pálida.

2. Sangue congelado

A coagulação do sangue é necessária no processo de cicatrização de feridas e lesões. No entanto, às vezes formam-se coágulos sanguíneos nos vasos sanguíneos e levam a bloqueios. Esses coágulos sanguíneos também correm o risco de passar do coração aos pulmões, podendo ser fatais.

3. Câncer de sangue

Existem vários tipos de câncer de sangue, nomeadamente leucemia, mieloma múltiplo e linfoma:
  • A leucemia ocorre quando a produção de glóbulos brancos é excessiva e não funciona como deveria.
  • O mieloma múltiplo é um tipo de câncer do sangue que ataca as células plasmáticas, um tipo de glóbulo branco.
  • O linfoma é um câncer que ataca o sistema linfático do corpo e se desenvolve nos linfócitos, um tipo de glóbulo branco.

4. Malaria

Esta doença já pode ser comum ao povo da Indonésia. A malária ocorre quando os mosquitos transferem o parasita para o sangue de uma pessoa e infectam os glóbulos vermelhos. Essa infecção causa febre, calafrios e lesões nos órgãos.

Como funciona o sistema circulatório?

O sistema circulatório humano é um sistema circulatório duplo que consiste na circulação pulmonar e na circulação sistêmica.

1. Pequena circulação sanguínea (pulmonar)

A circulação pulmonar é uma circulação curta, na qual o sangue é transportado para os pulmões e então flui de volta para o coração. O coração então envia sangue aos pulmões por meio de uma grande artéria chamada artéria pulmonar. Nos pulmões, o sangue capta o oxigênio obtido da respiração e libera dióxido de carbono. O sangue oxigenado fluirá de volta para o coração pelas veias pulmonares.

2. Grande circulação sanguínea (sistêmica)

O sangue que flui dos pulmões para o coração já contém oxigênio, para então circular por todo o corpo. O coração bombeia esse sangue oxigenado para fora e através de uma grande artéria chamada aorta. A aorta é o maior vaso sanguíneo do corpo que possui ramos. Além de fluir o sangue para todas as partes do corpo, as ramificações desses vasos sanguíneos também drenam o sangue para os músculos do coração. Quanto mais longe da aorta, menor o tamanho dos ramos dos vasos sanguíneos. Em cada parte do nosso corpo, existe uma rede de vasos sanguíneos finos chamados capilares. Esses capilares conectam os menores ramos das artérias com os menores ramos das veias.

Como melhorar a circulação sanguínea para um corpo saudável

Com um pouco de compromisso, veja como suavizar a circulação e o fluxo que precisam ser implementados:

1. Pare de fumar

Os cigarros não beneficiam o corpo em nada. O ingrediente ativo dos cigarros, nomeadamente a nicotina, pode danificar as paredes das artérias (artérias) e engrossar o sangue no corpo. Se você está tendo problemas para parar de fumar, procure a ajuda de um médico que pode lhe oferecer várias estratégias para parar de fumar. 2. Controle a pressão arterial Como melhorar a circulação sanguínea, que pode ser difícil, é manter a pressão sanguínea. Se a pressão arterial ficar alta e incontrolável, a pessoa corre o risco de desenvolver arteriosclerose ou endurecimento das artérias - uma condição que pode bloquear o fluxo sanguíneo e aumentar o risco de doenças cardíacas.

3. Exercício aeróbico

Exercícios aeróbicos como corrida, ciclismo, caminhada e natação ajudam a “levar” muito oxigênio para os músculos. Isso ajuda o sangue a ser bombeado, fortalece o coração e reduz a pressão arterial.

4. Beba água diligentemente

Para facilitar o fluxo sanguíneo, você também precisa manter-se sempre hidratado, obtendo água suficiente. A recomendação geral em relação à ingestão de água é de 8 a 10 copos de água por dia. No entanto, é aconselhável beber imediatamente se estiver com sede, especialmente durante o exercício ou se o tempo estiver muito quente.

5. Consumo de frutas e vegetais

Uma maneira fácil e barata de levar uma vida saudável é comer vegetais e frutas com diligência. O consumo desses alimentos vegetais ajuda a “limpar” os vasos sanguíneos - levando assim a um fluxo sanguíneo mais uniforme. O consumo regular de vegetais e frutas também ajuda a controlar o peso e o colesterol. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A função do sangue é muito importante para a sobrevivência. Para manter seu sangue limpo, você pode levar um estilo de vida saudável. Alguns deles são diligentes em beber água e consomem regularmente vegetais e frutas.