Compreendendo o processo típico de fermentação de tempe da Indonésia que existe em todo o mundo

Tempe é um alimento tradicional da Indonésia feito de soja cozida e fermentada. O processo de fermentação do tempeh requer um molde ou fungo que torna o tempeh chamado Rhizopus oligosporus. O micélio branco do fungo serve para unir a soja em uma massa sólida. Este é um pedaço de tempeh que podemos reconhecer.

Processo de fermentação Tempe

O processo de fermentação da Tempe pode variar de um produtor para outro. Embora os cogumelos usados ​​para fazer tempeh sejam os mesmos, as etapas de fabricação podem ser diferentes umas das outras. Este processo também pode produzir diferentes produtos finais. Basicamente, o processo de fermentação tempeh requer uma série de etapas, como hidratação da soja, amadurecimento parcial, acidificação, peeling, secagem de superfície, inoculação com starter, embalagem em embalagens e incubação (fermentação). A pesquisa sobre o processo de produção do tempeh foi conduzida por Noriyuki Okada, pesquisador do National Food Research Institute of Japan. Esta pesquisa foi conduzida em um dos produtores de tempe em Bogor. O processo de fermentação do tempeh descrito com base nos resultados do estudo é o seguinte:
  1. Em primeiro lugar, a soja é lavada primeiro para limpar as pedras e a sujeira que grudam.
  2. Além disso, o processo de hidratação é feito fervendo-se a soja semi-cozida em um tambor para que absorva o máximo de água possível.
  3. Após a fervura, a soja é embebida em água durante a noite para que cresçam bactérias produtoras de tempe, que produzem ácido láctico. Isso é feito para obter uma condição de acidez adequada para o crescimento do fungo produtor de tempeh. O ácido láctico e a redução do valor do pH desempenham um papel importante na prevenção do crescimento de bactérias indesejáveis.
  4. Em seguida, é o processo de descascar a casca da soja com as mãos ou pisar nela com os pés na água. A casca tem como objetivo facilitar a penetração do micélio do fungo produtor de tempe em cada semente de soja.
  5. Após a limpeza da pele, a soja é fervida novamente até ferver.
  6. A soja é então drenada e resfriada antes do processo de fermentação tempeh ser realizado.
  7. Depois que a soja esfriou um pouco, o processo de fermentação ou inoculação é iniciado com o resíduo da farinha de tapioca que contém o fungo produtor de tempeh.
  8. A seguir, a embalagem é feita com plástico ou folhas de bananeira.
  9. Depois de embalado, o tempeh é deixado por 1-2 dias em temperatura ambiente para o processo de incubação, de modo que os grãos de soja sejam preenchidos com o micélio branco do fungo que faz o tempeh.
  10. O Tempe está pronto para uso.
Além dos exemplos acima, ainda existem várias variações das etapas no processo de fabricação do tempeh. Por exemplo, além de ferver, a soja também pode ser deixada de molho por muito tempo para facilitar a remoção da casca. Este processo pode ser feito antes ou depois do processo de acidificação. Além disso, os cogumelos que fazem tempeh também podem ser leveduras comerciais, tradicionais (usar) ou com cultura Rhizopus oligosporus puro obtido por técnicas modernas de fermentação. A duração do estágio de incubação no processo de fermentação do tempeh pode variar, variando de 24 a 72 horas. O material de embalagem também tem muitas opções, a saber, folhas de bananeira, folhas de waru, folhas de teca, plástico ou outros. É importante ressaltar que o invólucro permite a circulação de ar porque o fungo que faz o tempeh requer oxigênio para crescer durante a fermentação da soja. Diferentes tipos de embalagens também podem produzir diferentes visuais e gostos de tempeh. [[Artigo relacionado]]

Benefícios do tempeh para a saúde

Além de fácil de obter e acessível, o tempeh é um alimento altamente nutritivo e com muitos benefícios. Aqui estão alguns dos benefícios do tempeh que você precisa conhecer.
  • Manter a pressão arterial
  • Colesterol de controle
  • Ajude a superar o problema da resistência à insulina
  • Protege o coração
  • Melhorar a saúde óssea
  • Alivia a inflamação
  • Ajude a aliviar ondas de calor (clima quente) devido à menopausa.
Tempe tem um alto teor de gordura insaturada e nenhum colesterol. O Tempe também pode ajudar a atender às necessidades nutricionais de vocês que seguem uma dieta vegetariana. A razão é que o tempeh contém 20 por cento de proteína que pode substituir a proteína animal. O tempe também é uma fonte vegetal para atender às necessidades de vitamina B12, que muitas vezes também é difícil de encontrar em uma dieta vegetariana. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.