8 maneiras fáceis e eficazes de prevenir a hipertensão

Um em cada quatro adultos tem pressão alta ou hipertensão. A hipertensão costuma ser um gatilho para outras doenças graves, incluindo ataques cardíacos, insuficiência renal, derrames cerebrais e assim por diante. A hipertensão também é classificada como matador silencioso, porque raramente mostra sintomas óbvios. O Ministério da Saúde da Indonésia define a pressão arterial elevada como um aumento do sangue sistólico, superior a 140 mmHg, e da pressão arterial diastólica acima de 90 mmHg. A longo prazo, essa condição corre o risco de causar insuficiência renal, doença coronariana e derrame.

Etapas para prevenir a hipertensão

É bom fazer exames de sangue regularmente, para que você saiba as medidas que devem ser tomadas para prevenir a hipertensão. Sem ter que esperar que a pressão arterial suba, considere as seguintes maneiras de prevenir a pressão alta.

1. Mantenha um peso equilibrado

Indivíduos com excesso de peso têm um risco de pressão alta ou hipertensão até 2 a 6 vezes maior, em comparação com proprietários de peso normal. A prevenção da hipertensão pode ser iniciada mantendo um peso corporal ideal de acordo com a tabela geral de saúde. Acredite ou não, uma pequena perda de peso terá um efeito na prevenção da hipertensão.

2. Pratique exercícios regularmente

Se você pratica esportes, significa que o potencial para hipertensão foi reduzido em 20-50 por cento, em comparação com aqueles que raramente se exercitam. A atividade física é altamente recomendada para manter a saúde geral, incluindo a prevenção da hipertensão. Não há necessidade de correr uma maratona ou fazer exercícios por horas, exercitar-se regularmente todos os dias dentro de 30 minutos realmente ajudará a prevenir a hipertensão de forma significativa. Um exercício leve que você pode fazer é correr.

3. Reduza o consumo de sal

O sal tem uma relação estreita com a hipertensão. O consumo excessivo de sal pode causar hipertensão, pois os níveis de sódio na circulação sanguínea forçam os rins a trabalharem mais intensamente para excretar água. Como resultado, a pressão arterial aumentará porque o desempenho do corpo é forçado. Para prevenir a hipertensão, comece reduzindo o sal na dieta.

4. Seja sábio ao consumir álcool

Acredita-se que o consumo de álcool em excesso causa hipertensão. Para prevenir a hipertensão, recomenda-se ao homem limitar o consumo de bebidas alcoólicas a 2 copos por dia. Enquanto isso, as mulheres são aconselhadas a consumir apenas um copo de álcool por dia.

5. Reduza o estresse

Quanto mais estressado você estiver, maior será sua pressão arterial. A longo prazo, o estresse resultará em um aumento da pressão arterial. Portanto, é aconselhável reduzir o estresse de várias maneiras, incluindo exercícios, relaxamento e outras maneiras de prevenir a hipertensão. [[Artigo relacionado]]

6. Consumir nutrição adequada

Uma dieta saudável é muito necessária na prevenção da hipertensão. Também é bom para pessoas com hipertensão, para que a pressão arterial possa ser controlada. Existem vários nutrientes importantes para prevenir a hipertensão, incluindo:
  • Potássio:

    Frutas, vegetais, leite e peixe são exemplos de alimentos sólidos que contêm potássio, que podem proteger e prevenir a hipertensão.
  • Cálcio:

    O cálcio recomendado para adultos é de 1.000 mg / dia e 1.200 mg / dia para idosos com mais de 50 anos de idade e mulheres grávidas.
  • Magnésio:

    Nozes, vegetais verdes e grãos inteiros são boas fontes de magnésio e são úteis para prevenir a hipertensão.
  • Óleo de peixe:

    Omega-3 é bom para reduzir a pressão arterial elevada e pode ser consumido regularmente para manter uma boa pressão arterial.
  • Alho:

    Vários estudos científicos mostraram uma ligação entre o alho e a redução da pressão alta, além de melhorar o colesterol e as boas propriedades anticâncer.

7. Pare de fumar

Fumar pode aumentar a pressão arterial alguns minutos depois de terminar de fumar. Portanto, parar de fumar pode evitar que sua pressão arterial suba e ajudar a voltar ao normal. Além disso, parar de fumar também pode reduzir o risco de doenças cardíacas, evitar várias doenças e melhorar sua saúde geral.

8. Reduza o consumo de cafeína

O efeito da cafeína na pressão arterial é frequentemente debatido. A cafeína pode aumentar a pressão arterial em até 10 mm HGg em pessoas que raramente a consomem, mas as pessoas que bebem café regularmente podem sentir pouco ou nenhum efeito em sua pressão arterial. Embora os efeitos a longo prazo da cafeína sobre a pressão arterial não sejam claros, é possível que a pressão arterial aumente ligeiramente. Portanto, para evitar que aumente, seria melhor reduzir a ingestão de cafeína. Consulte um médico especialista sobre as suas necessidades nutricionais e não se esqueça de seguir as dicas acima regularmente para prevenir a hipertensão!