Perigos do gelo seco ou gelo seco para a saúde do seu corpo

Você já jogou gelo seco ou gelo seco quando criança? Embora geralmente seguro, gelo seco em grandes quantidades pode ser perigoso se não for armazenado ou usado corretamente. Portanto, você não deve colocar gelo seco descuidadamente em casa. O gelo seco é uma forma sólida de dióxido de carbono com um ponto de congelamento de -75 graus Celsius. Quando derrete, o gelo seco passa por um processo de sublimação que transforma o sólido em gás. Se gelo seco armazenados em salas mal ventiladas ou sem ventilação, as pessoas nessas salas podem inalar grandes quantidades de dióxido de carbono. Relatório dos Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos, esse dióxido de carbono pode substituir o oxigênio no corpo de modo que pode causar uma série de efeitos adversos, que variam de dores de cabeça, confusão, desorientação e morte.

Vários perigos gelo seco o que você precisa estar ciente

A seguir estão alguns dos efeitos prejudiciais que podem ocorrer se você usar ou armazenar gelo seco ao acaso.

1. Queimadura de gelo

O gelo seco é um objeto muito frio, por isso você precisa ter cuidado ao usá-lo. As crianças também não devem brincar descuidadamente com este objeto. O contato excessivo com gelo seco pode congelar a água dentro das células da pele. Como resultado, você pode experimentar queimar gelo ou gelo em chamas. Essa condição pode danificar a estrutura das células da pele e causar constrição dos vasos sanguíneos ao redor da pele. Como consequência, a circulação sanguínea na área afetada queimar gelo tão perturbado que pode piorar a condição que você está experimentando. Queimadura de gelo tem sintomas semelhantes a queimadura de sol (queimadura de sol). Isso ocorre porque a parte afetada da pele pode queimar e mudar de cor para vermelho brilhante, branco ou cinza amarelado. Você também pode sentir vários outros sintomas, como coceira, dormência, dor, lesões, uma sensação de formigamento, até que a pele pareça tensa ou cerosa. você pode experimentar queimar gelo apenas fazendo contato curto com gelo seco. Portanto, é recomendável que você use um dispositivo auxiliar, como pinças ou luvas, ao usar gelo seco. Se quiser resfriar uma bebida com gelo seco, tome cuidado para não colocá-la na boca e na língua, nem engoli-la.

2. Asfixia

O gelo seco é feito de gás dióxido de carbono. Este gás é geralmente inofensivo, mas pode reduzir a quantidade de oxigênio no ar se estiver em uma sala com pouca ventilação e em grandes quantidades. O dióxido de carbono também pode penetrar no chão da sala. Níveis elevados de dióxido de carbono na sala tendem a ser mais prejudiciais para crianças e animais de estimação porque esse grupo tem um metabolismo mais alto e está mais próximo do chão, onde a concentração de dióxido de carbono é mais alta. Nesse contexto, a asfixia ocorre porque o corpo não recebe oxigênio suficiente devido ao aumento dos níveis de dióxido de carbono na sala como consequência do processo de sublimação do gelo seco. A inalação de muito dióxido de carbono pode fazer com que você desmaie e, se persistir por muito tempo, pode causar a morte.

3. Morte

Reportagem da LiveScience, em 2018, uma mulher de 77 anos em Washington DC, Estados Unidos, morreu devido à exposição excessiva ao vapor. gelo seco. A polícia local afirmou que o vapor gelo seco da geladeira para o caminhão de sorvete onde a vítima e seu genro estavam sentados. Essa morte foi provavelmente causada pelo aumento dos níveis de dióxido de carbono no caminhão, fazendo com que a vítima não conseguisse respirar e morresse. Mesmo que a causa seja um acidente, este caso ainda deve servir de lição para que você tenha sempre o cuidado de armazenar gelo seco, principalmente em grandes quantidades. É uma boa ideia armazenar gelo seco em uma área bem ventilada para que o dióxido de carbono não se acumule no ambiente.

4. Potencialmente explosivo

Embora o gelo seco não seja inflamável ou explosivo, o gás dióxido de carbono produzido por seu processo de sublimação pode fornecer pressão. Se o gelo seco for armazenado em um recipiente fechado, existe o risco de o recipiente quebrar ou a tampa do recipiente saltar ao abri-lo. Essas 'bombas' de gelo seco podem fazer um som muito alto e lançar pedaços de recipientes ou gelo seco que podem ser perigosos. Essas explosões podem prejudicar sua audição e ferir-se. Flocos de gelo seco também podem ficar incrustados em sua pele, causando queimaduras pelo frio (Queimadura por frio) interno. Para evitar esse risco, recomendamos que você não armazene gelo seco em garrafas, potes ou caixas térmicas fechadas. [[Artigo relacionado]]

Quando você deve ir ao médico?

A exposição excessiva ao dióxido de carbono pode causar desmaios. Se você ou alguém mais próximo de você tiver essas condições, deve ir imediatamente ao hospital mais próximo para obter tratamento adicional.
  • Partes do corpo expostas gelo seco tornam-se entorpecidos e tornam-se pretos.
  • Grandes bolhas ou feridas abertas aparecem na pele exposta gelo seco.
  • Flocos gelo seco entrar acidentalmente na pele ou na boca.
  • Perda de consciência devido à exposição ao dióxido de carbono produzido gelo seco.
Além disso, é preciso ter cuidado ao usar gelo seco no dia a dia. Evite o contato direto com a pele e use um dispositivo auxiliar se desejar usar gelo seco. Você também precisa mantê-lo fora do alcance das crianças para evitar quaisquer efeitos nocivos. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play