Reconhecendo a catarse, liberação saudável de emoções positivas

Você já fez algo de que gostou, como jogar um jogo ou dar uma caminhada, quando estava estressado? Essa liberação de emoção é conhecida como catarse. De acordo com a teoria psicanalítica, a liberação de emoções está relacionada à necessidade de uma pessoa neutralizar um conflito inconsciente. Em vez de desabafar de maneira prejudicial, a pessoa pode liberar suas emoções de outras maneiras que sejam agradáveis ​​e tendam a ser positivas. Se você acha que os acontecimentos recentes lhe trouxeram muitas emoções e podem explodir, você pode precisar de uma catarse.

O que é catarse?

Catarse vem de um termo grego que descreve a limpeza. A catarse está associada à eliminação de coisas negativas em você, como estresse excessivo, ansiedade, raiva ou medo. O termo catarse foi usado pela primeira vez em um contexto psicológico por Josef Breuer, colega e mentor do professor de teoria psicanalítica Sigmund Freud, que usava a hipnose para fazer as pessoas relembrarem eventos traumáticos que haviam vivido. De acordo com Breuer, quando uma pessoa pode expressar livremente as emoções associadas a um evento traumático, ela experimentará uma catarse ou limpeza. Embora nenhuma pesquisa adicional tenha mostrado a eficácia do conceito de Breuer, há evidências de que expressar sentimentos anteriormente não resolvidos pode ajudar uma pessoa a lidar com uma variedade de condições de saúde mental.

Quais são alguns exemplos de catarse?

A catarse não pode ser realizada apenas durante o período da terapia, mas também fora dele. Aqui estão alguns exemplos de práticas ou atividades catárticas.

1. Esportes

A atividade física ou esporte é uma boa liberação emocional. Além de ajudar o corpo a liberar endorfinas que podem fazer você se sentir melhor, os exercícios também podem torná-lo mais saudável. Assim, você pode obter saúde mental e física. Existem várias opções de esportes que você pode praticar, desde aqueles que exigem equipamentos ou locais especiais, até aqueles que são minimamente caros, como corrida. Fazer pelo menos 30 minutos de exercícios em cinco dias pode até ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade ou depressão. Os benefícios do exercício e de outras atividades físicas para a saúde mental podem durar, se você fizer isso por um longo período de tempo.

2. Toque ou ouça música

A música é conhecida há muito tempo como uma forma de a pessoa liberar suas emoções interiores. A música inclui até uma experiência emocional. Quando você está triste e ouve músicas tristes, pode se sentir melhor depois disso. Esse processo é uma forma de catarse porque os sentimentos de tristeza que você está sentindo podem ser liberados e abrir caminho para sentimentos mais positivos. Um estudo afirma que ouvir música pode ser uma forma eficaz de lidar com o estresse. Ouvir música meditativa específica pode até mesmo acalmar a mente e induzir ao relaxamento. Outros estudos mostraram que ouvir música tem impacto na resposta humana ao estresse, especialmente no sistema nervoso autônomo. Isso significa que as pessoas que ouvem música tendem a se recuperar mais rapidamente do estresse.

3. Acertando o saco

Além dos sentimentos de tristeza e depressão, a limpeza emocional ou a raiva também podem ser catárticas. Uma maneira de fazer isso é liberar a raiva por meio de um saco de pancadas ou saco de pancadas. Um estudo ainda menciona que o boxe pode ajudar alguém que tem problemas de saúde mental. Além de ser capaz de liberar endorfinas, o boxe também pode distraí-lo do estresse e da carga mental que você sente. O boxe não apenas libera a raiva, mas também fornece um meio de liberar a frustração, o estresse e a raiva de uma forma mais positiva.

4. Escreva

A escrita é um exemplo de catarse terapêutica. Na verdade, muitos psicólogos aconselham seus pacientes a manter um diário por esse motivo. De acordo com a pesquisa, além de ser capaz de ajudá-lo a se livrar dos sentimentos negativos, o diário também pode ajudar a melhorar a função cognitiva, reduzir os sintomas de artrite, asma e estimular o sistema imunológico. Você pode manter um diário sobre como se sentiu naquele dia ou escrever um poema para expressar suas emoções por meio de palavras. Se seus sentimentos negativos forem causados ​​por um evento traumático, você pode escrever o incidente em seu diário para liberar suas emoções. Além das coisas acima, exemplos de atividades catárticas podem incluir compartilhar como você se sente com pessoas em quem confia, participar de atividades voluntárias, terapia de foco emocional e assistir filmes. [[artigo relacionado]] Emoções ou sentimentos de tristeza que ficam enterrados por tanto tempo podem, na verdade, ter um impacto negativo. Você pode experimentar estresse ou até depressão. No entanto, também é importante garantir que a liberação de suas emoções interiores seja realizada de maneira apropriada e positiva. A razão é que liberar emoções por meio de coisas negativas corre o risco de deixar outros efeitos negativos no futuro. Se você sentir que as emoções ou o estresse que está sentindo não estão indo embora com algumas das catarse acima, consulte imediatamente um psicólogo para obter o tratamento adequado.