Quitosana como medicamento fitoterápico, afirma perder peso e colesterol

A quitosana é um medicamento à base de plantas formulado a partir do exoesqueleto de animais marinhos. Ou seja, a quitosana é feita a partir da quitina e processada quimicamente para que possa ser consumida como medicamento. Não apenas de esqueletos de animais como camarão, lagosta, caranguejo e até mesmo lula preta também podem ser uma fonte de quitosana. Quando é processado em medicamentos fitoterápicos, suas propriedades são bastante diversas. Começando com a superação da obesidade, colesterol alto, pressão alta, até a doença de Crohn. O consumo depende do estado de saúde de cada pessoa, mas a dosagem e o método não devem ser arbitrários.

Benefícios da quitosana

Na indústria farmacêutica, a quitosana também é usada no processo de fabricação de medicamentos. Quando há uma substância quitosana incluída, certos tipos de drogas são mais solúveis. Na verdade, a quitosana também pode disfarçar o sabor amargo da droga. Mas é claro que não só isso, o mais importante são os benefícios da quitosana para a saúde, como:
  • Pressão alta

Pessoas com pressão alta ou hipertensão podem substituir o consumo de sal de cozinha pela quitosana. De acordo com vários estudos, o sal de mesa que contém quitosana pode reduzir a pressão arterial de uma pessoa.
  • Recuperação pós-operatória

Vários outros estudos também mencionam que o gel de quitosana pode prevenir a formação de tecido cicatricial após uma pessoa ser submetida a um procedimento cirúrgico. No entanto, o gel de quitosana não pode reduzir a infecção ou o potencial de inflamação.
  • Superando a doença de Crohn

Embora ainda exija mais pesquisas, também há alegações de que a quitosana pode superar a doença de Crohn. A sugestão é combinar quitosana e ácido ascórbico e tomar por via oral.
  • Superando problemas dentários

Para questões dentais, chicletes ou gargarejos com drogas anti-sépticas contendo quitosana reduzem o número de bactérias que causam cáries. Além disso, também há alegações de que o enxaguatório bucal com quitosana pode prevenir a formação de placa bacteriana nos dentes. No entanto, pesquisas relacionadas a isso ainda precisam ser desenvolvidas.
  • Reduzindo o colesterol alto

Uma das coisas que torna a quitosana popular é a alegação de que ela pode reduzir o colesterol, especialmente o colesterol ruim ou LDL. Além disso, algumas combinações de produtos que contêm a substância quitosana também podem reduzir os níveis de colesterol em pessoas obesas com problemas de colesterol.
  • Perder peso

Ambos ainda precisam de mais pesquisas. Diz-se que a quitosana pode ajudar a perder peso. Claro, deve ser equilibrado com uma dieta de baixa caloria. Se não for acompanhada por uma redução na ingestão de calorias, o peso não será afetado. [[Artigo relacionado]]

Efeitos colaterais da quitosana

O uso de quitosana para fins médicos deve, evidentemente, ser acompanhado por uma consulta com um médico para saber exatamente quantas doses são necessárias. Caso contrário, efeitos colaterais como:
  • Desconforto digestivo
  • Prisão de ventre
  • Inchado
  • Irritação na pele
Os tipos de efeitos colaterais do uso da quitosana como medicamento fitoterápico variam de acordo com cada indivíduo e também como ela é usada. Em geral, a quitosana é considerada segura para consumo a curto prazo. No entanto, para mulheres grávidas e lactantes, não há garantia de que o consumo de quitosana como medicamento fitoterápico seja seguro para uso. Por segurança, mulheres grávidas e lactantes devem evitar o consumo de quitosana. Além disso, existe o potencial de reações alérgicas porque a quitosana é processada a partir do exoesqueleto de animais marinhos. Dependendo da resposta do corpo de cada pessoa, alguns são alérgicos à quitosana, outros são alérgicos apenas à carne de animais marinhos. [[artigos relacionados]] Portanto, antes de consumir quitosana na forma de medicamento fitoterápico, primeiro saiba qual é a dose certa e como usá-la. Se ocorrerem alergias, você deve evitar o uso de quitosana.