8 causas de ossos porosos que podem ser experimentados em todas as idades

Talvez você esteja familiarizado com o termo ossos porosos ou osteoporose. Muitas pessoas pensam que essa condição só é vivenciada por idosos. Na verdade, os ossos porosos podem atacar qualquer pessoa, inclusive os jovens. Essa condição ocorre quando a densidade óssea diminui, tornando-se poroso e quebradiço. Pessoas com ossos porosos apresentam alto risco de fraturas ou fraturas, especialmente quando realizam atividades rotineiras, como ficar em pé e caminhar. Então, qual é a causa?

Causas de ossos porosos

A osteoporose faz com que pequenos orifícios nos ossos que parecem favos de mel aumentem. Além disso, a parte externa do osso também se torna mais fraca e fina, resultando em perda óssea. Os fatores que podem causar perda óssea incluem:

1. Idade

A idade é o principal fator que causa a osteoporose. Idade acima de 50 anos tem maior risco. Em idosos, a osteoporose ocorre devido à diminuição da absorção de vitamina D, fatores de consumo de drogas e comorbidades.

2. Desequilíbrio hormonal

A causa mais comum de perda óssea é a falta do hormônio feminino estrogênio. Após a menopausa, as mulheres experimentam um rápido declínio no estrogênio, levando a uma maior perda óssea. Além disso, as mulheres jovens que param de menstruar também apresentam níveis reduzidos do hormônio estrogênio, que pode desencadear essa condição. Enquanto nos homens, a falta do hormônio testosterona pode causar perda óssea. Porque o corpo masculino converte a testosterona em estrogênio que preserva os ossos. Além disso, um desequilíbrio em vários outros hormônios, como o hormônio da paratireóide e o hormônio do crescimento, que regula a forma como os ossos usam o cálcio, também pode tornar os ossos mais fracos e quebradiços.

3. Falta de nutrição

O cálcio no sangue é necessário para muitos órgãos do corpo, incluindo o coração, músculos e nervos. Quando os órgãos do corpo precisam de cálcio, eles o obtêm da fonte das reservas minerais, ou seja, dos ossos. Se você não ingerir cálcio suficiente enquanto continua a retirá-lo dos ossos, eles se tornarão frágeis e finos com o tempo. Além disso, a falta de vitamina D também pode aumentar a probabilidade de perda óssea. Porque essas vitaminas podem ajudar o corpo a absorver e usar o cálcio de maneira adequada. Por outro lado, magnésio, fósforo, vitamina K e vitamina B12 também são úteis para manter a saúde óssea, para que você não tenha falta desses nutrientes.

4. Baixa atividade física

Praticar pouca atividade física também pode causar perda óssea. Porque quanto menos usados, os ossos ficarão mais fracos e mais propensos a fraturas. Para pessoas que se deslocam por longas distâncias ou têm condições como paralisia ou distrofia muscular, a perda óssea pode ocorrer rapidamente.

5. Fumar

Fumantes apresentam menor densidade óssea e maior risco de fraturas do que os não fumantes. Estudos sobre tabagismo e saúde óssea descobriram outros efeitos terríveis, que vão desde os efeitos tóxicos diretos da nicotina nas células ósseas até o bloqueio da capacidade do corpo de usar estrogênio, cálcio e vitamina D.

6. Beber muito álcool

Beber muito álcool pode inibir a remodelação óssea (o processo de substituição do tecido ósseo velho por um novo) e aumentar a perda de cálcio. Ambos podem fazer com que os ossos se tornem quebradiços e porosos. Além disso, a embriaguez também pode aumentar o risco de queda, o que pode causar fraturas ósseas.

7. Tomando certas drogas

Tomar certos medicamentos pode causar perda óssea e aumentar o risco de fratura. Os medicamentos mais comuns são os corticosteroides usados ​​para tratar asma, artrite reumatóide, psoríase, colite e outras condições. Além disso, os medicamentos anticonvulsivantes também estão associados à perda óssea.

8. Condições médicas

Uma série de condições médicas também pode causar perda óssea, variando de doenças genéticas, como fibrose cística, doenças digestivas, a tumores que se infiltram nos ossos, chamados de mieloma múltiplo. Além disso, a excreção anormal de cálcio também contribui para a perda óssea. O cálcio excretado na urina pode fazer com que os ossos se tornem deficientes neste mineral. [[Artigo relacionado]]

Fatores que aumentam o risco de perda óssea

Existem vários hormônios no corpo que podem afetar a perda óssea. Se você tiver uma anormalidade nas glândulas produtoras de hormônio, pode ter um risco maior de desenvolver osteoporose. Os distúrbios hormonais que podem desencadear a osteoporose incluem:
  • Glândula tireóide hiperativa
  • Doenças da glândula adrenal, como a síndrome de Cushing
  • Quantidade reduzida de hormônios sexuais (estrogênio e testosterona)
  • Distúrbios da glândula pituitária
  • Hiperatividade das glândulas paratireoides
Outros fatores que podem aumentar o risco de osteoporose e fraturas incluem:
  • História familiar de osteoporose
  • História parental de fratura de quadril
  • Índice de massa corporal menor que o padrão
  • Uso prolongado de comprimidos de esteróides em altas doses
  • Tem um distúrbio alimentar, como anorexia ou bulimia
  • Beber pesado e fumar
  • Artrite reumatoide
  • Problemas de má absorção, como na doença celíaca e na doença de Crohn
  • Alguns medicamentos usados ​​para tratar o câncer de mama e de próstata afetam os níveis hormonais
  • Ficar inativo por muito tempo, como descansar na cama por muito tempo

Como prevenir a perda óssea

O osso é uma estrutura que funciona para apoiar e proteger os órgãos do corpo de impactos e locais onde os músculos estão fixados, de modo que os músculos possam ser movidos conectando os ossos uns aos outros. Portanto, os ossos são o principal suporte do corpo quando você realiza suas atividades diárias. É importante sempre se certificar de que os alimentos que você consome diariamente são suficientes para seus ossos. Escolha alimentos ricos em cálcio e vitamina D para manter os ossos fortes e não facilmente porosos. O cálcio pode ser obtido do espinafre, soja, queijo e peixes, enquanto a vitamina D pode ser obtida do sol da manhã e peixes gordurosos.

Nota Q saudável

Na prevenção da perda óssea, isso está intimamente relacionado a um estilo de vida saudável. Em vez disso, faça exercícios regularmente, controle a ingestão de cálcio e vitamina D, pare de fumar e limite o consumo de álcool. Além disso, converse com seu médico se você estiver preocupado com a perda óssea, se estiver tomando certos medicamentos ou se tiver uma condição médica que possa desencadear isso.