Corpo machucado por cansaço, mito ou fato?

Algumas pessoas costumam se surpreender com hematomas que aparecem repentinamente após atividades como esportes. O aparecimento de hematomas no corpo está então associado ao estado de cansaço do corpo. Então, é verdade que o corpo está machucado de exaustão?

Corpo machucado de exaustão, mito ou fato?

Praticar exercícios físicos em excesso pode causar hematomas. No entanto, os hematomas em si não aparecem porque seu corpo está cansado, mas por causa de uma lesão no corpo durante ou após o exercício. Alguns dos gatilhos para hematomas causados ​​por hiperatividade incluem:
  • Entorse
  • Luxação
  • Ruptura de tendão
  • Inchaço muscular
  • Fratura
Portanto, o ditado de que o corpo está machucado devido à fadiga não é totalmente verdadeiro. Além de lesões, há muitas outras condições que podem causar hematomas no corpo.

Causas de hematomas, exceto ferimentos

Os hematomas tendem a aparecer mais facilmente com a idade. Isso acontece porque a camada da pele fica mais fina a cada dia, assim como os vasos sanguíneos também ficam mais fracos. Existem várias condições que causam o aparecimento de hematomas, desde o estilo de vida até problemas de saúde no corpo. Aqui estão algumas das causas mais comuns de hematomas, além de ferimentos:

1. Efeito do tratamento

Medicamentos para diluir o sangue, como varfarina, heparina, rivaroxabana, dabigatrana, apixabana e aspirina, podem causar hematomas. Além disso, problemas semelhantes também podem surgir ao tomar medicamentos fitoterápicos (ginseng, ginkgo biloba) e antidepressivos. Se notar hematomas no corpo após tomar estes medicamentos, consulte o seu médico imediatamente. Pergunte sobre os riscos que podem surgir se você continuar o tratamento.

2. Problemas com o fígado

O aparecimento de hematomas no corpo pode ser um sinal de doença hepática, uma das quais é cirrose. Essa condição é causada por maus hábitos de consumo de bebidas alcoólicas em excesso. Conforme a doença progride, seu fígado pode parar de produzir proteínas que ajudam a coagular o sangue. Como resultado, o sangramento que você experimenta é difícil de parar. Além disso, hematomas aparecerão facilmente em seu corpo. Para superar essa doença, é preciso parar com o hábito de consumir bebidas alcoólicas em excesso. Além disso, o atendimento médico de um médico também é necessário para tratar doenças hepáticas.

3. Distúrbios hemorrágicos

Distúrbios hemorrágicos causados ​​por doenças como von Willebrand e hemofilia fazem com que o processo de coagulação do sangue seja bloqueado. Além de ser capaz de causar sangramento intenso que tem o potencial de ameaçar a vida do paciente, os que sofrem das duas doenças também costumam apresentar sintomas de hematomas no corpo.

4. Deficiência de vitamina

A falta de vitaminas pode desencadear o aparecimento de hematomas no corpo. Por exemplo, você corre o risco de desenvolver escorbuto quando não ingere vitamina C. O próprio escorbuto causa uma variedade de sintomas, incluindo sangramento nas gengivas, feridas que não cicatrizam e hematomas. Além disso, a falta de vitamina K também pode causar hematomas. Esse problema geralmente pode ser superado com o consumo de alimentos ou suplementos vitamínicos de que seu corpo necessita. Se o problema persistir mesmo depois de tomar os suplementos de que seu corpo precisa, é provável que você tenha outros problemas, como distúrbios metabólicos ou gastrointestinais, que dificultam a absorção de nutrientes pelo corpo.

5. Vasculite

Causada pela inflamação dos vasos sanguíneos, a vasculite pode causar sintomas de hematomas no corpo. Além de hematomas, alguns dos sintomas de vasculite incluem:
  • Sangramento forte
  • Difícil de respirar
  • Entorpecido
  • Ferver
  • Inchaços na pele
  • Manchas roxas na pele
O tratamento da vasculite depende de sua gravidade. No entanto, sabe-se que tomar medicação esteróide ajuda com os sintomas.

6. Púrpura senil

Geralmente acomete idosos com mais de 50 anos, esta doença desencadeia o aparecimento de hematomas vermelho-arroxeados na pele. Para superar essa condição, é aconselhável proteger a pele da exposição ao sol. Além disso, você deve evitar que seu corpo se machuque para que os hematomas que aparecem não piorem. Não há cura para esta doença. Os médicos geralmente recomendam que o paciente adote um estilo de vida saudável para reduzir os hematomas.

7. Câncer

Os cânceres que atacam o sangue e a medula espinhal, como a leucemia, podem causar hematomas. A quimioterapia e a cirurgia feitas o mais cedo possível podem tratar o câncer em seu corpo.

Os hematomas podem ser evitados?

Hematomas que aparecem como sintoma de doenças crônicas são difíceis de prevenir. No entanto, há várias coisas que você pode fazer para evitar pequenos hematomas. Existem várias maneiras de evitar hematomas, incluindo:
  • Certifique-se de que a casa tenha boa iluminação para reduzir o risco de se ferir
  • Organize os cabos em sua casa para reduzir o risco de ferimentos causados ​​por tropeções e quedas
  • Descubra os efeitos dos medicamentos que está tomando
  • Verifique sua visão para evitar ferimentos de queda
  • Tenha cuidado ao brincar, fazer exercícios ou dirigir
  • Uso de almofadas de proteção em certas partes do corpo para reduzir o risco de lesões
[[Artigo relacionado]]

O que fazer se o corpo fica frequentemente machucado

Você não consegue se livrar dele completamente, hematomas no corpo desaparecem por conta própria com o tempo. Mesmo assim, há uma série de coisas que você pode fazer para aliviar os hematomas, incluindo:
  • Comprima a pele machucada com um pano cheio de cubos de gelo por 15 minutos, repita várias vezes
  • Descanse a parte do corpo onde aparece o hematoma
  • Se possível, eleve a parte do corpo machucada acima do coração para evitar que o sangue se acumule
  • Tome analgésicos. Evite medicamentos para diluir o sangue porque podem aumentar potencialmente o sangramento.
  • Use mangas compridas ou calças compridas para proteger a parte machucada de seu corpo
Se os hematomas piorarem ou não desaparecer por muito tempo, converse com seu médico imediatamente. Para discutir mais a fundo o corpo machucado de exaustão, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .