Talvez o termo uremia ainda soe estranho aos seus ouvidos. A uremia é uma condição médica séria que ocorre quando a uréia se acumula no sangue. Em circunstâncias normais, a ureia (resíduos) será filtrada pelos rins.
No entanto, quando os rins não conseguem filtrar os resíduos adequadamente, eles podem entrar na corrente sanguínea. Essa condição causa vários sintomas de doença renal crônica e insuficiência renal. Então, quais são os sintomas?
Sintomas de uremia a serem observados
No início da doença renal crônica, você pode não notar nenhum sintoma. No entanto, quando seus rins estão danificados, pode ocorrer uremia. No sangue de pacientes urêmicos, há proteínas,
creatina , e várias outras substâncias.
Essas contaminações podem afetar quase todos os sistemas do corpo, tornando-os muito perigosos. Se não for tratada, essa condição pode ser fatal. Os sintomas de uremia que podem ocorrer, a saber:
- Fadiga extrema
- Cãibras nas pernas
- Diminuição ou mesmo perda de apetite
- Dor de cabeça
- Enjoativo
- Jogar fora
- Difícil de se concentrar
- Sensação de formigamento, dormência ou ardor, especialmente nas mãos e pés
- Pele seca e com coceira
- Urinando com mais frequência
- Inchaço, especialmente ao redor dos pés e tornozelos
- Pressão alta
- Difícil de respirar
Você precisa saber que os sintomas que ocorrem podem variar entre os indivíduos. Além disso, as mudanças também podem aparecer na forma de condições que parecem estar melhorando, mas depois pioram novamente. Portanto, se você suspeitar que tem doença renal ou uremia, consulte imediatamente um médico.
Perigo de complicações de uremia
Se não for tratada imediatamente, a uremia pode levar a complicações graves, como insuficiência renal e até morte. As complicações da uremia que podem ocorrer incluem:
- Convulsões
- Perda de consciência
- Ataque cardíaco
- Problemas cardiovasculares
- Coceira intensa devido ao desequilíbrio mineral
- Amiloidose (dor e rigidez nas articulações)
- Depressão
A uremia não tratada também pode causar danos a outros órgãos, levando à insuficiência hepática ou cardíaca. É importante consultar seu médico sobre quaisquer complicações que possa ocorrer. Seguir o plano de tratamento definido pelo médico pode ajudar a reduzir ou até eliminar algumas das complicações que ocorrem. [[Artigo relacionado]]
Como tratar a uremiaExistem dois tipos de diálise, a saber:
O processo de diálise para hemodiálise utiliza uma máquina que funcionará como um "rim artificial" para filtrar o sangue. Existem duas mangueiras separadas pela máquina de filtro. O sangue fluirá através do primeiro tubo para a máquina de filtro para limpeza. Após a limpeza, o segundo tubo o enviará de volta ao seu corpo. Este processo pode demorar várias horas e a maioria dos doentes necessita deste tratamento pelo menos 3 vezes por semana. Na diálise peritoneal, a lavagem do sangue é feita inserindo um tubo de cateter na cavidade abdominal na área ao redor do umbigo. Este cateter é conectado a uma bolsa cheia de fluido de dialisante que é usada para lavar o sangue do paciente. Esse tratamento pode ser feito em casa aproximadamente quatro vezes ao dia durante 30 minutos. Alguns pacientes também podem precisar de um transplante de rim (transplante de rim). Este procedimento é outro tratamento possível se você tiver insuficiência renal em estágio terminal. Em um transplante de rim, o rim danificado é substituído por um rim saudável. Você também receberá medicamentos para evitar que o corpo rejeite o rim do doador. No entanto, o custo de um transplante de rim é muito alto. Previne uremia
Como a uremia é causada por doença renal grave, você pode tentar preveni-la tomando medidas para prevenir a doença renal o mais cedo possível.Você deve controlar bem o açúcar no sangue e a pressão arterial, manter um coração saudável, evitar fumar, manter uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente, beber água regularmente e manter um peso corporal ideal.
Enquanto isso, se você já tem insuficiência renal, a melhor maneira de prevenir a uremia é submeter-se a um tratamento dialítico regular. Isso ajudará a filtrar bem os resíduos do sangue.
Além disso, você também deve evitar alimentos ricos em sódio, fósforo e potássio. Comer certos alimentos e praticar exercícios recomendados pelo médico pode ajudar a prevenir a uremia. Então, vamos começar a viver uma vida saudável! [[Artigo relacionado]]