O inchaço do baço pode ser perigoso, aqui estão os sintomas

O baço está localizado logo abaixo da costela esquerda. Esse órgão funciona para filtrar os glóbulos vermelhos que não podem funcionar adequadamente, estimula a formação de anticorpos e ajuda o corpo a combater infecções. O baço é geralmente do tamanho de um punho. No entanto, esse órgão pode apresentar inchaço, conhecido como esplenomegalia. A esplenomegalia ou inchaço do baço é uma condição que ocorre quando o baço está aumentado, mesmo muitas vezes seu tamanho normal. O inchaço do baço geralmente é caracterizado por dor ou desconforto na parte superior esquerda do abdômen, e essa condição não deve ser ignorada, pois pode ser um sinal de uma doença grave.

Sintomas de inchaço do baço

Algumas pessoas que apresentam esplenomegalia geralmente não sentem nenhum sintoma. Essa condição só foi descoberta durante um exame físico. No entanto, também podem ser sentidos sintomas de inchaço do baço. Aqui estão alguns sintomas possíveis que podem aparecer:

1. Dor ou desconforto no abdômen superior esquerdo

Essa dor é um sintoma comum de baço dilatado. A dor no abdome superior esquerdo pode se espalhar para as costas, omoplata e ombro esquerdo, o que faz você se sentir muito desconfortável.

2. Sinta-se satisfeito com mais facilidade

Você também pode se sentir satisfeito facilmente, mesmo se não comer ou comer muito pouco. Isso ocorre porque o baço dilatado exerce pressão sobre o estômago.

3. Anemia ou falta de sangue

A anemia ocorre quando um baço inchado remove muitos glóbulos vermelhos do sangue. Isso pode fazer com que você se sinta fraco, com dor de cabeça, frequentemente com sono, pele pálida, batimento cardíaco irregular, falta de ar e mãos e pés frios.

4. Fácil de obter doenças infecciosas

É possível que o baço não seja capaz de produzir glóbulos brancos suficientes devido ao seu inchaço. Essa condição pode torná-lo mais suscetível a infecções.

5. Fácil de sangrar

Não só importante para os glóbulos brancos e vermelhos, o baço também pode manter a saúde das plaquetas, que funcionam para ajudar no processo de coagulação do sangue. Quando o baço está dilatado, os coágulos sanguíneos podem ser afetados, fazendo com que você sangre com mais facilidade.

6. Não consigo filtrar bem o sangue

Se o baço começar a pressionar outros órgãos, a condição pode afetar o fluxo sanguíneo para o baço. Isso pode fazer com que o baço não filtre o sangue adequadamente. Quando você é magro, pode sentir o baço dilatado através da pele ao tocá-lo. Se você está preocupado com o baço inchado, consulte imediatamente um médico. [[Artigo relacionado]]

Causas de inchaço do baço

Uma série de infecções e doenças podem causar inchaço do baço. Essa condição pode ser temporária ou de longa duração. Aqui estão algumas causas possíveis para o inchaço do baço:
  • Infecções virais, como mononucleose, são a causa mais comum de esplenomegalia
  • Infecções bacterianas, como sífilis ou endocardite (infecção do revestimento interno do coração)
  • Infecções parasitárias, como malária ou toxoplasmose
  • Cirrose, fibrose cística e outras doenças que afetam o fígado
  • Vários tipos de anemia hemolítica são caracterizados pela destruição prematura dos glóbulos vermelhos
  • Câncer de sangue, como leucemia e linfoma
  • Distúrbios metabólicos, como doença de Gaucher e doença de Niemann-Pick.
  • Pressão nas veias do baço ou fígado
  • Tumores no baço ou outros órgãos que se espalharam para o baço
  • Doenças inflamatórias, como lúpus ou artrite reumatóide
  • Anemia falciforme.
O inchaço do baço pode ocorrer em qualquer pessoa e em qualquer idade. Portanto, se você tiver as condições acima, consulte imediatamente este problema com seu médico.

Tratamento de inchaço do baço

O inchaço do baço não tratado pode causar infecção e ruptura do baço. Quando o baço se rompe, pode causar sangramento com risco de vida para a cavidade abdominal. O inchaço do baço é tratado com base na causa subjacente. Por exemplo, se a esplenomegalia for causada por uma infecção viral, seu médico prescreverá antibióticos para tratar a doença. Além disso, atividades que podem aumentar o risco de ruptura esplênica devem ser evitadas. Enquanto isso, em casos graves, o médico pode sugerir a remoção do baço (esplenectomia). Você não precisa desanimar porque é possível levar uma vida normal após a remoção do baço por meio de vacinas e medicamentos. Além disso, certifique-se de fazer exames de saúde regulares.

Qual é a diferença entre baço e fígado?

O baço e o fígado são dois órgãos diferentes que desempenham papéis importantes no corpo. O baço desempenha um papel na detecção de microorganismos causadores de doenças e na criação de anticorpos para combater infecções. Enquanto isso, o fígado desempenha um papel no processamento de proteínas, liberando toxinas no sangue e ajudando o sistema imunológico a combater infecções. Se esses dois órgãos forem perturbados, as funções do corpo serão perturbadas com mais facilidade. Uma das doenças do fígado e do baço que deve ser observada é a hepatoesplenomegalia.