Cistos de ateroma são frequentemente considerados furúnculos, aqui está a diferença

Há momentos em que alguém de repente encontra um caroço sob a superfície da pele. Além de úlceras, pode ser um cisto de ateroma formado devido ao bloqueio de uma glândula sebácea ou sebácea. Idealmente, as glândulas sebáceas produzem sebo. Este é um óleo que pode cobrir a pele e os cabelos. No entanto, certos eventos, como fatores genéticos, trauma pós-operatório, danos às glândulas sebáceas podem causar bloqueios. [[Artigo relacionado]]

Distinguir cistos de ateroma de furúnculos

Naturalmente, se houver dificuldade em distinguir se um nódulo em uma determinada parte do corpo é um cisto de ateroma ou uma úlcera. Ambos são caroços sob a pele. Uma coisa que distingue um cisto de ateroma de um furúnculo é a presença de uma infecção bacteriana ou fúngica no furúnculo. Quando exposto ao contato direto, não é impossível que furúnculos possam ser contagiosos ou se espalhar para outras partes do corpo. Por outro lado, os cistos de ateroma não são contagiosos. Mesmo quando uma pessoa tem um cisto de ateroma, os sintomas podem não ser dolorosos. Enquanto isso, os furúnculos são dolorosos e se desenvolvem muito rapidamente. Com base na causa, não há um gatilho definido para a ocorrência de cistos de ateroma. Geralmente, os cistos de ateroma são vivenciados por uma pessoa após experimentar um trauma nas glândulas sebáceas. Enquanto os furúnculos ocorrem porque há uma infecção bacteriana Staphylococcus aureus que é uma flora normal da pele e do nariz. Quando a pele é ferida, essas bactérias podem entrar e causar infecção. Furúnculos são a resposta imunológica do corpo para erradicar essas bactérias.

Sintomas de cisto de ateroma

Os cistos de ateroma podem aparecer em qualquer parte do corpo, exceto nas palmas das mãos e pés, na forma de caroços. As partes do corpo que apresentam cistos de ateroma com mais frequência são o rosto, o pescoço, as costas ou o couro cabeludo. Alguns dos sintomas de um cisto de ateroma são:
  • Saliências aparecem sob a pele
  • O caroço não dói
  • Dor quando ocorre inflamação
  • A área da pele que apresenta um cisto de ateroma apresenta uma cor agressiva
  • O líquido que sai do cisto de ateroma é branco ou cinza
Basicamente, os cistos de ateroma são inofensivos. O aumento do cisto de ateroma também ocorre lentamente e não é fatal. Os sintomas acima só serão sentidos após algumas semanas. Os cistos de ateroma são considerados perigosos se tiverem mais de 5 cm de diâmetro, crescerem novamente após a remoção ou cirurgia ou quando houver uma infecção, como secreção de pus, vermelhidão ou dor excessiva.

Causas de cistos de ateroma

Qualquer coisa que esteja bloqueada no corpo certamente causará problemas, inclusive quando as glândulas sebáceas da pele estão danificadas ou bloqueadas. Freqüentemente, isso acontece porque há trauma na área. O gatilho para o trauma das glândulas sebáceas da pele pode ser devido a acne, feridas pós-operatórias, arranhões e muitos outros gatilhos. Outras causas de cistos de ateroma incluem:
  • Condições genéticas como Síndrome de Gardner ou síndrome do nevo basocelular
  • Dano celular pós-operatório
  • Glândulas bloqueadas ou danificadas

Como tratar cistos de ateroma

Quando um cisto de ateroma é muito incômodo, você deve consultar um médico imediatamente. Nunca tente pressionar ou remover um cisto de ateroma porque pode causar complicações e até infecções. O procedimento para tratar cistos de ateroma começa com anestesia local para que o sofredor não sinta nada. Em seguida, um procedimento anti-séptico é realizado para prevenir a infecção. Em seguida, o médico cortará a pele com um cisto de ateroma e removerá o cisto. O médico verificará se o interior onde o cisto de ateroma está localizado está completamente limpo durante o procedimento. Isso é importante porque, se ainda houver vestígios do cisto de ateroma anterior, não é impossível que o nódulo volte a crescer no futuro. A cirurgia para remover o cisto de ateroma deixará apenas uma pequena incisão. Na verdade, não há necessidade de tratamento pós-operatório especial para esse menor. O processo de recuperação levará cerca de um mês. É importante garantir que, ao detectar um cisto de ateroma em determinada parte do corpo, mantenha sempre a área limpa. Se aparecerem cistos de ateroma na face, você deve evitar o uso de produtos cosméticos por um tempo. Quando houver uma infecção, comprima com água morna para aliviar a dor e depois consulte um médico para antibióticos.