Não coloque próteses sem tirar a raiz dos dentes, esse é o perigo

Os dentes que foram danificados por muito tempo e não foram tratados, muitas vezes deixam a raiz do dente ainda incrustada. À primeira vista, isso faz com que a área do dente pareça desdentada e interfere na estética. Então, muitas pessoas querem cobri-lo com dentaduras. Infelizmente, não é incomum que isso seja feito sem a remoção da raiz remanescente do dente. Instalar dentaduras sem extrair as raízes dos dentes não é recomendado. Porque esta etapa pode representar uma variedade de riscos adversos à sua saúde bucal e dentária.

A razão para instalar dentaduras sem extrair as raízes dos dentes não é recomendada

Quando temos cáries, é um sinal de que muitas bactérias estão se alimentando da superfície dos dentes. Se não for controlada, a bactéria continuará a funcionar e, eventualmente, não haverá mais coroa. Finalmente, apenas a raiz ainda está presa na gengiva. É preciso lembrar que a perda de coroas não significa que você está desdentado e é o sinal verde para poder instalar imediatamente uma prótese. A raiz restante do dente deve ser extraída antes que você possa cobrir a gengiva com dentaduras. Instalar próteses dentárias sem extrair as raízes dos dentes pode causar diversos distúrbios na cavidade oral, a saber:

1. Infecção

As raízes remanescentes dos dentes que não são extraídas podem ser uma fonte de infecção na cavidade oral. Porque, embora não seja muito visível, a raiz do dente ainda pode ser um local de concentração de bactérias que podem posteriormente fazer a gengiva inchar, pus e sangrar facilmente. As raízes dos dentes que não são cobertos apenas por dentaduras podem desencadear infecções, especialmente aqueles cobertos por dentaduras. As raízes são deixadas intocadas por agentes de limpeza, saliva e outros fluidos de limpeza que podem ajudar a se livrar das bactérias. Como resultado, as bactérias se acumulam e desencadeiam vários distúrbios em sua cavidade oral.

2. As dentaduras não se encaixam corretamente quando usadas

Boas dentaduras são aquelas que podem ser usadas confortavelmente e podem substituir a função de dentes perdidos de forma adequada. As dentaduras, tanto removíveis quanto permanentes, é claro, não conseguirão aderir adequadamente à gengiva se ainda houver dentes de raiz presos por baixo. Dentaduras que não cabem, mas são forçadas a usar, podem causar efeitos colaterais generalizados. Por exemplo:
  • Os dentes opostos ou que estão na direção oposta à dentadura recebem pressão excessiva, fazendo com que os dentes que antes eram saudáveis ​​tornem-se doloridos.
  • Causa dor na mandíbula, especialmente ao mastigar
  • Provoca feridas na gengiva, língua, céu da boca ou cantos dos lábios
  • Faz você experimentar sapinhos constantemente
  • O perfil do rosto mudou, parece que parece plano.
  • Problemas digestivos devido à capacidade de mastigação prejudicada

3. Mau hálito

Instalar dentaduras sem extrair as raízes dos dentes é uma prática não esterilizada. As bactérias que se acumulam nas raízes dos dentes, além de serem capazes de desencadear infecções, também podem causar forte mau hálito, principalmente se as raízes dos dentes apodrecerem por ficarem constantemente recobertas por dentaduras.

Quais são as etapas corretas para instalar dentaduras?

Para que as próteses que você utiliza possam proporcionar o máximo de benefícios, essas ferramentas devem ser instaladas corretamente no dentista. Antes de instalar as dentaduras, o dentista examinará o estado geral da sua cavidade oral. Se ainda houver uma raiz de dente remanescente, a raiz será extraída primeiro. Dentes com cáries, especialmente aqueles que serão usados ​​como dentaduras, também serão obturados primeiro. Após a limpeza do estado da cavidade oral, o médico iniciará o processo de instalação da prótese, seguindo as seguintes etapas:

• Fornecer uma carta de referência para um raio-x da mandíbula

Radiografias precisam ser feitas para ver o arranjo geral dos dentes e mandíbulas, bem como para se certificar de que não há mais raízes remanescentes dos dentes que ainda estão incrustadas. Os raios-x geralmente são feitos é um raio-x panorâmico.

• Impressão de dentes

Depois de confirmar que não há mais problemas nos dentes ou na mandíbula, o médico fará uma impressão dos dentes da mandíbula superior e inferior. As impressões dentais são feitas para que o médico possa ver mais claramente a estrutura da disposição dos dentes e traçar um plano de tratamento que melhor se adapte à condição de seus dentes.

• Confecção de próteses em laboratório

As impressões dentais juntamente com um plano de tratamento em forma de desenho, materiais selecionados, à cor dos dentes que foram combinados com os dentes adjacentes, são então enviados ao laboratório para a confecção de próteses. Esse processo geralmente leva uma semana. Portanto, após o processo de moldagem dentária, o paciente geralmente será solicitado a voltar uma semana depois.

• Adaptação de dentadura

O dente acabado é feito em laboratório de acordo com o molde, depois será enviado de volta ao dentista. O médico fará então uma instalação direta na sua cavidade oral. Se as dentaduras se ajustarem e forem confortáveis, você pode ir para casa com esses dentes. No entanto, se não encaixar, como se houver algo preso nele, se for muito solto ou muito estreito, o médico fará ajustes até que você se sinta confortável. Lembre-se de que a dentadura terá uma sensação estranha na primeira vez que for colocada na boca. Compreensivelmente, dentaduras são objetos estranhos que não existiam antes, então levará algum tempo para se acostumar com elas.

• Ao controle

Depois que as dentaduras foram colocadas com sucesso, o médico normalmente solicitará um acompanhamento uma semana depois para verificar seu conforto e potencial para causar danos ao tecido circundante. [[artigos relacionados]] O processo de instalação de dentaduras no dentista pode parecer lento para algumas pessoas porque elas precisam primeiro fazer um exame. Porém, tudo isso é feito para que as próteses utilizadas sejam confortáveis, duráveis ​​e não agridam os tecidos da cavidade oral. Não deixe que as dentaduras instaladas se tornem realmente uma fonte de doenças na sua boca.