Atenção! Aftas em crianças podem ser o resultado desta doença

Sprue em crianças é um problema bucal comum. As aftas podem ser encontradas desde a infância. Crianças na faixa etária de brincar (grupo de brincadeira) são mais suscetíveis ao aftas devido à propagação da infecção pelo ar e fluidos corporais. A úlcera pode ter um impacto negativo na qualidade de vida das crianças, interferir nas atividades de comer e beber e até na fala. Se os sintomas de aftas forem insuportáveis, as crianças podem não ir à escola.

Sintomas e causas de aftas em crianças

Os sintomas de aftas comumente experimentados incluem: dor de intensidade variável - de indolor a muito incômoda, sensação de queimação, coceira e pode ser acompanhada por sintomas sistêmicos, como febre, fraqueza, inchaço dos gânglios linfáticos no pescoço e dificuldade engolir. As aftas podem resultar de traumas na boca, como comer alimentos duros ou escovar os dentes com muita força. Lábios mordidos durante a mastigação também podem causar aftas em crianças. Os alimentos consumidos também podem ser uma causa de aftas devido a alergias a certos alimentos ou deficiência de vitaminas em crianças que gostam de alimentos exigentes. Se você costuma ter aftas, seu filho também corre o risco de ter. Às vezes, o sapinho também pode ocorrer sem uma causa clara. [[artigos relacionados]] Sapinho em crianças pode ser um sinal de infecção viral, ou seja, o vírus herpes simplex e a febre aftosa das mãos (mão, pé e boca).A seguir está uma explicação dos dois vírus.

1. Vírus Herpes simplex

O vírus do herpes simplex ataca com mais frequência crianças de 1 a 3 anos. Uma infecção experimentada pela primeira vez pode ter sintomas graves. Se infectado com este vírus, as aftas experimentadas podem ser numerosas (mais de 10) com tamanhos pequenos. As localizações frequentemente afetadas são gengivas, língua e lábios. Além disso, as lesões também podem ser encontradas na parte externa dos lábios e na pele ao redor da boca. Esta afta começa com uma claudicação que depois se rompe. A criança terá febre e dificuldade em engolir.

2. Mão, febre aftosa (mão, pé e boca).

A febre aftosa é causada por uma infecção viral, a saber: coxsackie. Esta doença geralmente ocorre em crianças de 1 a 5 anos. Um dos sintomas dessa doença é o aparecimento de várias aftas na cavidade oral, principalmente na língua e nas laterais da boca. Outro sintoma que você pode encontrar é o inchaço nas palmas das mãos e plantas dos pés.

Quando o sapinho vai se curar?

As aftas cicatrizam em 1-2 semanas. Durante o processo de cicatrização, evitar substâncias que irritam as aftas pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização, reduzir a dor e reduzir o risco de recorrência das aftas. Como lidar com aftas pode ser feito por:
  • Usando uma escova de dentes de cerdas macias
  • Use um canudo ao beber bebidas frias. Não deve beber bebidas muito quentes ou ácidas, como sucos de frutas
  • Comer alimentos de textura macia, reduzindo o consumo de alimentos duros e crocantes, como biscoitos e batatas fritas
  • Consumo de alimentos saudáveis ​​e nutricionalmente balanceados, evite alimentos muito picantes, salgados ou azedos
  • Beba bastante água para evitar a desidratação
  • Em bebês, tente parar de beber da mamadeira. Você pode dar a bebida lentamente usando uma colher
  • Não beije seu filho se você tiver herpes ou qualquer outra doença de pele.
Se a afta doer muito, você pode dar analgésicos ao seu filho, como paracetamol ou ibuprofeno. Preste atenção à dosagem necessária para eles. Além disso, você também pode usar pomada de corticosteroide em aftas e enxaguatórios bucais. Se o seu sapinho piorar ou não melhorar por mais de 2 semanas, você deve consultar um médico para obter o tratamento correto. As aftas que não são causadas por infecção não podem se espalhar. Portanto, as crianças com aftas podem permanecer na escola. No entanto, as crianças que apresentam sintomas de infecção, como febre, devem fazer um exame médico antes de retornar à escola.