Causas de caroços aquosos na pele do bebê e como lidar com eles

Saliências aquosas na pele do bebê podem aparecer por vários motivos, desde doenças virais, bacterianas ou outras doenças da pele. Esses inchaços certamente farão com que seu filho se sinta incomodado, pois sua aparência costuma ser acompanhada por outros sintomas, como coceira. Como as causas variam, os pais precisam saber a origem do aparecimento das saliências aquosas antes de administrar o tratamento adequado. Em alguns casos, essa condição também é uma doença infecciosa, por isso é necessário consultar um médico imediatamente.

Causas de caroços aquosos na pele do bebê

Os pais precisam saber, aqui estão as causas das feridas na pele do bebê e a maneira mais adequada e segura de tratá-las. A varicela provoca inchaços aquosos em bebês

1. Varicela

A varicela geralmente ataca crianças em idade escolar. No entanto, essa condição também pode ser transmitida ao bebê. Uma infecção causada pelo vírus varicela-zóster pode causar o aparecimento de manchas vermelhas e aquosas na pele do bebê. Manchas aquosas na pele do bebê devido à varíola podem se espalhar por todo o corpo, desde o corpo, pés, mãos e cabeça. Além de inchaços, bebês com catapora também apresentam outros sintomas, como:
  • Febre
  • Espalhafatoso
  • Tosses
  • Fraco
  • Não quero comer
  • Gânglios linfáticos inchados

Como tratar a varicela em bebês:

Para reduzir a coceira e outros sintomas que surgem em bebês, existem várias maneiras que os pais podem fazer, como:
  • Dar banho ao bebê com água morna misturada com um analgésico especial do médico
  • Esfregue os caroços aquosos que estouraram com loção de calamina
  • Dê paracetamol ou ibuprofeno para aliviar a febre e dores no corpo, para que o bebê não fique agitado e se sinta mais confortável

2. Impetigo

O impetigo é uma doença de pele causada por infecção pelas bactérias Staphylococcus e Streptococcus. As feridas na pele do bebê que não cicatrizam e, na verdade, ficam maiores, correm o risco de serem infectadas por bactérias. O aparecimento do impetigo geralmente começa com caroços aquosos na pele do bebê, que mais tarde se rompem e formam feridas em crostas. Se os inchaços quebrarem devido à coceira e o fluido se espalhar para outras partes da pele, o impetigo pode se espalhar.

Como tratar o impetigo em bebês:

Como essa condição é uma infecção bacteriana, o médico prescreverá antibióticos para serem tomados pelo bebê. No entanto, se a ferida que aparece não for extensa ou grande, o médico geralmente prescreverá apenas uma pomada antibiótica. Durante o processo de cicatrização, dê banho no bebê com água morna e sabonete antibacteriano para manter a pele do bebê limpa. Com tratamento adequado, essa condição cicatrizará em uma semana. No entanto, as cicatrizes podem ser visíveis até meses depois. Leia também: Os sintomas são semelhantes, esta é a diferença entre impetigo e varíola

3. Eczema

O eczema é uma das causas mais comuns de inchaços aquosos na pele do bebê. A causa exata do eczema não é conhecida. No entanto, essa condição geralmente ocorre em famílias. O eczema é uma condição recorrente que não pode ser curada, mas a frequência de sua recorrência pode ser reduzida.

Esta doença geralmente aparece quando a pele é exposta a substâncias causadoras de alergia, vírus ou bactérias, até que a criança esteja com calor e estressada. Além de causar inchaços aquosos, essa condição também torna a pele do bebê seca, com coceira e descamação.

Como tratar o eczema em bebês:

Embora o eczema não possa ser tratado, existem etapas que os médicos geralmente realizam para acelerar o desaparecimento dos sintomas, tais como:
  • Dê uma pomada contendo corticosteroides para reduzir a gravidade
  • Prescrição de anti-histamínicos para ajudar a aliviar a coceira e deixar a criança mais confortável
  • Prescrição de antibióticos, se houver infecção na ferida do eczema
Em casa, você também pode tomar medidas para acelerar a cicatrização, como dar banho no bebê em água morna sem sabão, aplicar hidratante regularmente na pele do bebê e evitar que a criança arranhe a pele. HFMD causa inchaços aquosos nas mãos, pés e boca

4. Doença de mão, pé e boca

Doença de mão, pé e boca (HFMD) ou gripe de Cingapura é uma doença causada pelo vírus Coxsackie A16. Esta doença é mais comum em bebês com mais de 6 meses a crianças com 4 anos. Os sintomas de HMFD geralmente ocorrem de 3 a 6 dias após a exposição do bebê. A seguir estão algumas das condições que são incluídas como sintomas de HFMD.
  • Febre com temperatura entre 37,8 ° -38,9 ° C por 3-4 dias
  • Aftas na cavidade oral que doem
  • Saliências aquosas na pele do bebê nas palmas das mãos, solas dos pés e entre os dedos
  • Saliências aquosas avermelhadas nas nádegas, em alguns casos

Como tratar doenças das mãos, pés e boca em bebês:

Devido à presença de aftas na cavidade oral, os bebês geralmente têm dificuldade para comer e beber, por isso estão sujeitos à desidratação. Assim, o auxílio mais importante na HFMD é a ingestão adequada de líquidos. Se possível, dê água ou leite materno ao seu bebê sem usar mamadeira, pois chupar fará com que as aftas piorem e sejam mais dolorosas. Você pode alimentar o seu filho com a ingestão de líquidos com uma colher ou dar diretamente com um copo, se o filho puder beber direto do copo. Em seguida, leve imediatamente a criança ao médico para tratamento posterior. Você também pode seguir os seguintes passos para ajudar a acelerar o processo de cicatrização de HMFD em bebês.
  • Se seu filho começou a comer alimentos semissólidos, mude a comida por um tempo para alimentos refinados
  • Dê gelo ou bebida fria (se puder consumir), para ajudar a aliviar a dor na cavidade oral
  • Evite dar comida azeda ou mesmo picante
  • Se a febre estiver alta o suficiente, dê medicamentos para reduzir a febre, como paracetamol ou ibuprofeno

5. Assaduras

Em bebês, assaduras não são, na verdade, uma coisa estranha e comum. Em condições moderadas, a assadura só causa vermelhidão da pele. No entanto, em condições severas, saliências aquosas na pele do bebê podem aparecer acompanhadas de feridas e dor. As assaduras podem surgir caso o bebê tenha alergia ao material da fralda, irritação por urina e fezes que se acumulam na fralda e não são recolocadas imediatamente, atrito entre a fralda e a pele, a infecções fúngicas.

Como tratar assaduras em bebês:

A principal medida que deve ser tomada para lidar com assaduras é manter a pele limpa e seca nas áreas geralmente cobertas por fraldas. Além disso, você também pode fazer várias maneiras de acelerar a cicatrização de assaduras em bebês, como a seguir.
  • Evite usar lenços umedecidos que contenham álcool ou fragrâncias para limpar a área genital do bebê, pois eles podem causar irritação.
  • Limpe a área coberta da pele com água morna. Se quiser usar sabonete, escolha um macio.
  • Não usar fraldas, a menos que seja absolutamente necessário.
  • Aplique creme ou pomada na erupção antes de colocar uma nova fralda.
Lembre-se de não escolher cremes ou pomadas para erupções que contenham ácido bórico, cânfora, fenol, salicilato de metila ou tinturas de benjoim, pois eles podem ser prejudiciais à pele do bebê. Leia também: Dicas para escolher lenços umedecidos para bebês

Quando as saliências aquosas na pele do bebê devem ser examinadas por um médico?

Embora nem todas as saliências aquosas na pele do bebê sejam perigosas, há momentos em que essa condição precisa ser examinada por um médico imediatamente para evitar problemas de saúde mais sérios. Citado de Seattle Childrens, consulte imediatamente o médico do seu filho se também sentir os seguintes sintomas.
  • Febre e parece uma infecção
  • Saliências aquosas estão ficando mais largas
  • Solavancos sem causa clara
  • As saliências começaram a se espalhar para a área do rosto
  • Muito agitado e parece com dor
Para verificar esta condição, você pode primeiro visitar um clínico geral. Se a doença vivida pela criança for considerada grave e exigir tratamento especializado, o médico encaminhará a criança para ser examinada por um pediatra. Se você quiser saber mais sobre as causas e como tratar inchaços aquosos na pele do bebê, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.