Várias glândulas digestivas e as enzimas produzidas

No sistema digestivo, existem várias glândulas ou paredes de órgãos que produzem enzimas digestivas. Essas enzimas digestivas são necessárias ao corpo para absorver os nutrientes dos alimentos. Confira uma explicação completa sobre as glândulas digestivas, as enzimas que elas produzem e as doenças que podem atacar as glândulas digestivas abaixo.

Quais são as glândulas digestivas?

As glândulas digestivas na função do sistema digestivo para produzir enzimas As glândulas digestivas são parte do sistema digestivo que desempenha um papel na produção de enzimas do sistema digestivo. As enzimas digestivas são úteis por auxiliar no processo de digestão dos alimentos para que sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo, para o descarte de resíduos e contaminantes. Além dos órgãos digestivos, as glândulas digestivas também desempenham um papel importante no processo digestivo. Existem quatro glândulas no sistema digestivo, cada uma das quais pode produzir enzimas para o processo digestivo, a saber:

1. Glândulas salivares

Existem 3 pares de glândulas salivares ao redor da cavidade oral. As glândulas salivares são órgãos adicionais do sistema digestivo que produzem saliva. A saliva é o que ajuda a umedecer os alimentos pela boca, faringe e esôfago para facilitar o processo digestivo. A enzima digestiva produzida pelas glândulas salivares é a amilase.

2. Estômago

O estômago é um saco muscular localizado no lado esquerdo da cavidade abdominal, logo abaixo do diafragma. O estômago funciona como um tanque de armazenamento de alimentos para que o corpo tenha tempo para digerir os alimentos. O estômago produz ácido clorídrico e enzimas digestivas, incluindo pepsina, lipase e gastrina, que ajudam a continuar o processo de digestão, que começa na boca. [[Artigo relacionado]]

3. Intestino delgado

O intestino delgado é um tubo longo e fino com diâmetro de 2,5 cm e comprimento de cerca de 6 metros. O intestino delgado está localizado abaixo do estômago e ocupa a maior parte da cavidade abdominal. A superfície interna do intestino delgado tem muitas saliências e dobras que desempenham um papel na maximização da digestão e absorção de nutrientes. As enzimas produzidas no intestino delgado incluem maltase, sacarase e lactase.

4. Vesícula biliar

A vesícula biliar é um pequeno órgão em forma de pêra localizado atrás do fígado. A vesícula biliar não produz enzimas, mas em vez disso, produz o hormônio colecistocinina ( colecistocinina ) que auxilia na sua função principal. A própria vesícula biliar funciona para armazenar e reciclar o excesso de bile do intestino delgado para ser reutilizada na próxima digestão dos alimentos. A bile é uma enzima digestiva marrom-amarelada produzida pelo fígado. A bile desempenha um papel no processo digestivo e ajuda a quebrar a gordura.

5. Glândula pancreática

O pâncreas é uma grande glândula localizada na parte frontal e posterior do estômago. Enzimas digestivas produzidas pelo pâncreas, incluindo lipase, amilase, protease e tripsina, para completar a digestão química dos alimentos.

Enzimas no sistema digestivo

As enzimas digestivas são produzidas pelas glândulas e órgãos digestivos. As glândulas digestivas acima produzem vários tipos de enzimas para ajudar no processo digestivo. As próprias enzimas ajudam o processo de digestão química no corpo. Existem três enzimas digestivas principais e suas respectivas funções no apoio ao processo digestivo.

1. Amilase

A amilase é produzida nas glândulas salivares, pâncreas e intestino delgado. A amilase é responsável por quebrar o amido e os carboidratos em açúcares simples (glicose). Posteriormente, a glicose é absorvida pela circulação sanguínea através das paredes do intestino delgado ou armazenada na forma de reservas de energia.

2. Protease

As proteases são enzimas produzidas no estômago e no intestino delgado. Sua função é quebrar as proteínas em aminoácidos. Além disso, as proteases também desempenham um papel na divisão celular, na coagulação do sangue e na função imunológica.

3. Lipase

O intestino delgado e o pâncreas são glândulas digestivas responsáveis ​​pela produção da enzima lipase. A lipase é responsável por quebrar os lipídios em glicerol (álcool de açúcar simples) e ácidos graxos. Os lipídios desempenham um papel no armazenamento de energia e no suporte à saúde das células. [[Artigo relacionado]]

Problemas de saúde que correm o risco de atacar as glândulas digestivas

Como outras partes do corpo, as glândulas digestivas também correm o risco de sofrer distúrbios e causar doenças. Aqui estão algumas doenças que surgem nas glândulas digestivas.

1. Pancreatite

A pancreatite é a inflamação do pâncreas que pode ser causada por várias coisas, uma das quais são os cálculos biliares. A pancreatite é caracterizada por forte dor abdominal com fezes gordurosas e malcheirosas (esteatorreia).

2. Gastrite

Ao lançar a Mayo Clinic, a gastrite é a inflamação do estômago devido a uma infecção bacteriana que também causa úlceras gástricas (feridas). A gastrite é caracterizada por dor e queimação no estômago, resultando em náuseas e vômitos.

3. Apendicite

A apendicite é a inflamação dos intestinos, também conhecida como apendicite. Essa inflamação ocorre devido à infecção e inchaço, bloqueio, ao câncer. A apendicite é geralmente caracterizada por dor abdominal inferior direita a inchaço.

Notas de SehatQ

Problemas com as glândulas digestivas também podem causar interrupção da produção de enzimas do sistema digestivo. Se você tiver isso, alguns distúrbios digestivos também podem ocorrer, por exemplo, intolerância à lactose. É por isso que é importante manter um trato digestivo saudável para evitar vários problemas digestivos. Faça um exame médico e diga que você tem problemas digestivos, como náusea ou dor de estômago que não passa. Seu médico o ajudará a encontrar a causa. Você também pode consultar um médico online conectados usar recursos conversa de médico através do aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe o aplicativo em Loja de aplicativos e Google Play agora!