Causas da tontura frequente em adolescentes e como superá-la

As causas das tonturas frequentes em adolescentes podem variar, desde o hábito de brincar com gadgets, infecções até alterações hormonais. Se não for verificado, esse distúrbio pode interferir no aprendizado e nas atividades diárias. As diversas causas também fazem com que a forma de lidar com a tontura em adolescentes, possa ser diferente para cada pessoa. Portanto, antes de conhecer as etapas de cura, ajuda a identificar primeiro o gatilho.

O tipo de dor de cabeça que mais frequentemente afeta adolescentes

A enxaqueca é uma causa comum de tontura em adolescentes. As dores de cabeça são uma condição muito comum vivenciada por adolescentes, mas geralmente são ignoradas. Citando a Associação de Pediatras da Indonésia (IDAI), constatou-se que cerca de 57-82% das crianças de 15 anos de idade tinham e estavam sentindo dores de cabeça. Entre todos os tipos de dores de cabeça que existem, enxaqueca e dores de cabeça tensionais (dor de cabeça do tipo tensional) é o que mais acontece.

• Enxaqueca em adolescentes

A dor de cabeça que é sentida quando surge uma enxaqueca é diferente da tontura normal. A enxaqueca faz com que o sofredor sinta tontura apenas em um lado, mas a dor que aparece será aguda como uma facada. Quando há recidiva, essa condição pode durar até 4-72 horas. Mas, em algumas pessoas, a enxaqueca pode durar muito mais tempo do que isso. Além das dores de cabeça, esta doença também pode ser acompanhada por outros sintomas, como distúrbios visuais temporários e fazer o paciente ver linhas sombreadas. Esse tipo de enxaqueca é conhecido como enxaqueca com aura. Além disso, podem ocorrer vários sintomas de enxaqueca em adolescentes, tais como:
  • Enjoativo
  • Jogar fora
  • Sensível à luz, som, toque e cheiro
  • Sensação de formigamento ou dormência no rosto ou nas mãos e pés

• Dores de cabeça tensionais em adolescentes

Como o nome indica, dores de cabeça tensionais oudor de cabeça do tipo tensional é um tipo de dor de cabeça que surge devido à tensão ou tensão nos músculos ao redor da cabeça e do pescoço. Quando os músculos ficam tensos, ocorre uma dor surda, mas uniforme, na cabeça. Ao contrário das enxaquecas, que tendem a aparecer repentinamente e desencadear uma dor bastante forte, as cefaleias tensionais geralmente são menos dolorosas. No entanto, sua aparência é mais constante e mais difícil de desaparecer. As cefaleias tensionais geralmente aparecem quando a criança está estressada, deprimida ou nervosa. Portanto, não é incomum quando antes de exames ou eventos importantes na vida de uma criança, a tontura começa a ser sentida. Leia também: Causas das cabeças Kliyengan e como superá-las

Causas de tonturas frequentes em adolescentes

Jogar gadgets causa tontura frequente em adolescentes Existem muitas coisas e hábitos que podem causar tontura frequente em adolescentes. Alguns são desencadeados por doenças. No entanto, a maioria dos outros é realmente desencadeada por eventos cotidianos. A seguir estão as causas das tonturas frequentes em adolescentes.
  • Infecções como infecções de ouvido, gripe, dor de garganta, infecções dos seios da face e meningite
  • Estresse
  • Desidratação
  • Assistir muito à televisão ou lidar com a tela de um computador
  • Volume de música alta
  • Hábito de fumar
  • Bebendo muito café
  • tarde para comer
  • Falta de dormir
  • Ferimento na cabeça
  • Alergia
  • Cansado de longa jornada
  • Efeitos colaterais de certas drogas
  • Distúrbio visual
  • Cheiro pungente de perfume
  • Comer muitos certos alimentos, como alimentos fritos, sorvete, MSG, queijo e chocolate
  • Posição imprópria para sentar por um longo tempo, de modo que o pescoço e os olhos ficam cansados
As mudanças hormonais que ocorrem em adolescentes também podem desencadear dores de cabeça. Por exemplo, em mulheres jovens, as dores de cabeça geralmente aparecem alguns dias antes da menstruação. Leia também:7 doenças que podem aparecer devido ao uso muito frequente de telefones celulares

Como lidar com dores de cabeça em adolescentes naturalmente

Para lidar com dores de cabeça em adolescentes, existem várias etapas naturais que você pode seguir, como: Alimentos nutritivos balanceados são bons para superar tonturas em adolescentes

1. Coma uma dieta nutritiva balanceada

Comer alimentos que contêm muita gordura e MSG pode causar tonturas em adolescentes. Portanto, para reduzi-lo, uma dieta nutritiva balanceada é uma coisa importante a fazer. Além disso, certifique-se de que os adolescentes que costumam ficar tontos não faltem às refeições. Porque comer tarde também pode causar dores de cabeça.

2. Relaxamento

O estresse é uma das causas mais comuns de tontura em adolescentes. Portanto, é importante fazer o relaxamento para ajudar a reduzir a pressão ou a tensão nos músculos ao redor da cabeça e do pescoço. Para ficar mais relaxado, oriente os adolescentes a fazerem hobbies ou coisas de que gostam depois da escola. Divida o tempo entre estudar e brincar de forma equilibrada e encontrar os amigos quando começar a sentir tonturas.

3. Durma o suficiente

Não raro, a tontura que é sentida pode diminuir apenas fazendo uma coisa simples, ou seja, dormir. Para os adolescentes, dormir na hora certa e não ficar acordado até tarde é algo que precisa ser feito.

4. Pratique exercícios regularmente

Os exercícios ajudam a aliviar o estresse nos adolescentes e a dormir melhor. Essa atividade física também desencadeia a liberação de endorfinas, hormônios naturais que aliviam a dor do corpo. Descansar os olhos pode aliviar a tontura em adolescentes

5. Descanse os olhos

Olhos cansados ​​podem causar tonturas. Portanto, embora o aprendizado atualmente seja feito online, não há nada de errado em adolescentes fazerem uma pausa para descansar os olhos a cada 20 minutos, olhando para um objeto a 20 pés (6 metros) de distância por 20 segundos.

6. Compressa fria ou compressa quente

Para ajudar a relaxar os músculos tensos do pescoço e da cabeça, você pode aplicar compressas frias ou quentes no pescoço. Um banho quente também ajuda a aliviar a tontura.

7. Mantenha a postura

Corrigir sua postura ao sentar e levantar pode ajudar a aliviar e prevenir a recorrência das dores de cabeça. Certifique-se de que as costas e os ombros estão bem posicionados para reduzir o risco de tonturas.

Como lidar com dores de cabeça em adolescentes com drogas

Além de passar pelas formas naturais mencionadas acima, as dores de cabeça em adolescentes também podem ser aliviadas com a administração de drogas. Alguns medicamentos para dor de cabeça que podem ser tomados sem receita médica incluem o paracetamol e o ibuprofeno. A melhor hora para tomar esses medicamentos é quando a tontura não é muito forte. Se o novo medicamento for tomado quando a cabeça estiver doendo, essa condição será mais difícil de superar. Espera-se que adolescentes com menos de 16 anos não tomem medicamentos que contenham aspirina, a menos que sejam prescritos por um médico. Porque a aspirina pode desencadear uma condição perigosa em crianças e adolescentes chamada síndrome de Reye. [[artigos relacionados]] Se depois de tomar os medicamentos acima a dor de cabeça não passar, é hora de você consultar seu médico. Os médicos geralmente prescrevem medicamentos mais fortes para a dor de cabeça para ajudar a aliviá-los. Se você quiser saber mais sobre as causas das tonturas frequentes em adolescentes, bem como seu tratamento, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.