9 tipos de cistos a serem observados, quais são eles?

Ouvir a palavra cisto pode ser assustador. Um cisto é uma bolsa cheia de fluido, gás e outro material que pode crescer em qualquer parte do corpo ou sob a pele. Isso pode causar preocupação para as pessoas que o têm. Você precisa saber que existem muitos tipos de cistos, mas a maioria é benigna e não câncer. A aparência do cisto também pode variar dependendo de seu tipo e localização. Então, quais tipos de cistos podem ocorrer?

Diferentes tipos de cistos

Aqui estão os tipos de cistos que você deve reconhecer:

1. Cisto epidermóide

Os cistos epidermóides são pequenos cistos que crescem sob a pele e são mais comumente encontrados na face, cabeça, pescoço, costas ou órgãos genitais. Esses cistos crescem lentamente e raramente causam problemas. Essa condição geralmente é causada por um acúmulo de queratina sob a pele. Os caroços do cisto epidermóide aparecem na cor da pele, marrom ou amarelado. Se infectado, o cisto ficará inchado, vermelho e dolorido.

2. Cisto mamário

Os cistos mamários são cistos que crescem no tecido mamário. Esses caroços são geralmente benignos e cheios de líquido. Nas mulheres, os cistos mamários podem se desenvolver ou mudar de tamanho ao longo do ciclo menstrual e, muitas vezes, desaparecem por conta própria. Se o cisto ficar maior e causar dor, ele precisa de tratamento especial.

3. Cisto ovariano

Os cistos ovarianos são bolsas cheias de líquido que se desenvolvem em um ou em ambos os ovários. A maioria desses cistos é benigna e não causa sintomas. No entanto, em alguns casos, os cistos ovarianos podem se tornar tão grandes que o abdome fica saliente. Quando isso acontece, pode causar sintomas como dor pélvica ou abdominal, febre, evacuações dolorosas, tonturas, náuseas, vômitos ou desmaios. Existem dois tipos de cistos ovarianos, cistos funcionais que geralmente aparecem antes da menstruação e cistos patológicos que ocorrem devido ao crescimento anormal de células.

4. Cisto ganglionar

Os cistos ganglionares são caroços cheios de líquido que geralmente aparecem ao longo dos tendões ou articulações, especialmente nas mãos, pulsos, pés e tornozelos. Essa coleção de fluido pode resultar de trauma, lesão ou uso excessivo. No entanto, a causa geralmente é desconhecida. Os cistos ganglionares geralmente são inofensivos e indolores, a menos que aumentem e comprimam outras estruturas.

5. Cisto pilonidal

Os cistos pilonidais são cistos que se formam na fenda acima das nádegas. Acredita-se que a condição seja causada por uma combinação de mudanças hormonais, crescimento do cabelo e fricção causada pela roupa ou por ficar sentado por muito tempo. Se infectado, pode causar dor ao sentar-se ou em pé, vermelhidão da pele, secreção de sangue ou pus do abscesso, odor fétido, inchaço do cisto e pêlos saindo da lesão.

6. Cisto de Baker

O cisto de Baker é uma bolsa cheia de líquido que causa o aparecimento de um caroço atrás do joelho. Essa condição é causada por um problema que afeta a articulação do joelho, como artrite ou lesão na cartilagem. Esses cistos podem causar sintomas como dor, rigidez, inchaço atrás do joelho, hematomas no joelho e na panturrilha, limitação de movimento e ruptura do cisto. No entanto, os cistos de Baker geralmente desaparecem por conta própria e não requerem tratamento especial.

7. Cisto dermóide

Os cistos dermóides são crescimentos anormais de bolsas com várias estruturas de tecido, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas, cabelo, gordura e tecido tireoidiano. Esses cistos podem aparecer na superfície da pele ou em outros órgãos do corpo, por exemplo, nariz, cavidades nasais, cavidade abdominal, coluna vertebral e cérebro. Esses cistos são formados quando o feto ainda está no útero.

8. Cisto renal

Os cistos renais são sacos cheios de líquido que se formam dentro dos rins. Geralmente, esses cistos são benignos e raramente causam problemas graves. No entanto, se o cisto ficar maior e houver infecção, ele poderá causar sintomas como dores no corpo, febre, aumento da vontade de urinar e até mesmo sangue na urina.

9. Cisto de Bartholin

O cisto de Bartholin é um inchaço de uma ou ambas as glândulas nas laterais da vagina. Essa condição ocorre devido ao bloqueio das glândulas de Bartholin. Enquanto isso, a infecção do cisto de Bartholin pode ser causada por bactérias que causam doenças sexualmente transmissíveis, como gonorréia e clamídia. Se infectado, pode causar muita dor. Existem muitos outros tipos de cistos, como aracnóide, calázio, colóide, pancreático, pilar, periapical, pilonidal, pileal, mucosa, testicular e assim por diante. [[Artigo relacionado]]

Como tratar um cisto

Em alguns casos, os cistos desaparecem por conta própria e não requerem tratamento especial. Você pode colocar uma compressa quente no cisto para acelerar o processo de cicatrização, permitindo que o líquido seja drenado. Não tente apertar ou remover o cisto sozinho, pois isso pode causar infecção. Enquanto isso, se você sentir sintomas incomuns, faça um exame médico. Os métodos de tratamento médico comuns para cistos incluem a remoção de fluido do cisto com uma agulha estéril, administração de medicamentos como injeções de corticosteroides para reduzir a inflamação e até mesmo a remoção do cisto em casos graves. Portanto, não hesite em consultar um médico para obter o tratamento adequado.