A flatulência em bebês ocorre quando o ar fica preso no trato digestivo, causando desconforto ou até mesmo dor. Essa condição pode deixar os pais preocupados. Embora nem sempre seja perigosa, a flatulência pode fazer com que o bebê fique inquieto e tenha problemas para dormir. Como primeiros socorros, existem algumas maneiras tradicionais de lidar com a flatulência em bebês.
A maneira tradicional de lidar com a flatulência em bebês
Para ajudar a expelir gases no estômago do seu filho, siga estas maneiras tradicionais de lidar com a flatulência em bebês:
1. Aplique óleo quente no estômago do bebê
Aplicação de óleo na barriga do bebê Aplique a barriga do bebê com óleo morno. Esta forma tradicional de lidar com a flatulência em bebês pode ajudar a expulsar os gases retidos no estômago e ter um efeito calmante no estômago dos pequenos. Você também pode fazer uma massagem suave no sentido horário.
2. Enrole o bebê
Enfaixar é uma técnica de embrulhar o corpo de um bebê com um lenço ou cobertor. Acredita-se que essa técnica deixe o corpo do bebê mais quente e confortável, ajudando a expelir o excesso de gases. No entanto, não aperte muito, especialmente no estômago, porque isso vai deixá-lo mais inchado. Além disso, você também deve fazer isso da maneira certa para evitar que seu filho se sinta congestionado e perturbado.
3. Ajude o bebê a arrotar
Após a alimentação, ajude o bebê a arrotar. Burping pode aliviar a flatulência que ocorre em bebês. Segure seu bebê e dê tapinhas nas costas dele após a alimentação. Se ele não arrotar imediatamente, deite-o de costas por alguns minutos.
4. Mova os pés do bebê
Deite o bebê de costas e levante as pernas com os joelhos dobrados. Mova os pés como se estivesse pedalando uma bicicleta. Essa forma tradicional de lidar com a flatulência em bebês pode estimular o intestino a se mover para expelir o excesso de gás.
5. Tome um banho quente
Além de deixar o corpo do bebê mais relaxado, banhos quentes também podem ajudar a remover o excesso de gases do estômago. No entanto, certifique-se de que a água não esteja muito quente, pois pode ferir a pele.
6. Coloque-o em uma posição inclinada
Coloque o bebê de barriga para baixo Tente colocar o bebê em decúbito ventral (
hora de barriga ) A pressão em seu estômago pode empurrar o excesso de gás para fora. Esta forma tradicional de lidar com a flatulência em bebês também é considerada para melhorar as habilidades motoras do bebê. Portanto, se o inchaço do seu filho não melhorar ou ele estiver ainda mais agitado, você deve levá-lo ao médico para um tratamento adequado. [[Artigo relacionado]]
Causas do estômago de um bebê inchado
O inchaço do estômago é comum em bebês. Essa condição pode ser causada por vários fatores, como:
1. Engolir ar
Os bebês engolem mais ar se a boca não estiver bem fixada ao mamar, balbuciar muito ou se alimentam de mamadeira em determinada posição. Quanto mais ar você engole, mais inchado o estômago do seu bebê ficará.
2. Trato digestivo ainda imaturo
Como o trato digestivo ainda é imaturo, o corpo do bebê ainda está aprendendo a digerir o que come. Isso faz com que o estômago do pequeno tenha mais gases do que o dos adultos.
3. Sensível a certas entradas
Certos tipos de leite em pó podem causar inchaço. Seu filho também pode sentir inchaço devido à sensibilidade ao tipo de fórmula que bebe ou a certos alimentos que você consome. Além de inchaço, ele também pode ter diarreia.
4. Problemas digestivos
Os bebês são mais propensos a flatulência quando estão constipados ou apresentam aumento do ácido estomacal. Ele também pode sentir um desconforto extremo que o faz chorar constantemente.
5. Apresentado a um novo alimento
Quando seu bebê estiver pronto para comer alimentos sólidos, você pode começar a apresentá-lo a novos alimentos. Às vezes, um novo alimento pode causar inchaço no estômago do seu filho e pode indicar intolerância a esse alimento. Se você quiser saber mais sobre o inchaço em bebês,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play .