5 perigos das bebidas isotônicas e seus benefícios potenciais

As bebidas isotônicas às vezes são escolhidas por muitas pessoas para aliviar a sede após uma atividade bastante extenuante. Na verdade, nem todo mundo precisa dessa bebida, porque há perigos por trás dela que precisamos ter cuidado. As soluções isotônicas podem ser benéficas para atletas que fazem exercícios de alta intensidade porque suam muito. Porém, se a atividade física realizada for leve o suficiente por menos de 1 hora, a água é suficiente para repor a necessidade de fluidos corporais. [[Artigo relacionado]]

Definição de bebida isotônica

As bebidas isotônicas são um tipo de bebida esportiva ou bebida esportiva contendo carboidratos e minerais. As bebidas isotônicas são fontes de eletrólitos. Citado em pesquisa, para atletas que fazem exercícios de alta intensidade, os componentes das bebidas isotônicas são importantes para serem usados ​​para restaurar fluidos e eletrólitos que são desperdiçados durante o exercício. Especialmente quando tomado quando o corpo está levemente desidratado. Ao consumir bebidas isotônicas, o desempenho da atividade física de uma pessoa pode permanecer ótimo. Para se manter hidratado, beba líquidos isotônicos 10-15 minutos antes de iniciar o treino. Mas, novamente, isso não significa que todo mundo precisa de uma bebida isotônica. Não apenas os atletas esportivos correm o risco de ficar desidratados, mas também as pessoas que apresentam vômitos e diarreia podem ficar desidratadas. Nessa condição, o consumo de bebidas isotônicas pode repor os fluidos corporais perdidos. Embora seja bom ser consumido para repor os fluidos corporais, não se recomenda beber bebidas isotônicas todos os dias. Leia também: Medindo a diferença entre bebidas isotônicas, hipotônicas e hipertônicas

Teor de bebida isotônica

Geralmente, as bebidas isotônicas contêm 6 a 8% de carboidratos. No entanto, também existem bebidas isotônicas que contêm apenas uma pequena quantidade de carboidratos. Normalmente, são bebidas que afirmam não adicionar calorias. Além disso, o conteúdo de outras bebidas isotônicas, incluindo eletrólitos, carboidratos, sódio, potássio, glicose, sacarose e frutose. As bebidas isotônicas são certamente diferentes das bebidas energéticas. Isso ocorre porque as bebidas energéticas contêm mais substâncias que não são necessárias ao corpo, como cafeína e outras substâncias viciantes. As bebidas isotônicas também podem ser absorvidas pelo corpo porque são projetadas para repor os fluidos corporais que são perdidos pelo suor.

Benefícios das bebidas isotônicas

Os benefícios de beber isotônico especificamente para atletas ou pessoas que se exercitam regularmente. Portanto, você não deve beber isotônicos se não estiver praticando exercícios ou atividades físicas extenuantes. O motivo é que o teor de açúcar nessa bebida pode aumentar o risco de várias doenças, uma das quais é o diabetes. Os benefícios das bebidas isotônicas para atletas ou pessoas que costumam fazer atividades extenuantes são:

1. Mantenha o corpo hidratado

Ao realizar atividades extenuantes, o corpo perde líquidos e eletrólitos através do suor e da urina. Para repor os fluidos perdidos, você pode tomar isotônicos. Diz-se que o conteúdo das bebidas isotônicas é mais rapidamente absorvido pelo corpo. O benefício, o fluido retornará em pouco tempo e evitará o risco de desidratação.

2. Necessidades de carboidratos suficientes

Ao fazer atividades extenuantes, o corpo precisará de mais carboidratos. No entanto, esta atividade extenuante irá reduzir o apetite, tornando o corpo sem energia. Se essa condição ocorrer, o corpo absorverá as reservas de glicose na forma de glicogênio corporal para aumentar a energia. Como resultado, as reservas de glicogênio no corpo se esgotam e leva muito tempo para se recuperar. Para superar isso, as bebidas isotônicas são conhecidas por serem capazes de fornecer a ingestão diária de carboidratos. A razão, esta bebida contém carboidratos ricos que são bons para o corpo.

Os perigos das bebidas isotônicas para o corpo

Alguns desses fatores podem ser considerados quando é necessário consumir bebidas isotônicas, incluindo a consideração dos perigos de consumi-las em excesso. Aqui estão os riscos dos perigos de beber isotônicos para a saúde do corpo:

1. As bebidas isotônicas não são para todos

Primeiro identifique qual atividade física é normalmente realizada, incluindo sua duração e intensidade. Se as bebidas isotônicas são benéficas para atletas que treinam moderadamente, esse não é o caso para aqueles que treinam com menos suor. Além disso, exercícios de intensidade leve, como caminhada com duração inferior a 1 hora, não precisam consumir bebidas isotônicas. O mesmo ocorre com o treinamento com pesos, porque não reduz as reservas de carboidratos do corpo como os exercícios de alta intensidade. Ajuste suas necessidades de fluidos com a quantidade de suor que sai.

2. Ganhando peso

Um dos perigos das bebidas isotônicas é que elas podem ganhar peso. O motivo é que beber bebidas isotônicas pode adicionar calorias desnecessárias, embora não sejam na forma de refeições pesadas. Na verdade, as pessoas que desejam perder ou atingir seu peso corporal ideal devem garantir que as calorias que consomem e queimam permaneçam equilibradas. Além do mais, nem toda atividade física queima calorias suficientes. Se o tipo e a duração da atividade física não queimarem muitas calorias, mas for sempre encerrada pelo consumo de bebidas isotônicas, podem ocorrer calorias adicionais desnecessárias.

3. Alto teor de açúcar

É verdade que as bebidas isotônicas contêm vitaminas e minerais, mas não se esqueça da substância açucarada que contém. Até mesmo algumas marcas de bebidas isotônicas contêm 8 colheres de chá de açúcar para cada 250 ml de líquido. Ou seja, o teor de açúcar nas bebidas isotônicas pode ser igual ao dos refrigerantes. A longo prazo, o consumo excessivo de açúcar pode levar a doenças como diabetes, hipertensão e ganho de peso.

4. Não é bom para os dentes

As bebidas isotônicas com alto teor de açúcar e sódio podem aderir aos dentes, tornando o esmalte fino. Além disso, pessoas que dependem apenas de bebidas isotônicas tendem a beber menos água mineral, de modo que a produção de saliva na boca não é ideal. Na verdade, a saliva pode proteger os dentes, enxaguando a substância que adere ao esmalte dentário. Em comparação com a água, as bebidas isotônicas são 30 vezes mais prejudiciais aos dentes.

5. Contém conservantes

Consumir bebidas isotônicas em excesso a longo prazo pode ser ruim para pessoas sensíveis porque contêm conservantes. Vários estudos encontraram uma ligação entre o consumo de bebidas com conservantes em longo prazo com problemas como a hiperatividade e o potencial para câncer. Leia também: 8 melhores bebidas isotônicas para restaurar os fluidos corporais

Notas de SehatQ

Se consumido ocasionalmente, principalmente por quem pratica atividade física de alta intensidade, não há problema em substituir os fluidos corporais por isotônicos. No entanto, lembre-se de que as bebidas isotônicas não são usadas para obter energia em prol de um estilo de vida simplesmente porque a água mineral ainda é o melhor. Antes de familiarizar os sentidos do paladar e do corpo com as bebidas isotônicas que contêm várias substâncias adicionais, você ainda deve priorizar as bebidas mais saudáveis. De fato, existem efeitos colaterais de beber muita água, por isso é importante continuar comendo qualquer coisa com moderação. Se você quiser consultar diretamente um médico sobre exemplos de bebidas isotônicas, você podechat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.

Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.