As ondas cerebrais afetam os sentimentos humanos, aqui está a explicação

Ao experimentar certos eventos, o cérebro funciona para enviar ondas no sistema hormonal para produzir hormônios que desencadeiam prazer, tristeza, calma, ansiedade, dúvida ou até paz. Essas ondas são conhecidas como ondas cerebrais.

Cinco tipos de ondas cerebrais

Cada indivíduo tem cinco tipos de ondas cerebrais que se acredita representarem o espectro da consciência humana instintivamente. Essas ondas cerebrais mudam ao longo do dia devido à influência das atividades, pensamentos e sentimentos de cada indivíduo. Quais são os tipos de ondas cerebrais?

1. Ondas delta

As ondas delta são as ondas cerebrais mais lentas. A faixa de frequência é muito baixa, variando de 0,5-3 Hz. Essas ondas ocorrem quando você adormece e concentra sua mente como se estivesse meditando. Acredita-se que as ondas delta desempenham um papel no processo de cura e melhoram a qualidade do sono. Se você tiver uma lesão no cérebro, a atividade das ondas delta aumentará e, como resultado, você frequentemente se sentirá sonolento. O aumento da atividade das ondas delta também pode causar problemas e condições de saúde transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou (TDAH).

2. Ondas Theta

Embora seu efeito sobre os processos cerebrais em geral não seja claramente compreendido, as ondas teta são frequentemente associadas às habilidades de memória e navegação espacial. As ondas Theta também ocorrem quando você dorme e concentra sua mente. A faixa dessa onda varia de 3-8 Hz.

3. Onda alfa

As ondas alfa ocorrem quando o cérebro está parado, mas ainda alerta, por exemplo, quando sonha acordado ou medita. No entanto, essas ondas também podem aparecer quando você faz exercícios aeróbicos. A faixa de frequência dessa onda varia de 8 a 12 Hz.

4. Onda beta

Quando você está consciente, se sentindo alerta, focado, procurando uma solução para um problema ou tomando uma decisão, as ondas beta irão dominar o cérebro. Sua atividade de onda rápida varia de 12-30 Hz. [[Artigo relacionado]]

5. Ondas gama

A faixa de frequência das ondas gama varia de 25-100 Hz. Geralmente, essas ondas viajam a uma frequência de 40 Hz. As ondas gama ocorrem quando diferentes áreas do cérebro fazem a varredura de informações simultaneamente. Essas ondas também estão associadas a níveis mais elevados de consciência. Além dos cinco tipos de ondas cerebrais, os humanos também podem ter tipos avançados de ondas cerebrais, como Hiper-Gama, com uma frequência de exatamente 100 Hz, e ondas Lambda, com uma frequência de exatamente 200 Hz. Com base na pesquisa do Center for Acoustic Research, essas duas ondas estão relacionadas a habilidades sobrenaturais e metafísica.

Quer melhorar sua saúde? Faça terapia de ondas cerebrais

Acredita-se que a terapia por ondas cerebrais seja capaz de superar uma série de problemas de saúde. Este novo avanço na saúde estimula o cérebro a gerar certas frequências de ondas cerebrais, que podem fazer você se sentir melhor. Na verdade, dizem que a terapia com ondas cerebrais pode ser feita todos os dias e pode ocorrer sem que se perceba. Cada indivíduo experimenta mudanças únicas nas ondas cerebrais de acordo com seus respectivos níveis de consciência. Esses padrões de ondas cerebrais podem determinar seu estado psíquico. Acredita-se que a terapia por ondas cerebrais seja

aumentar o IQ. Para estimular o cérebro a produzir ondas com a frequência necessária, a terapia por ondas cerebrais pode ser a solução. Diz-se que esta terapia aumenta o QI, melhora a qualidade do sono e supera os transtornos mentais. Na prática, a terapia com ondas cerebrais pode ser realizada de duas maneiras, por meio de estimulação sonora ou flashes de luz. Funciona estimulando o cérebro a produzir certos hormônios que podem afetar humor bem como a atitude de alguém. O mais popular e amplamente utilizado hoje é a terapia de ondas cerebrais usando tecnologia de som. Basicamente, essa terapia usa ondas sonoras que são organizadas em uma determinada frequência e, a seguir, ouvidas repetidamente para afetar a resposta do cérebro. Quando a frequência do som é regulada, o cérebro responde e produz hormônios de acordo com a frequência desejada.

Outros benefícios da terapia com ondas cerebrais

Outro benefício da terapia com ondas cerebrais é superar os transtornos mentais transtorno de estresse pós-traumático (PTSD). Esta condição é um transtorno mental que causa ataques de pânico devido a eventos traumáticos no passado. Os ataques de pânico podem variar de pensamentos incontroláveis, ansiedade aguda e pesadelos. Este distúrbio psicológico pode acontecer a qualquer pessoa que tenha passado por traumas graves devido a vários motivos, como guerra, desastres naturais, violência física e violência sexual. Trauma de eventos anteriores, pode ser recuperado

com terapia de ondas cerebrais. A terapia de ondas cerebrais para PTSD é feita monitorando a atividade e a frequência das ondas cerebrais do paciente diretamente. A frequência das ondas cerebrais produzidas será traduzida em sons acústicos, para serem novamente ouvidos pelo paciente através do rádio fones de ouvido. Uma pesquisa conduzida pelo Wake Forest Baptist Medical Center nos Estados Unidos revelou que de 18 pacientes que fizeram sessões de terapia por ondas cerebrais por uma média de 16 sessões, quase 90% deles experimentaram uma diminuição nos sintomas de PTSD após fazer a terapia por ondas cerebrais. Além de apoiar a melhoria da condição mental de uma pessoa, a terapia com ondas cerebrais também é capaz de superar a doença de Alzheimer. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para comprovar isso. [[Artigo relacionado]]

Você também pode desfrutar de terapia natural de ondas cerebrais

Além de usar a ajuda da tecnologia para obter com precisão a frequência das ondas cerebrais necessária, basicamente a terapia das ondas cerebrais pode ser feita naturalmente e pode ocorrer todos os dias, sem perceber. A meditação é uma das formas mais antigas de terapia natural por ondas cerebrais e era praticada muito antes de existir a tecnologia para a terapia. Além da meditação e todos os tipos de atividades de foco mental, você também pode experimentar a terapia de ondas cerebrais quando:
  • Aproveitando as ondas da praia:

    Ao sentar-se na praia enquanto desfruta das ondas, ouve-se em média 10 sons por segundo. O cérebro responderá a essa atividade produzindo ondas alfa com uma frequência de 10 Hz, para que você sinta calma e paz.
  • Ouvir música instrumental de piano:

    Quando você descansa enquanto ouve música instrumental de piano a 6 batidas por segundo, seu cérebro produz ondas teta, então você se sente relaxado e tende a ser mais criativo.
  • Dirigindo à noite:

    Ao dirigir a uma determinada velocidade à noite, você verá uma média de 20 fontes de luz por segundo. A fonte de luz vem de postes de luz, edifícios e outros veículos.

    Quando isso acontece, o cérebro produz automaticamente ondas beta com uma frequência de 20 Hz. Isso faz com que você esteja mais alerta enquanto dirige.

Enquanto isso, ao diminuir a velocidade, você verá apenas uma média de 7 fontes de luz por segundo. Assim, o cérebro produzirá ondas tetha e fará com que você sonhe acordado enquanto dirige.

Notas de SehatQ

Para obter terapia de ondas cerebrais com o objetivo de tratar certas condições médicas, como PTSD, consulte um médico ou psicólogo.