A lecitina é uma substância gordurosa benéfica para a saúde, quais são os seus benefícios?

A lecitina é uma substância gordurosa comumente encontrada em tecidos vegetais e animais. Além de ser confiável no tratamento de colesterol alto e distúrbios do sistema digestivo, a lecitina também é usada em produtos alimentícios, cosméticos e medicamentos.

A lecitina é uma substância gordurosa saudável, certo?

Aparentemente, o tecido do seu corpo também contém lecitina, você sabe. No entanto, é claro que a lecitina derivada de plantas e animais é o que você geralmente consome na forma de suplementos ou produtos de beleza. Porque acredita-se que a lecitina traz muitos benefícios à saúde. O principal ingrediente da lecitina, a fosfatidilcolina, é conhecido como o componente que torna a lecitina um "soldado" na indústria farmacêutica. Para provar isso, vamos conhecer os benefícios da lecitina abaixo.

1. Reduzir o colesterol

Os benefícios mais "famosos" da lecitina são a redução do colesterol. Os pesquisadores descobriram que os suplementos de lecitina tomados da soja podem aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL) em seu corpo. Além disso, a proteína de soja pode ajudar seu corpo a reduzir o colesterol LDL. Por isso, a lecitina e a soja são consideradas uma “dupla morta” que pode baixar o colesterol!

2. Melhorar a saúde do coração

O próximo benefício da lecitina é a saúde cardíaca, obtida da soja. De acordo com um estudo, os participantes que consumiram produtos de soja com ingredientes de lecitina conseguiram melhorar a saúde do coração, principalmente aqueles que eram assombrados pelo risco de doenças cardiovasculares.

3. Ajude as mães que amamentam

Para as gestantes, o bloqueio do canal do leite materno (ASI) é uma catástrofe que pode atrapalhar a alimentação do filho. Aparentemente, a lecitina é um "remédio natural" que pode prevenir o bloqueio do leite materno, você sabe. Na verdade, as mulheres grávidas são aconselhadas a consumir 1.200 miligramas de lecitina quatro vezes ao dia. Mesmo assim, a lecitina não pode ser a principal droga para superar o bloqueio do leite materno. Consulte seu médico antes de tomar suplementos de lecitina durante a amamentação.

4. Melhore o desempenho do sistema digestivo

Suplementos de lecitina Os benefícios da lecitina na melhoria do desempenho do sistema digestivo foram testados em pacientes com colite ulcerosa (doença inflamatória intestinal que causa feridas no trato digestivo). Porque a lecitina pode aumentar a capacidade do muco nos intestinos de tornar o processo digestivo mais suave e proteger o revestimento do sistema digestivo.

5. Reduzindo os sintomas de demência

A lecitina contém colina, que é usada pelo cérebro na comunicação. Vários estudos demonstraram que o consumo de colina pode melhorar a memória e aliviar os sintomas de demência. Embora ainda haja debate sobre os benefícios da lecitina na redução dos sintomas da demência, os resultados da pesquisa são muito promissores.

6. Embeleze a pele

A lecitina realmente se tornou um dos ingredientes populares em produtos de beleza. Porque acredita-se que a lecitina suaviza a pele ao manter a hidratação. Além disso, a lecitina também é usada em medicamentos para eczema e acne.

Mesmo assim, poucas pesquisas comprovaram a capacidade da lecitina no tratamento desses dois problemas de pele. Além de alguns dos benefícios da lecitina acima, a lecitina também é amplamente usada como medicamento para doenças do fígado, vesícula biliar, bipolar e transtornos de ansiedade. Mas, novamente, não há estudos em grande escala que possam provar isso.

Riscos e complicações do uso de lecitina

A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos considera que a lecitina é uma substância segura para consumo. Se consumida na dosagem certa, acredita-se que a lecitina não causa efeitos colaterais. Portanto, você não deve consumir mais de 5.000 miligramas de lecitina por dia, em qualquer forma. Se for mais do que isso, os seguintes efeitos colaterais e complicações podem aparecer:
  • Diarréia
  • Enjoativo
  • Dor de estômago
  • Aumento da produção de saliva na boca
  • Sentindo-se cheio rapidamente
Tenha cuidado, porque um estudo também descobriu que as bactérias no intestino podem converter lecitina (fosfatidilcolina) em N-óxido de trimetilamina (TMAO). Com o tempo, o TMAO pode desencadear ataques cardíacos e endurecimento das artérias.

Fonte de lecitina

Em comparação com os suplementos, a lecitina de fontes naturais deve ser sua escolha:
  • carne vermelha
  • Frutos do mar
  • Ovo
  • Vegetais verdes como brócolis
  • Soja
  • Feijões pretos
[[artigos relacionados]] Acredita-se que a lecitina, proveniente dessas fontes de alimentos, não traga nenhum efeito colateral ao corpo. Por isso, é sempre recomendável que você consulte seu médico antes de tomar qualquer suplemento, incluindo a lecitina.