Em geral, as crianças são treinadas para usar mais a mão direita. Além da mão direita, não são poucas as crianças cuja mão esquerda é mais dominante ou são chamadas de canhotas. Além desses dois tipos, também existem algumas crianças que são adeptas a usar as duas mãos igualmente bem. Essa condição é chamada de ambidestra.
O que é ambidestro?
Ambidestro é um termo para um grupo de pessoas que podem usar ambas as mãos igualmente bem para realizar várias tarefas, como comer, escrever, levantar, desenhar, esfregar e outras. Esta é uma habilidade muito rara; na verdade, há apenas 1 por cento do total da população humana na Terra que tem essa habilidade. Quando uma criança geralmente usa a mão direita para escrever, ela geralmente se sente rígida se tiver que escrever usando a mão esquerda. Por outro lado, se a criança for canhota, terá dificuldade em escrever com a mão direita. No entanto, as crianças com ambidestria conseguem usar as duas mãos igualmente, sem sentir rigidez. Essa habilidade vai facilitar muito a criança em certas situações. Se a mão direita da criança está ferida, ela pode usar a mão esquerda como um substituto adequado e vice-versa. Uma das figuras famosas com essa habilidade é Leonardo da Vinci. O que faz com que as crianças tenham ambidestria não se sabe ao certo. No entanto, essa capacidade está frequentemente associada aos hemisférios do cérebro (lado esquerdo e lado direito). A pesquisa mostra que para pessoas que tendem a usar a mão direita naturalmente, o cérebro esquerdo é mais dominante. Enquanto isso, em pessoas ambidestras, qual lado do cérebro é mais dominante, é menos claro. Crianças ambidestras têm inteligência inferior?
Embora possam usar as duas mãos igualmente bem, as crianças com habilidades ambidestras têm inteligência inferior do que as crianças dominantes com a mão direita ou esquerda. Crianças com ambidestras tendem a estar em sintonia com suas habilidades físicas, em vez de habilidades de pensamento. Ambidestros tendem a se destacar em esportes, arte e música. Isso ocorre porque o nível de criatividade é geralmente mais alto do que as pontuações dos testes de QI que foram realizados. Pesquisadores do Imperial College London e de outras instituições europeias avaliaram cerca de 8.000 crianças finlandesas, das quais 87 eram ambidestras. O estudo descobriu que crianças ambidestras de 7 a 8 anos tinham duas vezes mais chances de ter dificuldade com linguagem, matemática e desempenho ruim na escola. Crianças com ambidestras também têm duas vezes mais chances de desenvolver sintomas transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade quando chegam à adolescência, que é por volta dos 15 ou 16 anos. Até mesmo os sintomas de TDAH podem ser mais graves do que em crianças canhotas. Estima-se que o TDAH afete de 3 a 9% das crianças e adolescentes em idade escolar. Os adolescentes ambidestros também relataram ter maior dificuldade com a linguagem do que os destros ou canhotos. No entanto, como a ambidestria é uma condição rara, o estudo foi limitado a um pequeno grupo. Portanto, os resultados do estudo não implicam que todas as crianças ambidestras terão problemas de linguagem, matemática, desempenho escolar ou desenvolverão TDAH. Enquanto isso, se seu filho apresentar sinais de TDAH, como dificuldade de foco, hiperatividade, impulsividade e outros, não hesite em consultar o médico. O médico dará a melhor orientação para o problema do seu filho, para que a condição possa ser controlada de forma adequada. [[Artigo relacionado]] A mão de qual criança é mais dominante?
A maioria das crianças tem uma mão que é mais dominante do que a outra para realizar tarefas motoras finas e grossas na vida diária. A genética e o cérebro do indivíduo desempenham um papel na determinação da mão dominante. Algumas crianças também podem descobri-lo precocemente, quando os bebês desenvolvem habilidades para usar uma das mãos aos 7 a 9 meses de idade. Na idade de 10-11 meses, eles desenvolvem uma preferência de mão ou habilidade de mão dominante de forma consistente. Na idade de 18-24 meses, a mão dominante da criança começa a se estabilizar. No entanto, algumas crianças podem demorar até mesmo para se estabilizar na idade de 4-6 anos. Quando uma criança segura algo ou aprende a escrever, verá qual mão é dominante. Em geral, a criança será destra, canhota (canhota) ou ambidestra. Embora possa soar estranho ao seu ouvido, a ambidestria pode ocorrer em algumas crianças.