Este é o processo da respiração humana e várias doenças

O processo de respiração é freqüentemente equiparado ao processo de respiração realizado por humanos. Na verdade, respirar é apenas uma coisa que ocorre em um processo que envolve muitos órgãos e células do corpo. A respiração é a troca de oxigênio e dióxido de carbono nos pulmões a cada 3-5 segundos. Depois disso, o processo de respiração externa ocorre quando o oxigênio dos pulmões é transferido para o sangue. O processo é seguido pela respiração interna, quando o oxigênio no sangue é distribuído às células por todo o corpo para que essas células possam funcionar adequadamente. Este processo é freqüentemente denominado respiração celular. Essa série de eventos é conhecida como processo de respiração.

O que acontece no processo de respiração?

Por causa do complexo processo de respiração, muitos órgãos estão envolvidos nele. Começando pelo nariz ou boca como entrada para o oxigênio e o dióxido de carbono, a laringe, os pulmões, os sacos de ar e os capilares nos próprios pulmões. O processo de respiração começa quando você inala oxigênio pelo nariz ou pela boca, também conhecido como inalação. Esse processo é caracterizado pelo alongamento do músculo diafragma ao respirar, de modo a proporcionar o maior espaço possível para a entrada de oxigênio. Do nariz ou da boca, o oxigênio entra no corpo pela parte posterior da garganta, pela laringe, e então se separa em dois brônquios que conduzem aos pulmões direito e esquerdo. Para garantir uma respiração tranquila, esses tubos brônquicos não devem ser perturbados por muco ou inflamação. Depois disso, o gás será novamente dividido em canais menores chamados bronquíolos e sacos de ar chamados alvéolos. O ser humano médio tem 600 milhões de alvéolos em seu corpo que são rodeados por vasos sanguíneos chamados capilares. É aqui que ocorre o processo de respiração externa, ou seja, a transferência de oxigênio dos pulmões para o sangue. O gás restante na respiração é o dióxido de carbono. Esse gás será expelido pelo corpo por meio do processo de exalação (exalação), que se caracteriza pelo encolhimento do músculo diafragma, de modo que ajuda os pulmões a expelir dióxido de carbono pelo nariz ou pela boca.

Doenças que podem interferir no processo respiratório

O processo de respiração será interrompido quando você sofrer de certos problemas de saúde que atacam o sistema respiratório. Esta doença pode ser causada por uma infecção viral ou bacteriana ou devido a uma doença crônica. Aqui estão algumas doenças que causam interrupção do processo respiratório em seu corpo:
  • Asma

A asma é uma inflamação crônica caracterizada por falta de ar recorrente devido ao estreitamento ou obstrução das vias aéreas. A asma é geralmente caracterizada por falta de ar rangido, tosse, aperto no peito e falta de ar. Quando ocorre asma, esses sintomas podem ser leves a muito graves e podem ser fatais. Portanto, os asmáticos são fortemente encorajados a seguir todos os conselhos do médico e, se necessário, estar sempre preparados com analgésicos da asma, onde quer que estejam.
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

Esta doença também causa falta de ar que piora com a idade. A DPOC é geralmente encontrada em fumantes ou pessoas com histórico de tabagismo pesado. Uma pessoa com diagnóstico de DPOC pode ser submetida a medicamentos ou terapia para reduzir o agravamento dos sintomas. Claro, ele deve evitar a exposição ao ar nocivo, incluindo a fumaça do cigarro.
  • Bronquite crônica

Esse distúrbio do processo respiratório é uma forma de DPOC e outros sintomas na forma de tosse crônica. Pacientes com bronquite crônica tossem catarro, especialmente pela manhã.
  • Enfisema

O enfisema também é outra forma de DPOC que se caracteriza pela incapacidade de uma pessoa de expirar devido a danos nos alvéolos. Não há cura para esta doença, mas sua gravidade pode ser reduzida se o paciente parar de fumar e evitar a exposição ao fumo passivo.
  • Pneumonia

Essa interrupção do processo de aspiração também ocorre devido à infecção nos alvéolos, seja ela causada por bactérias, vírus ou fungos. A pneumonia pode ser curada com tratamento intensivo por 1-3 semanas, mas também pode ser mortal para algumas pessoas com certos riscos.
  • Câncer de pulmão

Esta doença mortal pode aparecer em qualquer parte dos pulmões, mas geralmente está perto dos sacos de ar ou alvéolos. O aparecimento de um tumor cancerígeno interfere na capacidade dos pulmões de se tornarem um local de troca de ar, de modo que você sofre de sintomas, como mudanças na voz e tosse com sangue, que podem levar à morte. [[artigo relacionado]] O vírus SARS-CoV2 ou doença COVID-19 também é uma forma de infecção que interfere no processo respiratório. Não há cura para esta doença, mas pode ser prevenida lavando as mãos com frequência e aumentando o sistema imunológico do corpo.