O corpo treme repentinamente, o que causa isso?

Tremer é a resposta natural do corpo ao se aquecer quando exposto ao ar frio. No entanto, algumas pessoas sentem calafrios repentinos, inclusive durante o sono, embora a temperatura ambiente seja razoavelmente normal. O corpo estremecendo repentinamente sem motivo aparente pode ser um sinal de um problema de saúde. Porque, isso significa que seu corpo está se contraindo fora de controle.

O que faz o corpo tremer de repente?

Existem várias condições que causam calafrios repentinos, incluindo:

1. Exposição ao ar frio

Uma das causas dos calafrios repentinos é o resultado da exposição ao ar frio do ambiente ou da configuração do ar condicionado (AC) em sua casa. Se esta for a causa do tremor repentino, você pode desligar o ar condicionado temporariamente. Você não precisa se preocupar porque os calafrios vão desaparecer quando o corpo começar a ficar quente.

2. Febre

Além da exposição ao ar frio, a causa do tremor repentino do corpo é a febre. Diz-se que uma pessoa tem febre se a temperatura corporal ultrapassar 37,7 graus Celsius. Na verdade, a febre não é uma doença, mas o mecanismo do corpo para combater as infecções. Essa condição também pode ser causada pela inflamação dos órgãos ou por uma reação alérgica. Às vezes, podem aparecer sintomas semelhantes aos da gripe, embora nem todas as pessoas os sintam. A febre vai embora por conta própria, mas você também pode acelerar o seu desaparecimento bebendo mais água e tomando medicamentos contra a febre sem prescrição médica. Se a febre não diminuir por 3 dias, você deve consultar um médico imediatamente para saber mais sobre a causa.

3. Efeitos colaterais do uso de drogas

Alguns tipos de medicamentos que você toma às vezes podem causar efeitos colaterais, incluindo fazer o corpo tremer repentinamente. A causa desse tremor repentino pode ocorrer quando se toma medicamentos de venda livre, suplementos de saúde, produtos à base de ervas e até mesmo medicamentos que foram prescritos por um médico em doses inadequadas. Consulte imediatamente um médico ou farmacêutico que administrou esses medicamentos se o corpo tremer repentinamente após tomá-los. Com isso, você pode prevenir quaisquer possíveis efeitos piores que possam ocorrer.

4. Baixo nível de açúcar no sangue ou hipoglicemia

Níveis baixos de açúcar no sangue ou hipoglicemia podem afetar o desempenho do seu corpo, causando calafrios repentinos. Esta condição é comum após um longo período de inatividade ou quando o corpo é incapaz de controlar adequadamente o açúcar no sangue. Além de calafrios repentinos, a hipoglicemia também é caracterizada por sudorese corporal, visão turva, palpitações, uma sensação de formigamento ao redor da boca, até convulsões em casos graves. Os diabéticos têm maior probabilidade de ter calafrios repentinos porque o corpo não consegue manter um nível de açúcar no sangue estável, que cai repentinamente. Além disso, calafrios repentinos em pessoas com diabetes podem indicar que o consumo de drogas ou dieta não é apropriado. A hipoglicemia em diabéticos pode ser grave, portanto, você deve consultar um médico imediatamente para tratamento médico.

5. Hipotireoidismo

O hipotireoidismo também é a causa dos tremores repentinos durante o sono. O hipotireoidismo é uma condição caracterizada pela incapacidade da glândula tireóide de produzir hormônios em quantidades suficientes para manter o metabolismo do corpo. Essa condição pode aumentar a sensibilidade do seu corpo a temperaturas frias, fazendo com que ele estremece repentinamente. Calafrios repentinos não são o único sintoma de hipotireoidismo. Outros sintomas que podem aparecer incluem:
  • Rosto parece inchado
  • Ganho de peso sem motivo aparente
  • Unhas, pele e cabelo secos
  • Os músculos ficam fracos, doloridos ou rígidos
  • Sentindo-se triste ou deprimido
  • Há um problema de memória
  • Prisão de ventre

6. Reação à atividade física extrema

A próxima causa de calafrios repentinos é uma reação à atividade física extrema. Correr maratonas ou outros tipos de esportes radicais que exigem esforço físico intenso pode causar mudanças na temperatura central, causando calafrios repentinos. Essa resposta pode ocorrer em qualquer clima. No entanto, é mais comum em temperaturas muito altas (exaustão pelo calor) ou muito frias (hipotermia e desidratação). Alguns dos sintomas que aparecem além dos calafrios repentinos são cãibras musculares, tontura, sensação de preguiça, náuseas e vômitos. Para lidar com calafrios repentinos devido ao exercício, você deve evitar exercitar-se em temperaturas muito altas ou muito baixas, usar roupas esportivas adequadas e limitar o tempo a tipos de exercícios extremos.

7. Medo, ansiedade e estresse

Medo, ansiedade e estresse podem causar calafrios repentinos no corpo. Isso pode ocorrer devido a um pico de adrenalina no corpo. A adrenalina é um hormônio produzido pelo corpo diante de situações perigosas ou sob estresse. Os calafrios podem passar por conta própria quando o hormônio adrenalina diminui. Em algumas pessoas, essa condição é rara, exceto quando confrontadas com uma situação tensa ou assustadora. No entanto, para aqueles com estresse crônico, os picos de adrenalina podem ser mais frequentes. Isso significa que os tremores de repente se tornam mais frequentes.

8. Tremor

O tremor é um tipo de doença neurológica que causa distúrbios na função de movimento do corpo. Esta doença pode ser caracterizada por tremores corporais, principalmente nas mãos, pés, corpo e até na voz. Portanto, as pessoas que apresentarem tremores terão aparência de tremores, mesmo que o tempo não esteja frio. Isso porque seu corpo tremia rápida e inconscientemente.

9. Procedimentos anestésicos pós-operatórios

A temperatura corporal pode cair durante a cirurgia. Isso pode ocorrer devido aos efeitos colaterais do uso de anestésicos em procedimentos anestésicos que afetam a capacidade do corpo de regular a temperatura. Quando a operação for concluída e o procedimento anestésico encerrado, o corpo ajustará a temperatura para um valor normal, causando arrepios repentinos.

10. Sepse

Sepse é uma inflamação do corpo causada por uma infecção relacionada à pele, pulmões, intestinos ou trato urinário. Além dos calafrios repentinos, outros sintomas da sepse incluem confusão, sensação de suor, dificuldade para respirar e batimento cardíaco acelerado. A sepse é uma emergência médica que requer tratamento imediato em um hospital.

Como lidar com calafrios repentinos

Basicamente, o corpo que estremece repentinamente pode ir embora por conta própria. No entanto, se o corpo estremecer repentinamente devido ao ar frio, febre, hipoglicemia ou sensação de ansiedade e estresse, você pode superá-lo:
  • Use roupas com camadas
  • Banho quente
  • Beba mais água e tome medicamentos para reduzir a febre
  • Coma para aumentar os níveis de açúcar no sangue
  • Sente-se e respire lentamente para acalmar suas emoções
[[artigos relacionados]] No entanto, se você costuma sentir calafrios repentinos sem motivo aparente, consulte imediatamente um médico para que a causa dos calafrios possa ser identificada.