Deve-se saber, reconhecer as diferenças na anatomia dos ossos pélvicos feminino e masculino

Ao virar as costas, você já sentiu um osso protuberante? Esse osso pode fazer parte da anatomia da pelve. A área pélvica é uma parte importante do corpo a ser conhecida. A pelve é uma série de ossos localizados entre a coluna e as pernas. Essa área se torna uma parte importante do corpo porque os principais nervos, órgãos reprodutivos, bexiga e intestinos estão localizados próximos e protegidos pelos ossos pélvicos. [[artigo relacionado]] Mas você sabia que a anatomia da pelve feminina e masculina é diferente? Antes de entrar na discussão sobre a diferença entre a pelve feminina e a pélvis masculina, é uma boa ideia primeiro identificar a anatomia da pelve em geral.

Como é a anatomia de nossa pelve?

A pelve consiste em três ossos fundidos, a saber, osso do quadril, sacro e cóccix.

osso do quadril

Este osso consiste em três partes, a saber:
  • Ilium que é a maior parte do osso do quadril. A forma é larga como um leque e curva. Se você quiser saber onde está o ílio, tente colocar a mão no quadril, com certeza sentirá a presença desse osso.
  • púbis. Esta parte está bem na frente do osso do quadril. Sua posição é próxima aos órgãos genitais e consiste em duas peças chamadas de sínfise púbica. O púbis é muito forte, mas pode se soltar durante o trabalho de parto porque é o canal de parto do bebê.
  • Ischium, ou seja, os ossos que suportam o peso do corpo quando você está sentado, por isso costumam ser chamados de ossinhos. Sua posição é abaixo do ílio e próxima ao púbis.

sacro

A posição do sacro é atrás da pelve e consiste em cinco vértebras fundidas. O sacro também ajuda a sustentar o peso do corpo.

Tailbone

Por último, está o cóccix, que fica na parte inferior do sacro. Esta seção é responsável por conectar vários músculos que o ajudam a andar, correr e mover as pernas.

As diferenças anatômicas entre a pelve masculina e feminina

Os ossos pélvicos nas mulheres têm funções e tamanhos diferentes dos homens, variando de forma e função.

1. Com base na forma

A forma anatômica da pelve masculina tem as seguintes características:
  • A pelve masculina é chamada de tipo andróide. É menor, mais estreita e mais alta do que a feminina.
  • A curva do osso sacro nos homens é mais fina.
Enquanto isso, a anatomia da pelve feminina tem as seguintes características:
  • O osso pélvico comum nas mulheres é o tipo ginecóide. A cavidade pélvica tem forma oval e é mais rasa e larga do que a pelve masculina.
  • A curva do sacro feminino tende a ser mais larga.

2. Com base na função

A pelve nos homens é mais otimizada como meio de movimento corporal. Esse osso também tem a função de abrigar o intestino grosso, os testículos e o pênis. Portanto, o tamanho tende a ser mais estreito. Enquanto a pelve feminina serve para proteger a vagina, colo do útero ou colo do útero, útero, ovários, trompas de falópio, intestino grosso, bexiga e trato urinário. Portanto, o tamanho da pelve feminina é geralmente mais largo e mais raso. Além de ser um meio de movimento, a anatomia da pelve feminina também desempenha um papel na gravidez e no parto, como canal de parto.

Doenças que podem atacar o osso pélvico

Assim como outras partes do corpo, o osso pélvico também pode apresentar problemas de saúde. Aqui estão algumas doenças que podem aparecer:
  • Fratura de quadril. A maioria das fraturas de quadril é causada por um impacto direto ou impacto através do fêmur. Além de cair de uma altura, esta lesão também é frequentemente causada por acidentes com veículos motorizados. Em idosos, essas fraturas costumam ocorrer devido a quedas.
  • Luxação do quadril, ou seja, o osso da coxa que se destacou de sua cavidade no osso pélvico. Assim como as fraturas, as luxações do quadril também podem ocorrer como resultado de um impacto forte.
  • Osteoartrite causada pela ruptura da cartilagem na articulação do quadril. Como resultado, as pontas dos ossos se esfregam e causam dor.
  • Infecção óssea ou osteomielite. Essa condição ocorre quando bactérias ou fungos entram no osso. Em adultos, a pelve, as pernas e a coluna são as partes afetadas com mais frequência por essa infecção.
Compreender a anatomia dos ossos pélvicos e suas funções importantes pode ser o primeiro passo para aumentar sua consciência na manutenção da saúde pélvica. [[artigos relacionados]] Se você tiver sintomas suspeitos na pélvis e ao redor dela, não hesite em consultar um médico.