Em alguns momentos da vida, muitas vezes nos deparamos com coisas que não estão de acordo com as crenças em que acreditamos. Você também pode ter sido forçado a fazer algo, embora houvesse uma turbulência interna em vivê-lo. Essa condição é conhecida como dissonância cognitiva - ocorre quando há uma dissonância (dissonância) entre duas crenças ou valores e causa desconforto. Como os humanos lidam com a dissonância cognitiva?
O que é dissonância cognitiva?
Dissonância cognitiva é um termo que se refere a um estado mental desconfortável quando confrontado com duas crenças ou valores diferentes. Essa condição também ocorre quando alguém faz algo que não está de acordo com os valores e crenças defendidas. O termo dissonância cognitiva foi introduzido como uma teoria por um especialista chamado Leon Festinger em 1957. A teoria da dissonância cognitiva centra-se em como uma pessoa tenta obter consistência e conformidade em suas atitudes e comportamento. De acordo com Leon Festinger, crenças conflitantes ou incompatíveis podem apagar a harmonia interior - uma condição que as pessoas tentam evitar. Esse conflito de valores cria uma sensação de desconforto. A dissonância ao vivenciar a dissonância cognitiva faz com que a pessoa procure formas de diminuir o desconforto. O conceito de dissonância cognitiva há muito tempo é uma das teorias mais influentes da psicologia social. Essa teoria também foi objeto de muitas pesquisas feitas por especialistas.Exemplos de condições de dissonância cognitiva na vida cotidiana
Continuar a fumar, mesmo que possa prejudicar os pulmões, é um exemplo de dissonância cognitiva.Como um conceito bem conhecido em psicologia, a dissonância cognitiva costuma ser vivenciada por nós todos os dias. Exemplos de dissonância cognitiva incluem:- Uma pessoa continua fumando, mesmo sabendo que essa atividade pode interferir em sua saúde
- Alguém está contando mentiras, mas ele se convence de que está dizendo coisas boas
- Alguém explicou a importância dos exercícios, embora ele mesmo não os fizesse. Esse comportamento é conhecido como hipocrisia ou hipocrisia.
- Uma pessoa come carne, embora se diga que ama os animais, mas não aprova o abate de animais. Este comportamento também é conhecido como paradoxo da carne .