No mundo da medicina, o vômito costuma ser chamado de gastroenterite, que é uma inflamação do trato digestivo. Também há quem a chame de gripe estomacal, embora muitas vezes não tenha nada a ver com gripe ou influenza. O vômito é uma doença digestiva muito comum. Em todo o mundo, estima-se que ocorram cerca de três a cinco milhões de casos de vômito a cada ano. Então, como tratar os sintomas corretos do vômito?
Vários sinais e sintomas de vômito
O principal sintoma do vômito é a diarreia. Quando o intestino grosso fica inflamado, esse órgão não consegue absorver o excesso de água, resultando em diarreia. Além da diarreia, outros sinais de vômito podem incluir:
- Dor de estômago ou cólicas estomacais.
- Nauseante.
- Vomita.
- Febre.
- Bebês e crianças que sofrem de vômitos têm dificuldade para comer.
- A perda de peso pode ser um sinal de desidratação.
- Suor excessivo.
- Um suor frio.
- Músculos rígidos e dores nas articulações.
- Incontinência fecal ou incapacidade de evacuar.
Como as pessoas com vômitos apresentam diarreia intensa e vômitos muitas vezes ao dia, a desidratação pode ocorrer rapidamente. Se você tiver vômito, esteja ciente dos seguintes sinais de desidratação:
- Sentindo muita sede.
- A urina é de cor escura e de baixo volume.
- Pele e boca secas.
- Bochechas e olhos encovados.
- Nos bebês, a fralda fica seca por mais de quatro horas.
Causas de vômito
O vômito pode ser causado por infecções virais, bacterianas ou outras infecções parasitárias. Nos países desenvolvidos, os surtos de vômito são geralmente causados por vírus altamente contagiosos (como o norovírus e o rotavírus). Enquanto isso, em países pobres e em desenvolvimento, o vômito geralmente ocorre por meio de água ou alimentos contaminados com germes. Além de água ou alimentos contaminados, várias vias de transmissão de vômito podem incluir:
- Contato com pessoas que sofrem de vômitos.
- Falta de higiene, por exemplo, raramente lavando as mãos.
- Utensílios de alimentação sujos ou contaminados.
Como tratar o vômito em adultos
Se você tiver sintomas que indiquem vômitos, execute imediatamente as etapas a seguir.
1. Aumente a ingestão de líquidos
Você pode beber água, bebidas eletrolíticas ou
bebida esportiva para prevenir a desidratação. Melhor beber pouco, mas com frequência. O motivo é que a ingestão direta de grandes quantidades de líquido pode causar náuseas e vômitos.
2. Observe sua urina
Normalmente, uma pessoa deve urinar em um intervalo de tempo bastante regular. A cor da urina também deve ser amarela brilhante e limpa. Se a cor da sua urina está ficando mais escura, você pode estar começando a ficar desidratado. Especialmente se começar a sentir tonturas ou sentir a cabeça leve. Para evitar a desidratação, você pode beber líquidos SRO. Os fluidos SRO são uma boa maneira de tratar os sintomas de desidratação por vômito. O ORS pode ser adquirido gratuitamente na farmácia mais próxima.
3. Coma pouco a pouco gradualmente
Se ainda sentir náuseas, coma aos poucos com mais frequência. Você deve evitar alimentos com especiarias fortes. Tente encher seu estômago com
biscoitos , bananas, mingaus e outros tipos de alimentos de fácil digestão. Também fique longe de leite e laticínios, cafeína, refrigerantes e alimentos gordurosos.
4. Descanse bastante
Diarréia e vômitos podem fazer você se sentir fraco e cansado. Portanto, descanse o máximo possível.
5. Vá ao médico
A forma mais adequada de tratar o vômito é consultar um médico se os sintomas não desaparecerem por mais de dois dias. Especialmente se você tiver diarreia com sangue, febre de até 39º Celsius ou mais, vontade de desmaiar ao se levantar, sentir confusão e dor abdominal que não melhora.
Como lidar com o vômito em bebês e crianças
Se seu bebê ou criança for exposto a vômitos, consulte imediatamente um médico para prevenir complicações como desidratação. Você também pode tomar medidas para lidar com o vômito em bebês e crianças pequenas da seguinte maneira:
1. Dê ORS
Quando o vômito parar, dê a solução de reidratação ou SRO aos poucos. Não force a criança a beber grandes quantidades imediatamente, pois isso geralmente provoca vômitos. Certifique-se de que seu filho beba com freqüência a cada poucas horas. Se o bebê ainda estiver amamentando, alimente-o com a maior freqüência possível. Se o bebê for alimentado com fórmula, dê também uma solução de reidratação entre as fórmulas.
2. Fornece alimentos fáceis de digerir
Você pode dar mingaus, bananas e batatas como uma forma de ajudar a superar os sintomas de vômito em crianças. Não sirva leite e laticínios (como sorvete e queijo) para seu bebê. Por um tempo, evite também alimentos açucarados, doces e refrigerantes. A razão é que esses alimentos e bebidas podem piorar a diarreia.
3. Cuidado com os sinais de desidratação
Boca e pele secas, sede constante, olhos fundos ou choro sem lágrimas são sinais de desidratação em crianças. Em bebês, os sintomas de desidratação podem incluir uma coroa afundada e a fralda permanece seca por mais de quatro horas. Vá imediatamente ao hospital se houver sintomas de desidratação em seu filho. [[artigo relacionado]] Os sintomas de vômito geralmente diminuem e remitem em alguns dias. O fator mais importante ao sentir vômito é manter a ingestão adequada de líquidos para prevenir a desidratação causada por vômitos intensos e diarreia. Verifique com seu médico se os sintomas de vômito não melhorarem e se o tratamento que você está fazendo não funcionar. Especialmente para bebês e crianças, você deve ser levado imediatamente ao médico se tiver vômitos e diarreia. O motivo, a desidratação em bebês e crianças pode ser fatal.