Tosse seca constante? Cuidado com esses 8 sinais de doença grave!

O pequeno som característico de tosse que vem de uma tosse seca incomoda não só você, mas também as pessoas ao seu redor. À primeira vista, a tosse seca é um problema menor que pode ser eliminado, mas e se você tiver uma tosse seca persistente? A tosse é a resposta do corpo para expelir ou limpar coisas que irritam a garganta e os pulmões. No entanto, uma tosse seca persistente pode ser um sinal de um problema de saúde mais sério. [[Artigo relacionado]]

8 causas de tosse seca persistente

A tosse seca ocasional geralmente é causada por uma tosse regular e pode ser tratada com ingredientes naturais ou remédios para tosse disponíveis nas farmácias. No entanto, uma tosse seca persistente pode indicar certas condições médicas, como:

1. Doença de refluxo ácido (DRGE)

Embora a DRGE seja um distúrbio estomacal devido ao ácido gástrico que sobe para o esôfago (esôfago), a DRGE pode causar tosse seca persistente porque o ácido gástrico irrita o esôfago. Outros sintomas que podem ocorrer além de uma tosse seca persistente são náuseas, vômitos, dor no peito, dor de garganta, sensação de queimação no peito ( azia ), mau hálito, rouquidão e dor ou dificuldade em engolir. Pessoas com DRGE também podem sentir um nó na garganta e o aumento de alimentos ácidos ou líquidos na boca.

2. Infecção do trato respiratório superior

As infecções do trato respiratório, como resfriados e gripes, podem causar tosse aguda com catarro que gradualmente se transforma em tosse seca. No entanto, quando você está infectado com vários vírus causadores de resfriados, pode ter uma tosse seca persistente, embora os sintomas do resfriado tenham melhorado e possam durar até dois meses. Além disso, o muco ou muco do nariz devido a um resfriado pode descer pela garganta (pós-nasal gotejamento)e causa uma tosse seca persistente.

3. Fibrose pulmonar idiopática

O tecido cicatricial que aparece e se desenvolve nos pulmões ou fibrose pulmonar idiopática pode causar uma tosse seca persistente. O espessamento do tecido cicatricial pode causar dificuldade em respirar. Os pacientes podem sentir fadiga, unhas espessas e arredondadas, diminuição do apetite, falta de ar e perda gradual de peso.

4. Asma

Uma tosse seca persistente, especialmente à noite e pela manhã, é um sintoma comum de asma ou inchaço e estreitamento das vias aéreas. Pessoas com asma podem sentir falta de ar, dor ou pressão no peito e um som chiado ao expirar.

5. Pneumotórax

Além do câncer de pulmão, uma tosse seca persistente pode indicar outro distúrbio pulmonar, a saber, um pneumotórax ou uma condição em que os pulmões entram em colapso repentino. O pneumotórax pode resultar de uma lesão no tórax ou de certas doenças pulmonares. Além de tosse seca persistente, o pneumotórax pode causar dor repentina no peito e falta de ar. O pneumotórax é um caso de emergência. Se você tiver tosse seca excessiva acompanhada de falta de ar severa, você deve ir imediatamente ao serviço de emergência mais próximo.

6. Câncer de pulmão

Embora rara, uma tosse seca persistente pode ser causada por câncer de pulmão. A tosse seca persistente em pessoas com câncer de pulmão pode variar em características, como ter um som diferente e ser mais dolorosa. Quem sofre de câncer de pulmão geralmente tem as características de voz rouca, perda de peso inexplicável, tosse com sangue, falta de ar e dor no peito.

7. Fatores ambientais

A irritação do trato respiratório que causa tosse seca contínua pode ser causada por fatores ambientais, como fumaça de cigarro, poeira, poluição, mofo, produtos químicos e pólen. Para algumas pessoas, o ar muito seco ou frio também pode desencadear uma tosse seca persistente.

8. Conteúdo do medicamento: bloqueador do receptor ACE

O conteúdo dos bloqueadores do receptor da ECA pode ser encontrado em medicamentos anti-hipertensivos. Essa classe de drogas tem efeitos colaterais na forma de tosse persistente. Alguns exemplos de drogas são lisinopril, enalapril e assim por diante.

Como descobrir a causa de uma tosse seca persistente?

Além de realizar um exame físico, perguntar sobre outros sintomas que você está experimentando e descobrir seu prontuário médico, o médico realizará vários métodos de exame para determinar a causa de sua tosse seca persistente, como:
  • Teste de espirometria, o médico verificará a função pulmonar e certas condições médicas que causam tosse seca persistente, pedindo ao paciente que respire em um dispositivo de plástico.
  • Endoscopia e broncoscopia, o médico inserirá um tubo com uma câmera na boca, no esôfago e estômago (endoscopia) ou no trato respiratório (bronscopia).
  • Teste de imagem, o médico usa uma ferramenta para ver o interior do tórax do paciente, comoRaio X ouTomografia computadorizada.
Se a tosse seca não passar, consulte um médico imediatamente para exames adicionais. O médico irá sugerir o medicamento ou tratamento certo para tratar a tosse seca persistente com base na causa da tosse seca persistente que você está apresentando.