Sentir sede de elogio como uma pessoa narcisista tem mais ou menos raízes na falta de humildade. Na verdade, ser humilde significa ser modesto quanto ao próprio papel, não exagerar e assumir que é superior aos outros. Infelizmente, a humildade está se tornando cada vez mais rara. Principalmente na era das redes sociais que moldam o comportamento das pessoas que querem exibir tudo com um esmalte que não condiz com a realidade. Nesta era de informação digital e rápida, ser humilde está se tornando cada vez mais desafiador.
Como desenvolver uma atitude humilde
A essência da humildade é ver a sua figura com as proporções corretas. Não muito para ser arrogante ou muito pouco que resulte em baixa autoestima. Ao inventar uma atitude humilde, há três coisas que precisam ser combinadas:
- Conscientização das vantagens e desvantagens
- Abertura para aceitar críticas
- Empatia pelos outros
Então, como você cria uma atitude humilde? Aqui estão as etapas:
1. Não se canse de pedir críticas
Há ocasiões em que alguém sente que o que está fazendo é "perfeito" só porque não ouve críticas ou sugestões de outras pessoas. Para manifestar humildade, faça o oposto. Peça críticas ou sugestões de pessoas mais próximas e honestas. Não hesite em perguntar se você é humilde o suficiente, quais são suas fraquezas e o que precisa fazer para se tornar uma pessoa com mais empatia. Ao fazer essas perguntas, pode-se ver quantas áreas podem ser desenvolvidas a partir da natureza que foi possuída até agora.
2. Não se defenda
Naturalmente, quando alguém recebe críticas ou comentários, eles respondem defensivamente. Resista em não fazer isso. Mesmo que seja desagradável ouvir críticas ou feedback, encontre tempo para lidar com isso como um momento de aprender e crescer. Entenda muito bem que para manifestar humildade é preciso tempo e esforço consistente. Esteja aberto para aprender e aceite as sugestões com sinceridade. Responder ao feedback com autodefesa não será eficaz.
3. Empatia para com os outros
A raiz da humildade é a empatia pelos outros. Existem duas partes cruciais da empatia, a saber, a capacidade de ver as coisas através da perspectiva da outra pessoa, ao mesmo tempo que respeita a existência dela. Ao construir um senso de empatia, ao mesmo tempo, uma natureza humilde será formada. Pratique se colocar no lugar da outra pessoa. Dessa forma, a empatia pode quebrar o padrão de ser muito egocêntrico e permitir que uma pessoa esteja mais conectada aos outros. No longo prazo, isso terá um impacto positivo nos relacionamentos com outras pessoas.
4. Não hesite em perguntar
Praticar ser uma pessoa humilde significa que você não hesita em se posicionar como alguém que precisa aprender mais coisas. Não hesite em perguntar. Livre-se do velho paradigma de que perguntar fará com que alguém pareça estúpido. Ao contrário, fazer perguntas dará espaço para que outras pessoas participem até que finalmente discutam. É possível que uma simples pergunta possa fazer uma grande diferença. Faz parte de ser humilde porque você não sente que sabe tudo.
5. Seja um bom ouvinte
Junto com a habilidade de não se defender ao receber críticas, seja um bom ouvinte. Este é o primeiro passo que precisa ser dado se você deseja ter uma natureza humilde. Claro, para ser um bom ouvinte, você precisa respeitar a pessoa que fala. Lembre-se de que todos têm uma perspectiva igualmente valiosa. Não julgue alguém apenas por sua aparência externa ou por sua posição no escritório. Quem quer que seja, pode ter opiniões ou experiências valiosas para os outros.
6. Autoconsciente
Todos neste mundo fazem parte de um universo tão grande. É como perceber que você não é o centro do universo. Ao incutir essa mentalidade, uma pessoa não vai mais se sentir o mais importante ou egoísta e será capaz de apreciar a existência de outras pessoas
7. Não espere apreciação
Para ser humilde, deve-se falar o menos possível sobre si mesmo. De qualquer forma, de ostentação ostensiva a
humilde ou seja, exibindo-se envolto em falsa humildade. Assim, não haverá esperança de obter apreço ou elogio de outras pessoas. Existe um mito que diz que uma pessoa humilde passará despercebida ou menos proeminente em um ambiente. Este é um grande erro. Na verdade, uma pessoa humilde parecerá muito mais atraente do que uma pessoa que gosta de se gabar. Não é fácil ser humilde. É preciso muita consistência e determinação. Especialmente se o ambiente ao redor estiver ocupado exibindo suas respectivas forças e egos, será cada vez mais difícil manifestar humildade. [[artigo relacionado]] Então, voltemos a ouvir o que seu coração diz. No final, ser humilde será muito mais reconfortante do que ficar ocupado buscando validação e apreciação de outras pessoas.