Os ácidos nucléicos podem ser a resposta para a Covid-19?

Os ácidos nucléicos são um grupo macromolecular nas células. Na verdade, esses compostos são compostos de polímeros com uma sequência repetitiva de unidades. Surpreendentemente, este composto é uma proteína muito estável. Este composto pode ser encontrado em todas as células e vírus. A função dos ácidos nucléicos está relacionada à expressão e armazenamento de informações genéticas.

Ácidos nucléicos, DNA e RNA

Normalmente, os ácidos nucléicos estão associados com DNA e RNA. Porque são os mais famosos entre outros tipos de ácidos nucléicos. O DNA é útil para codificar as informações de que as células precisam para fazer proteínas. Enquanto o RNA está presente em várias formas de moléculas que desempenham um papel na síntese de proteínas.

Quais são as funções dos ácidos nucléicos no corpo?

Cada tipo de ácido nucléico tem uma função diferente na célula. Algumas das funções comuns incluem:

1. Armazenamento e codificação de informações genéticas

Os ácidos nucléicos no DNA desempenham um papel importante no armazenamento e codificação de informações genéticas. O DNA permite que as informações genéticas de uma pessoa sejam transmitidas aos seus descendentes. Os nucleotídeos no DNA só irão emparelhar em uma certa ordem. Sempre que uma célula duplica uma fita de DNA, a sequência de nucleotídeos também deve ser copiada na ordem correta. É essa cópia precisa que será feita e transmitida de geração em geração.

2. Síntese de proteínas e expressão de informações

O RNA desempenha um papel importante na síntese de proteínas. Um desses ácidos nucléicos também desempenha um papel importante na expressão das informações armazenadas no DNA. Essa expressão é importante no processo de fabricação de proteínas. Enquanto outras funções de RNA incluem:
  • Faça novas células no corpo
  • Traduzir DNA em proteína
  • Mensageiros entre DNA e ribossomos
  • Ajuda os ribossomos a escolher os aminoácidos certos ao fazer proteínas

3. Produz energia para as células

Outra função dos ácidos nucléicos é produzir energia para os processos celulares. Isso significa que nem todos esses compostos estão envolvidos no processamento da informação nas células. Que atua como produtor de energia é o ácido nucléico adenosina trifosfato (ATP). O ATP é formado a partir de grupos fosfato e é uma ligação de alta energia para fornecer energia às células. Essa energia é importante para o funcionamento adequado das células. Além disso, o ATP desempenha um papel em certas funções corporais, como a contração muscular, inclusive quando o coração bate.

4. Pesquise várias doenças

Muitos testes são realizados usando ácidos nucléicos para diagnosticar certas doenças ou condições médicas. Este teste com base em ácido molecular também pode identificar patógenos infecciosos. Não menos importante, os testes usando DNA ou RNA também são cruciais para determinar o status do portador genético de uma pessoa. Alguns tipos de câncer utilizam diagnósticos de ácido nucléico. Por exemplo, câncer de bexiga, câncer colorretal, câncer de ovário, câncer de próstata e câncer de mama. O mesmo ocorre com distúrbios cromossômicos e várias outras doenças graves.

O papel dos ácidos nucléicos na pandemia de Covid-19

Até agora, ainda enfrentamos a pandemia Covid-19 e não há uma indicação clara de quando esse desastre terminará. Mas especialistas em saúde descobriram dois papéis importantes dos ácidos nucléicos nesse surto. O que são aqueles?
  • Teste de diagnostico

O surgimento da pandemia Covid-19 foi acompanhado pelo trabalho árduo de médicos especialistas em encontrar maneiras de diagnosticar as pessoas afetadas por esta doença. Para diagnosticar esta doença relativamente nova, um dos métodos usados ​​são os reagentes à base de ácido nucleico. Os testes de ácidos nucléicos são considerados o padrão mais alto para o diagnóstico de Covid-19. Isso certamente é afirmado após testes com alta sensibilidade e especificações. Portanto, os produtos à base de ácido nucléico têm um efeito positivo na prevenção e controle do surto de Covid-19.
  • Potencial de tratamento

O ácido nucleico também é considerado um potencial no tratamento da infecção por SARS-CoV-2. A razão é que essa molécula se mostrou eficaz no tratamento do SARS-CoV, que é o vírus que causa a SARS. O uso de moléculas baseadas em ácido nucléico também é útil para regular os níveis de expressão gênica em células-alvo. De acordo com um estudo, os agentes terapêuticos à base de ácido nucléico têm sido uma lufada de ar fresco, pois demonstraram ser um grupo poderoso e versátil de drogas antivirais. A droga tem eficácia promissora contra várias infecções virais, incluindo SARS-CoV. Se totalmente desenvolvido como uma molécula de medicamento, pode ser possível usá-lo contra a SARS-CoV-2. Como um dos potenciais confiáveis ​​para controlar a epidemia, a pesquisa sobre os ácidos nucléicos certamente precisa ser intensificada. Com estudos melhores, o potencial oculto também pode ser realizado. Isso inclui a possibilidade de uso de vacinas baseadas em DNA ou RNA, que ainda estão em pesquisas. Curioso sobre os ácidos nucléicos e outros problemas celulares? Você pode consulta direta com um médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.