10 causas do inchaço da vagina e como superá-lo

O edema vaginal pode ocorrer em qualquer mulher, em qualquer faixa etária. Essa condição pode ser causada por várias coisas. Embora possa causar desconforto, o inchaço vaginal não é motivo de preocupação e pode ser tratado com um tratamento leve. No entanto, é importante saber a causa para que você possa obter o tratamento adequado.

Várias causas de inchaço da vagina que precisam ser vigiadas

Muitas pessoas pensam que o inchaço vaginal é causado por uma infecção por fungos. Considerando que a causa do inchaço vaginal pode ocorrer devido a várias coisas, como alergias, gravidez, a atividade sexual que é muito violenta. Aqui estão várias causas de inchaço vaginal que você deve ter cuidado.

1. Alergias

Uma das causas do inchaço vaginal é uma reação alérgica. Sim, sem perceber, existem vários produtos de higiene feminina e ferramentas pessoais que podem realmente ser uma das causas de uma vagina inchada. Essa condição pode ocorrer porque a vagina é uma área bastante sensível do corpo. Alguns produtos que podem aumentar a vagina incluem sabonete, lubrificantes, sabonete vaginal, cremes vaginais, absorventes higiênicos, preservativos de látex e anticoncepcionais. O inchaço da vagina pode ocorrer como resultado de uma reação ao uso de um desses produtos. Portanto, se você tiver sinais de alergias vaginais, deve interromper imediatamente o uso desses produtos de tratamento. Para obter mais detalhes, você também pode consultar um médico para determinar a causa das alergias.

2. Irritação

O edema vaginal também pode ser causado por uma reação irritante. Geralmente, as reações de irritação são causadas pelo uso de produtos que contêm produtos químicos. Por exemplo, papel higiênico, sabonete, perfume ou detergente. O uso de roupas íntimas muito justas ou feitas de certos materiais, como renda ou poliéster, também pode causar irritação na área vaginal. Como resultado, isso pode levar ao inchaço da vagina. Às vezes, outros tipos de roupa íntima, como Correia ou Fio dental, também pode causar irritação. A razão é, o uso de Correia ou Fio dental não pode cobrir completamente a área dos lábios vaginais (lábios), podendo causar atrito na área vaginal. Se for feito continuamente, não é impossível que possa causar o inchaço da vagina.

3. Atividade sexual muito violenta

Sexo muito violento pode fazer a vagina inchar. Sexo com um parceiro pode, na verdade, fazer a vagina inchar. Normalmente, essa condição pode ocorrer quando a vagina está muito seca ou sem lubrificação. Uma fricção muito forte e prolongada por tempo suficiente pode fazer sua vagina inchar. Não só fica inchado, mas fazer sexo muito violento corre o risco de rasgar a pele de dentro da vagina. Se não for controlada, a laceração pode ser um ponto de entrada para doenças venéreas. Se você sentir inchaço vaginal devido à relação sexual muito violenta, você deve fazer mais preliminares antes de iniciar a relação sexual ou sempre use lubrificantes para minimizar o risco de atrito nos órgãos genitais. No entanto, seria melhor se você consultar um médico para exames adicionais. Os médicos geralmente administram analgésicos, como o ibuprofeno, para aliviar a dor causada pelo inchaço vaginal.

4. Gravidez

A gravidez pode causar inchaço vaginal. Se você estiver grávida e perceber que sua vagina está inchada, não se preocupe. O motivo é que a pressão na pelve devido à presença do feto no abdômen pode de fato aumentar o fluxo sanguíneo para a parte inferior do corpo, incluindo a vagina. Essa condição torna as mulheres grávidas propensas a inchaço vaginal, de forma que você pode sentir dor e desconforto. O edema vaginal durante a gravidez pode desaparecer por conta própria no momento do parto. No entanto, para aliviá-lo, você pode deitar elevando as pernas para que o líquido e o sangue não se acumulem na parte inferior do corpo, incluindo a vagina. Se esta condição for acompanhada por outros sintomas, você deve consultar seu obstetra.

5. Infecções fúngicas

Um dos sintomas de uma infecção vaginal por fungos é o inchaço. Esta condição geralmente é causada por um fungo Candida albicans. Além do inchaço, as infecções vaginais por fungos geralmente causam uma variedade de sintomas, como:
  • ferroada
  • Dor ao urinar
  • Dor durante a relação sexual
  • Vermelhidão vaginal
  • Corrimento vaginal aglomerado e cheira mal
Se você tiver uma infecção por fungos, deve consultar um médico imediatamente para obter o tratamento correto. Normalmente, o médico prescreve uma variedade de medicamentos, incluindo analgésicos e antifúngicos. 6. Vaginose bacteriana O crescimento excessivo de bactérias nocivas na vagina pode causar vaginose bacteriana ou infecção bacteriana vaginal. Essa condição geralmente causa inchaço, coceira, uma sensação de queimação que se transforma em um líquido acinzentado com um odor pungente e fétido. Alguns casos de vaginose bacteriana desaparecem por conta própria. No entanto, para ajudar a restaurar a condição, o médico geralmente prescreve antibióticos e medicamentos antibacterianos. Esses medicamentos são tomados por via oral e alguns são aplicados na área vaginal. Além disso, você também deve manter uma higiene vaginal regular.

7. Cervicite

Cervicite é uma condição em que o colo do útero fica inflamado. Geralmente, a cervicite surge como resultado de infecções sexualmente transmissíveis. No entanto, nem todas as pessoas com cervicite têm histórico de infecções sexualmente transmissíveis. Vários tipos de doenças sexualmente transmissíveis que geralmente causam cervicite são clamídia, gonorreia e tricomoníase. Além de causar inchaço da vagina, essa condição geralmente também causa dor pélvica, corrimento vaginal anormal, sangramento durante a menstruação e dor durante a relação sexual. Portanto, para aqueles de vocês que sentirem estes sintomas, você deve consultar um médico imediatamente.

8. Cisto

O cisto de Bartholin e o ducto de Gartner são outras causas de edema vaginal. O cisto de Bartholin é um tipo de cisto que aparece nas glândulas de Bartholin e está localizado em ambos os lados da parte inferior da abertura vaginal. Às vezes, essas glândulas podem ser infectadas e se enchem de pus e formam um abscesso. Além de uma vagina inchada, o cisto de Bartholin pode causar outros sintomas, como dor, sensação de queimação e sangramento. Além disso, os cistos também podem crescer no trato de Gartner, que é um tubo que se forma no feto quando seus órgãos urinários e sexuais se desenvolvem. Tecido residual que gruda na parede vaginal e não desaparece após o parto pode se transformar em cisto. Embora inofensivos, os dois cistos podem causar problemas durante o crescimento e infeccionar. Para superar isso, você pode consultar um médico para exames adicionais. Se um cisto de Bartholin for pequeno, geralmente desaparece por conta própria. Tomar um banho quente e tomar analgésicos pode ajudar a aliviar a dor e o inchaço. No entanto, em casos graves, os cistos de Bartholin podem ser tratados com uma pequena cirurgia para remover o pus. Após o procedimento, a ferida será limpa e fechada. O mesmo se aplica aos cistos do Gartner.

9. Herpes genital

O herpes genital pode causar inchaço da vagina. O inchaço vaginal também pode ser causado pelo herpes genital, também conhecido como herpes simples. O herpes genital pode causar sintomas, como pequenas bolhas na área vaginal. Pequenas bolhas podem estourar e causar uma dor terrível. Além do inchaço da vagina, o herpes genital pode causar dor e algumas áreas do corpo ficam doloridas. Até agora não existe uma opção de tratamento certa para tratar o herpes genital, mas medicamentos controlados podem ajudar a aliviar os sintomas da doença.

10. Edema

O edema é uma condição que ocorre devido ao acúmulo de líquido no corpo. Na vagina, essa condição é geralmente causada por fluido nos gânglios linfáticos ou veias que não drenam. Para tratar essa condição, os médicos devem identificar a causa primeiro. Massagear suavemente a área inchada pode ajudar a reduzir o inchaço, mas deve ser feito de acordo com as instruções do seu médico.

Quando você deve consultar um médico?

Na verdade, o inchaço da vagina não é uma condição com que se preocupar. No entanto, você deve consultar um médico se:
  • Sentindo outros sintomas associados, como febre ou calafrios
  • Edema vaginal doloroso
  • Os sintomas de inchaço vaginal duram mais de uma semana
Seu médico pode realizar um exame pélvico, exame de sangue ou biópsia para determinar a causa do edema vaginal.