Amante
salada e as pessoas que levam um estilo de vida saudável certamente conhecem os benefícios do azeite de oliva usado para cozinhar ou apenas um complemento aos pratos a serem consumidos. O azeite é uma gordura extraída da oliveira, nativa da região mediterrânica. Ao contrário de outros óleos, o azeite de oliva é considerado um óleo saudável que pode ser usado como alternativa à manteiga, margarina ou óleo vegetal. Pode-se dizer que o azeite de oliva para refogar vegetais é um óleo versátil. Os benefícios do azeite variam, desde a manutenção da saúde até a nutrição da pele e a prevenção do ressecamento. [[Artigo relacionado]]
Teor de azeite
Em uma colher de sopa de azeite ou o equivalente a 15 ml, existem nutrientes como os seguintes:
- Gordura: 13,5-14 gramas
- Cálcio: 0,1 miligrama
- Potássio: 0,1 miligrama
- Sódio: 0,3 miligramas
- Vitamina E: 1,9 miligramas
- Vitamina K: 8 microgramas
O teor de azeite é bastante calórico, podendo chegar a 120 calorias. O azeite de oliva também contém muita gordura, como gordura monoinsaturada, gordura poliinsaturada, ácido oleico, ômega-3 e ômega-6. O azeite de oliva também contém colina e antioxidantes, incluindo flavonóides e polifenóis que podem repelir os radicais livres.
Leia também: Maneiras Simples de Reconhecer o Azeite VerdadeiroBenefícios do azeite de oliva para a saúde
Os benefícios do azeite não podem ser negados porque o azeite é bem conhecido do público. No entanto, quais são os usos do azeite para a sua saúde? Confira 12 benefícios do azeite para você:
1. Protege o coração
O coração é um órgão que desempenha um papel no bombeamento do sangue por todo o corpo e é um órgão importante do corpo. Citado de uma pesquisa, descobriu-se que uma dieta mediterrânea que costuma adicionar azeite de oliva aos pratos reduz o risco de doenças cardíacas. A eficácia do azeite de oliva na proteção do coração se deve ao seu efeito na redução da pressão arterial, prevenção de coágulos sanguíneos, manutenção das paredes dos vasos sanguíneos, redução da inflamação e manutenção dos níveis de colesterol no corpo.
2. Potencial para superar a doença de Alzheimer
Os benefícios do azeite não são mitigados, porque um dos benefícios do azeite é combater a doença de Alzheimer. O azeite de oliva pode remover a placa bacteriana
beta-amilóide suspeita de causar a doença de Alzheimer. No entanto, só foi encontrado em ratos e não foi estudado em humanos.
3. Reduz o risco de diabetes tipo 2
A dieta mediterrânea, que costuma usar azeite de oliva, tem se mostrado eficaz para manter a saúde. Um estudo descobriu que a dieta mediterrânea pode prevenir o diabetes tipo 2. No entanto, pesquisas adicionais ainda são necessárias para determinar os benefícios das azeitonas na redução das chances de desenvolver diabetes tipo 2.
4. Rico em gorduras insaturadas
Existem vários compostos no azeite que constituem os benefícios do azeite para a saúde. Um deles é a gordura insaturada do azeite. A gordura insaturada do azeite de oliva, chamada de ácido oleico, domina 73% do conteúdo do azeite.O ácido oleico contribui para a lista de benefícios do azeite em termos de redução da inflamação no corpo.
5. Previna doenças acidente vascular encefálico
Além de reduzir as chances de desenvolver diabetes tipo 2, outro benefício do azeite é a prevenção do diabetes
acidente vascular encefálico. A pesquisa mostra que o alto consumo de azeite está associado a risco
acidente vascular encefálico O baixo. No entanto, os benefícios do azeite de oliva na prevenção
acidente vascular encefálico mais estudos ainda são necessários.
6. Suporta perda de peso
Os benefícios do azeite neste são certamente bem conhecidos. O azeite faz parte da lista de alimentos saudáveis que podem ser consumidos para manter a saúde e emagrecer. Verificou-se que o consumo de azeite não desencadeia ganho de peso ou obesidade, aliás um dos benefícios do azeite é perder peso!
7. Possui altos níveis de antiinflamatórios
Os benefícios do azeite para a saúde também residem em seu alto teor de antiinflamatórios. O conteúdo antiinflamatório é auxiliado pelo conteúdo de
oleocanthal no azeite, que tem um efeito semelhante ao do fármaco anti-inflamatório ibuprofeno. Descobriu-se que os benefícios do azeite de oliva como um antiinflamatório aliviam a artrite ou a inflamação
artrite reumatoide.
8. Previna a pancreatite aguda
A inflamação do pâncreas ou pancreatite pode ser fatal para os seus órgãos e para a sua vida! Você não precisa se preocupar porque a pancreatite aguda pode ser prevenida com o consumo de azeite. O segredo dos benefícios do azeite de oliva na prevenção da pancreatite aguda está no conteúdo de ácido oleico e
hidroxitirosol que pode salvá-lo de pancreatite aguda.
9. Reduz o risco de depressão
Acredita-se que a gordura trans seja um dos fatores que podem aumentar as chances de uma pessoa sofrer de depressão. Um estudo prova que o azeite de oliva pode reduzir o risco de depressão. Na verdade, em comparação com as pessoas que consumiam gorduras trans, as que consumiam azeite de oliva tinham um risco menor de depressão, que era de 48%.
10. Contém antibacteriano
O azeite de oliva para cozinhar é usado há muito tempo e pode afastar as bactérias. O azeite de oliva foi encontrado para combater oito tipos de bactérias
H.pylori que causa úlceras e câncer no estômago. Benefícios do azeite de oliva em matar bactérias
H.pylori comprovado por meio de pesquisas que constataram que o consumo de 30 gramas de azeite de oliva
virgem extra todos os dias pode tratar 10-40 por cento das pessoas com infecção
H.pylori por cerca de duas semanas.
11. Rico em antioxidantes
Os benefícios do azeite de oliva na redução das chances de desenvolver doenças crônicas se devem aos seus altos níveis de antioxidantes. O azeite de oliva contém uma variedade de antioxidantes, como vitamina K e vitamina E.
12. Previna a colite ulcerosa
A colite ulcerosa causa inflamação do intestino grosso que pode causar dor abdominal e é potencialmente fatal. A colite ulcerosa pode ser prevenida consumindo azeite. A utilidade do azeite de oliva na prevenção da colite ulcerosa se deve ao componente ácido oleico do azeite. O consumo de azeite reduziu o risco de desenvolver colite ulcerosa em 90 por cento. Você pode prevenir a colite ulcerosa consumindo duas a três colheres de sopa de azeite por dia.
13. Contém compostos anticâncer
De acordo com um estudo, as pessoas nos países mediterrâneos têm um risco menor de câncer. Os especialistas acreditam que o azeite de oliva é uma das razões mais fortes. Os benefícios do azeite de oliva na prevenção do câncer vêm de seu conteúdo antioxidante. Porque, os antioxidantes contidos no azeite podem reduzir o estresse oxidativo para que o câncer possa ser prevenido. Muitos testes em tubos de ensaio provaram que os componentes do azeite de oliva podem combater as células cancerosas.
14. Manter a saúde óssea
O teor de polifenóis no azeite pode prevenir a perda óssea devido ao envelhecimento. Pesquisas realizadas em animais e humanos mostram que o azeite de oliva pode inibir a reabsorção óssea (quebra do cálcio) e promover a formação óssea. Os resultados do estudo em 870 pessoas descobriram que as pessoas que consumiram mais azeite tiveram um risco reduzido de fratura em 51 por cento. No entanto, mais estudos e pesquisas em humanos em grande escala ainda são necessários porque atualmente as pesquisas são realizadas em pequena escala.
15. Superando a artrite reumatóide (reumatismo)
A artrite reumatóide é uma doença autoimune que causa inflamação nas articulações. Os resultados mostram que os suplementos de azeite de oliva são muito úteis para ajudar a tratar o reumatismo, especialmente quando combinados com óleo de peixe. O azeite de oliva ajuda a reduzir a inflamação, melhora a força de preensão e reduz a dor nas articulações e a rigidez pela manhã.
Leia também: Benefícios do Azeite Virgem Extra (Azeite EVOO), Quais são os benefícios? Os riscos de consumir azeite de oliva que precisam ser considerados
Consumir ou beber muito azeite pode ter efeitos negativos, como:
1. Ganhando peso
O azeite de oliva contém calorias altas o suficiente. Cerca de uma colher de chá (15) ml de azeite contém 120 calorias. Além de ser rico em calorias, os ácidos graxos monoinsaturados contidos no azeite de oliva também podem aumentar o peso.
2. Desencadear alergias
Embora raro, o azeite também pode causar alergias. Além disso, o azeite também pode causar dermatite de contato em pessoas com alergia ao azeite.
3. Envenenamento por vitamina E
O azeite de oliva que pode ser bebido contém alto teor de vitamina E. É possível que, se você o beber em grandes quantidades, você possa ter uma overdose de vitamina E. Um dos terríveis sintomas de envenenamento por vitamina E é uma diminuição na capacidade do corpo de coagular sangue.
Mensagem de SehatQ
Embora existam vários benefícios de beber azeite para a saúde, mas como beber azeite não deve ser excessivo. O azeite de oliva ainda contém gordura e, portanto, consuma-a com moderação. Se você quiser consultar um médico diretamente, você pode
chat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.