Estas 8 causas de menstruação irregular em adolescentes, uma delas é o estresse!

A menstruação irregular não ocorre apenas em mulheres adultas. As adolescentes também podem experimentar. Vamos entender mais sobre as várias causas da menstruação irregular em adolescentes e as melhores soluções que podem ser tomadas.

8 causas de menstruação irregular em adolescentes

A menstruação irregular em adolescentes durante os primeiros anos é considerada normal. Mesmo assim, como pai, você precisa estar ciente das várias condições e fatores que podem causar menstruação irregular em adolescentes. Lembre-se de que o ciclo menstrual de cada adolescente pode ser diferente. A média é de 28 dias, mas um ciclo que dura entre 21-35 dias ainda é considerado normal. Enquanto isso, a duração normal da menstruação é de 2 a 7 dias. O ciclo menstrual e a duração da menstruação são duas coisas diferentes. O ciclo menstrual é calculado a partir do primeiro dia da menstruação neste mês até o primeiro dia da menstruação no mês seguinte. Enquanto a duração da menstruação é do primeiro dia até o último dia de sangue menstrual sai a cada mês. Quais são as causas da menstruação irregular em adolescentes?

1. Estresse

Ciclos menstruais irregulares em meninas adolescentes podem ser causados ​​por estresse. De acordo com um estudo, o estresse pode interferir em certas partes do cérebro responsáveis ​​pelo controle dos hormônios que regulam os ciclos menstruais das mulheres. No entanto, você não precisa se preocupar porque, se o estresse vivido pelas adolescentes for superado, seu ciclo menstrual poderá voltar ao normal.

2. Exercício excessivo

O esporte é uma atividade física que pode nutrir o corpo de uma mulher. No entanto, se feita em excesso, essa atividade pode realmente ser a causa da menstruação irregular em adolescentes. De acordo com um estudo, o exercício excessivo pode interferir nos hormônios responsáveis ​​pelo processo menstrual. Esta pesquisa envolveu atletas do sexo feminino e outras participantes do sexo feminino que faziam exercícios intensos (balé), muitas vezes experimentando amenorréia, que é perdida ou interrompida os ciclos menstruais. Para corrigir isso, tente reduzir o nível de intensidade do exercício que você faz e aumentar a ingestão de calorias para comer.

3. Perda repentina de peso

Reportagem do Medical News Hoje, a perda de peso extrema ou repentina pode ser a causa da menstruação irregular em adolescentes. Porque, quando o corpo carece de calorias, a produção de hormônios necessários para a ovulação será interrompida. Além dos períodos irregulares, seu filho pode apresentar outros sintomas, como fadiga, dores de cabeça e queda de cabelo. Consulte imediatamente o seu filho ao médico se os seus ciclos menstruais forem irregulares e ele perder peso repentinamente.

4. Ter peso excessivo

Ter peso excessivo ou obesidade também pode ser causa de menstruação irregular em adolescentes. Alguns especialistas acreditam que o excesso de peso pode afetar os níveis de hormônio e insulina no corpo, interrompendo o ciclo menstrual. O ganho de peso e períodos irregulares também podem indicar sintomas de certas condições que precisam de tratamento imediato, como hipotireoidismo e síndrome dos ovários policísticos (SOP).

5. Distúrbios da tireoide

Um estudo de 2015 afirmou que 44 por cento das participantes que experimentaram ciclos menstruais irregulares também tinham distúrbios da tireoide, um dos quais era hipotireoidismo. O hipotireoidismo pode causar ciclos menstruais mais longos e mais sangramento. Outros sintomas que você pode sentir são fadiga, sensibilidade ao frio e ganho de peso. Além disso, alguns casos de hipertireoidismo podem causar ciclos menstruais mais curtos e menos sangue menstrual. Quem sofre também pode apresentar perda súbita de peso, ansiedade e palpitações cardíacas. O inchaço no pescoço é um dos sintomas comuns de distúrbios da tireoide. Consulte o médico imediatamente se ele apresentar os sintomas acima.

6. Certos medicamentos

A menstruação irregular em adolescentes pode ser causada por certos medicamentos, incluindo:
  • Terapia de reposição hormonal
  • Anticoagulantes
  • Remédio para tireoide
  • Remédio para epilepsia
  • Drogas antidepressivas
  • Drogas quimioterápicas
  • Aspirina
  • Ibuprofeno.
Se seu filho está tomando um dos medicamentos acima, consulte um médico para obter outro medicamento que não interfira no ciclo menstrual. No entanto, nunca pare de tomar os medicamentos acima sem a permissão do seu médico.

7. Endometriose

A endometriose pode afetar 1 em cada 10 mulheres em idade reprodutiva. Essa condição médica faz com que o tecido que normalmente reveste o útero cresça fora do útero. A endometriose pode causar cólicas menstruais dolorosas, sangramento menstrual intenso, períodos longos e sangramento quando você não está menstruando. Atualmente, não há cura para a endometriose. No entanto, alguns medicamentos e terapia hormonal podem ajudar a controlar os sintomas.

8. Miomas uterinos

Miomas uterinos são tumores não cancerosos que as mulheres geralmente apresentam quando estão em idade reprodutiva. Algumas pessoas com miomas uterinos não conseguem detectar a presença de miomas no útero porque essa condição geralmente não causa sintomas. No entanto, outros podem apresentar uma série de sintomas, a saber:
  • Sangramento menstrual intenso
  • Menstruação que dura mais de uma semana
  • Sentindo dor na pelve
  • Micção frequente
  • Dificuldade em esvaziar a bexiga
  • Prisão de ventre
  • Dor nas costas
  • Dor nas pernas.
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Algumas das causas de períodos irregulares na adolescência, como exercícios muito intensos, podem ser superadas mudando seu estilo de vida. No entanto, outras causas de períodos irregulares, como miomas uterinos ou distúrbios da tireoide, devem ser tratadas por um médico imediatamente. Se você tiver dúvidas sobre a saúde dos adolescentes, não hesite em consultar um médico no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe-o na App Store ou Google Play agora.