Conheça a miíase, quando os ovos das moscas se desenvolvem no corpo e causam doenças

Embora as chances sejam muito pequenas, ovos de moscas acidentalmente ingeridos com alimentos podem se reproduzir no corpo humano. A condição em que os ovos de mosca se desenvolvem no corpo é conhecida como miíase.

Ovos de moscas podem vir de várias dessas condições

Trate feridas abertas, para que não se tornem um local de entrada

ovos de mosca. Para ser capaz de se desenvolver em larvas e depois em moscas adultas, os ovos das moscas levam cerca de 9 a 21 dias. As moscas podem prender seus ovos por meio de alimentos, carniça, gado e pele humana. Algumas condições que permitem o desenvolvimento de ovos de moscas no corpo incluem:

  • Alimentos expostos a moscas:

    O consumo de alimentos expostos a moscas continuamente pode resultar no desenvolvimento de ovos de moscas. Essa condição pode ocorrer em indivíduos que vivem em áreas com baixos níveis de higiene.
  • Sistema imunológico fraco:

    Quando você tem um sistema imunológico fraco, o sistema de defesa do corpo é incapaz de destruir os ovos de mosca que se desenvolvem no corpo. Além de um sistema imunológico fraco, ovos de mosca também podem se desenvolver no corpo de pessoas com diabetes e doenças cardiovasculares.
  • Ferida aberta:

    As moscas verdes também podem entrar em seus ovos através de feridas abertas não tratadas. Ovos de moscas que entram pela camada da pele podem se desenvolver no corpo.
  • Bovinos e caprinos:

    Animais de fazenda, como vacas e cabras, são "ninhos" para o desenvolvimento de moscas verdes. Não surpreendentemente, os criadores correm o risco de sofrer miíase.

Como os ovos da mosca entram no corpo humano?

Quando ocorre miíase, os ovos da mosca que se desenvolvem corroem os tecidos do corpo. Os sintomas que aparecem incluem erupção na pele acompanhada de coceira extrema no local onde a mosca coloca seus ovos. Além da pele, as moscas podem colocar seus ovos no nariz e nas orelhas. As moscas também podem prender seus ovos em feridas abertas. Além disso, ovos de mosca também podem se desenvolver nos órgãos digestivos por meio dos alimentos.

Reconhecer os sintomas de miíase, quando os ovos da mosca começam a se desenvolver

Cólicas estomacais podem ser um dos sintomas da miíase

devido a ovos de mosca. Pessoas com miíase geralmente não estão cientes da presença de óvulos de mosca em seus corpos. No entanto, alguns deles apresentam sintomas como:

  • Erupção cutânea e coceira na área da pele
  • dores de estômago
  • Nausea e vomito
  • Coceira no ânus e sangramento no reto
  • Diarréia
Além disso, em alguns casos mais graves, ovos de mosca presos a certas áreas do corpo podem causar complicações de miíase na forma de miíase cutânea, miíase aural, miíase nasal e miíase oftálmica.

1. Miíase da pele:

Este tipo de miíase ocorre quando as larvas se desenvolvem em algum lugar e causam lesões semelhantes a úlceras. As larvas podem penetrar na pele.

2. Miíase auricular:

Este tipo de miíase ocorre devido ao desenvolvimento de ovos de mosca na região da orelha. Pessoas com miíase auricular apresentam vários sintomas, incluindo um zumbido irritante na área do ouvido, a pus que causa um odor desagradável.

3. Miíase nasal:

Esse tipo de miíase surge devido ao desenvolvimento de ovos de mosca na cavidade nasal. Pessoas com miíase nasal apresentam vários sintomas, como congestão nasal, irritação nasal, febre e inchaço na área facial.

4. Miíase oftálmica:

Este tipo de miíase é desencadeado pelo desenvolvimento de ovos de mosca na área dos olhos. Pessoas com miíase oftálmica apresentam vários sintomas, como olhos vermelhos, inchaço nos olhos, irritação ocular muito grave a distúrbios visuais.

Como evitar que ovos de moscas se transformem em doenças no corpo

Para evitar ovos de moscas e as doenças que eles causam, sempre execute as seguintes etapas:
  • Lave as mãos antes e depois de comer
  • Roupa seca ao sol e espaço aberto
  • Passe a roupa a ferro, para que os ovos de mosca grudados nas roupas possam ser destruídos
  • Evite que as moscas entrem em sua casa instalando redes mosquiteiras nas janelas e mantendo plantas repelentes de moscas, como manjericão, alfazema, hortelã e louro.
  • Repele as moscas com casca de laranja, saco plástico cheio de água e cânfora.
  • Pulverize óleos essenciais e inseticidas contendo organofosforados em casa
  • Tenha cuidado ao visitar os trópicos e subtropicais e use camisas de mangas compridas e meias, para evitar ser incomodado por moscas verdes.

Notas de SehatQ:

Além de serem conhecidos por sintomas físicos, óvulos de moscas que se desenvolvem no corpo e causam miíase podem ser detectados por meio de exames de sangue completos, ultrassom, ressonância magnética e exames de biópsia. Se você sentir algum dos sintomas acima, visite imediatamente o médico mais próximo para saber as próximas etapas do tratamento.