Compreendendo o esqueleto axial e apendicular e seus ossos

O corpo humano possui mais de 200 tipos de ossos e, em geral, eles são agrupados em dois tipos, a saber, o esqueleto axial e o apendicular. Quais ossos são classificados como esqueleto axial e apendicular? Qual é a função desses ossos? Basicamente, os ossos são compostos pela proteína colágeno e pelo mineral fosfato de cálcio que possuem propriedades complementares. O colágeno é um material esquelético muito macio, enquanto o fosfato de cálcio é muito duro e serve para proteger o colágeno da pressão externa ao osso.

Estruturas esqueléticas axiais e apendiculares

A estrutura dentro do osso é semelhante à de um favo de mel oco. A combinação dos três produz ossos que são fortes por fora e podem sustentar o corpo, mas leves por dentro. Portanto, os humanos podem se mover com flexibilidade.

Moldura axial

O crânio faz parte do esqueleto axial. O esqueleto axial no adulto é composto de 80 ossos que estão em um eixo vertical ou linha perpendicular ao corpo. Os ossos em questão são o crânio, a coluna vertebral e o tórax.

1. Caveira

O crânio no próprio esqueleto axial consiste em 22 ossos que são divididos de acordo com sua localização, a saber, ossos cranianos e faciais. Os ossos cranianos (oito peças) são o crânio que protege o cérebro, enquanto os ossos faciais (14 peças) têm a estrutura dos ossos que compõem o rosto humano. Dentro do osso do crânio, precisamente no ouvido interno, existe um osso auditivo muito pequeno, mas desempenha um papel importante na captura do som. Este osso consiste em martelo, bigorna, e estribo.

2. Coluna vertebral

A coluna vertebral no esqueleto axial é composta por 26 ossos, dos quais 24 são as vértebras e o restante são o sacro e o cóccix. Um total de 24 vértebras são então agrupadas novamente em três partes, a saber:
  • Vértebras cervicais: localizadas na cabeça e pescoço (sete ossos)
  • Vértebras torácicas: localizadas na parte superior das costas (12 ossos)
  • Vértebras lombares: localizadas na parte inferior das costas (cinco ossos)
Enquanto isso, o sacro e o cóccix consistem em várias vértebras fundidas. Ambos ajudam a suportar o peso do corpo na posição sentada, bem como servem como pontos de fixação para vários ligamentos.

3. Tórax

O tórax no esqueleto axial consiste no esterno (esterno) e 12 pares de costelas. Esses ossos formam uma espécie de bainha protetora ao redor dos órgãos da parte superior do corpo, incluindo o coração e os pulmões, de modo que não são suscetíveis a danos de forças externas. Algumas costelas se ligam diretamente ao esterno, enquanto outras estão conectadas ao esterno por meio da cartilagem. Alguns deles não têm pontos de fixação, por isso são chamados de costelas flutuantes. [[Artigo relacionado]]

Esqueleto apendicular

A omoplata pertence ao esqueleto apendicular. Além do esqueleto axial, o corpo também é composto pelo esqueleto apendicular que possui um total de 126 ossos. Os ossos classificados como esqueleto apendicular incluem os ossos dos braços (parte superior), pernas (parte inferior), ombros (cintura peitoral) e quadril (cintura pélvica).

1. O topo

A parte superior do corpo humano tem 30 ossos que são conhecidos pelos seguintes nomes:
  • Úmero: osso longo da parte superior do braço
  • Raio: um dos dois ossos do antebraço na lateral do polegar
  • Ulna: os ossos longos de ambos os antebraços localizados na lateral do dedo mínimo
  • Carpas (carpais): oito ossos agrupados na área do pulso.
  • Metacarpos: cinco ossos na área média da mão
  • Falanges: 14 ossos que constituem os dedos

2. Inferior

A parte inferior do corpo do esqueleto apendicular também tem 30 ossos, que são divididos em:
  • Fémur: osso grande na parte superior da perna
  • Tíbia: o osso principal da perna que forma a tíbia
  • Fíbula: o segundo osso na parte inferior da perna que fica do lado de fora da perna
  • Patela: osso da rótula
  • Tarsais: os sete ossos que constituem o tornozelo
  • Metatarsais: os cinco ossos que constituem a área média do pé
  • Falanges: 14 ossos que constituem os dedos dos pés

3. Cintura peitoral

A cintura peitoral é a parte do esqueleto apendicular à qual os ossos do esqueleto axial se fixam. A cintura peitoral é composta pela clavícula (clavícula) e a escápula (osso do ombro), que são formadas por dois ossos cada (um em cada braço).

4. cintura pélvica

A cintura pélvica ou do quadril é onde as pernas se prendem ao esqueleto axial. A cintura do esqueleto apendicular consiste em dois ossos do quadril (um para cada perna), cada um consistindo de duas partes, a saber, ílio, ísquio e púbis.
  • Ilium: parte superior de cada osso do quadril
  • Ísquio: osso curvo que forma a base de cada osso do quadril
  • Pubis: localizado na frente do osso do quadril, também conhecido como osso púbico
Para garantir que o esqueleto axial e apendicular funcionem corretamente, você deve manter a saúde óssea aumentando a ingestão de cálcio por meio de alimentos e bebidas e mantendo-se ativo. Por outro lado, evite fumar ou consumir álcool, que comprovadamente aumenta o risco de desenvolver perda óssea, também conhecida como osteoporose.