Toxinas são venenos de plantas e animais, aqui estão os tipos

As toxinas são venenos que vêm de plantas ou animais. Essas toxinas são principalmente produzidas ou derivadas de microorganismos. Se absorvida, inalada ou ingerida, a toxina pode causar doenças ou problemas de saúde em humanos. Toxina também é um termo familiar associado a uma dieta de desintoxicação. Porém, neste contexto, o que se entende por toxinas são vários poluentes, metais pesados, produtos químicos sintéticos ou qualquer substância que seja exposta ao corpo e possa ter um impacto negativo na saúde.

Tipos de toxinas

Cada toxina tem um nível diferente de perigo. as toxinas mais perigosas podem causar a morte. Essa toxina não é ameaçadora para o organismo que a produz, mas é prejudicial para outros organismos aos quais está exposta, incluindo humanos.

Tipos de toxinas com base em como são produzidas

As toxinas podem ser classificadas em duas com base em como são produzidas. Aqui estão os dois tipos de toxinas em questão:

1. Exotoxina

A exotoxina é um tipo de toxina liberada por seres vivos, por exemplo, a bufototoxina produzida por sapos da cana-de-açúcar.

2. Endotoxina

A endotoxina é um tipo de toxina estruturalmente parte da bactéria. Um exemplo é o botulino de bactériasClostridium botulinum contido no mel.

Tipos de toxinas por parte do corpo mais afetadas

Além disso, as toxinas também podem ser classificadas de acordo com a parte do corpo da vítima que é mais fortemente afetada pelos efeitos da toxina. Com base em seu impacto na parte do corpo, a classificação das toxinas é:

1. Hemotoxina

A hemotoxina é um tipo de toxina que pode destruir os glóbulos vermelhos e causar danos aos tecidos em geral. Essa toxina é comumente encontrada em alguns tipos de cobras venenosas.

2. Fototoxina

A fototoxina é um tipo de toxina que pode causar reações alérgicas em indivíduos suscetíveis. Um exemplo de fototoxina é o alfa-tertienil, que se encontra nas plantas de calêndula.

3. Necrotoxina

As necrotoxinas podem destruir todas as células com as quais entram em contato e causar danos aos tecidos em geral. Um exemplo de necrotoxina é a fasceíte necrotizantes de bactérias comedoras de carne.

4. Neurotoxina

A neurotoxina é um tipo de toxina que pode afetar o sistema nervoso de um organismo. Um exemplo de neurotoxina é a tetrodotoxina, encontrada em peixes-balão e em algumas lesmas-do-mar cinzentas.

Tipos de toxinas naturais em alimentos

A OMS classifica várias toxinas naturais de origem animal ou vegetal que são consumidas pelo homem. A seguir está uma classificação deste tipo de toxina:

1. Biotoxina aquática

As biotoxinas aquáticas são toxinas produzidas por algas na água marinha e doce. Mariscos, ostras e peixes que comem essas algas produtoras de toxinas podem causar a exposição humana indiretamente.

2. Glicosídeos cianogênicos

Glicosídeos cianogênicos são um tipo de fitotoxina produzida por plantas, algumas das quais podem ser consumidas por humanos. A mandioca e a amêndoa são exemplos de alimentos que contêm essas toxinas.

3. Furocumarins

As furocumarinas são toxinas que as plantas produzem quando estão sob estresse, principalmente devido a danos físicos. Essa toxina é encontrada em muitas plantas, incluindo rabanetes, aipo, plantas cítricas e algumas ervas.

4. Lectinas

As lectinas são um tipo de veneno encontrado nas nozes. O feijão vermelho tem a maior concentração dessa toxina.

5. Micotoxinas

As mitotoxinas são um tipo de toxina produzida por fungos ou leveduras. Esse fungo pode crescer em certos alimentos armazenados em condições úmidas, como cereais, frutas secas, nozes e especiarias.

6. Solanina e chaconinas

Solanina e chaconinas são tipos de toxinas que podem ser encontradas em plantas tribais de berinjela, como tomate, batata e berinjela.

7. Cogumelo venenoso

Alguns tipos de cogumelos selvagens podem produzir toxinas, como muscimol e muscarina. Esta toxina pode causar vários problemas de saúde, desde náuseas, diarreia, confusão, distúrbios visuais e alucinações.

8. Alcalóides de pirrolizidina (PA)

Alcalóides pirrolizidínicos são geralmente produzidos por plantas da família Boraginaceae, Asteraceae, e Fabaceae. A maioria dessas plantas são ervas daninhas. [[Artigo relacionado]]

Vários efeitos adversos de toxinas

As toxinas podem causar falta de ar. Quando as toxinas entram em contato e / ou são absorvidas pelo corpo humano, essas toxinas irão interagir com partes do corpo e causar danos a essas partes. Os efeitos das toxinas em humanos variam amplamente com base na gravidade de seus efeitos, de leves a letais. Você pode sentir sintomas leves, como tontura, náusea, vômito, paralisia, espasmos musculares, falta de ar e até morte. Com base em seus efeitos, aqui estão as sete toxinas mais mortais para os humanos:
  • Toxina botulínica A produzida por bactérias Clostridium botulinum
  • Toxina A do tétano produzida por bactérias Clostridium tetani
  • Toxina diftérica produzida por bactérias Corynebacterium diphtheriae
  • Muscarina produzida por cogumelos Amanita muscaria
  • Buphotoxina produzida pelo sapo europeu do gênero Bufo
  • Sarin produzido como resíduo de fábrica
  • As dioxinas também são produzidas por fábricas.
Se sentir algum sintoma incomum após comer ou tocar, picar ou ser mordido por um animal, consulte seu médico imediatamente. Descreva o que você comeu ou fez antes. Seria melhor se você trouxesse restos de comida ou plantas suspeitas, ou pudesse explicar as características do animal peçonhento. Isso pode tornar mais fácil para a equipe médica fornecer o tratamento. Se você tiver outras perguntas sobre problemas de saúde, pode perguntar ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.