Pode ser desenvolvido desde tenra idade, estas são 6 maneiras de cultivar empatia

Empatia é a capacidade de uma pessoa reconhecer, compreender e compartilhar sentimentos com outros seres. Não apenas humanos, mas também animais até personagens fictícios. Um exemplo de empatia é quando alguém consegue agir como se estivesse na posição de outra pessoa para sentir sua sinceridade. Andando nos sapatos um do outro é um termo usado para empatia. Quando você pode se posicionar como as outras pessoas, é claro que alguém não agirá arbitrariamente e será mais humilde.

A importância da empatia

Apenas como desenvolver nervos de aço, a atitude de empatia também não aparece instantaneamente. Não importa o quão boa uma pessoa seja, deve haver momentos em que a empatia diminui devido a vários fatores. Quer sejam experiências de vida, emoções, ambiente e outras influências que mudam a atitude de empatia de uma pessoa. Por que a empatia é importante? Algumas das razões são:
  • É mais fácil trabalhar com outras pessoas
  • É fácil construir amizades e até amizades
  • Influente na tomada de decisão moral
  • Ouse tomar uma posição quando outras pessoas receberem tratamento injusto
A empatia existe desde a infância, continuando pela adolescência, idade adulta e velhice. Mas existe uma tendência de alguém ser mais empático com as pessoas próximas e semelhantes a ele. É aí que surge a necessidade de aprimorar uma atitude de empatia para com os outros em geral, mesmo aqueles que são diferentes. Um exemplo de empatia ocorreu recentemente quando americanos saíram às ruas durante o protesto “Black Lives Matter”, como uma forma de solidariedade e empatia para pessoas de cor para evitar a discriminação.

Como desenvolver empatia

Os pesquisadores acreditam que uma pessoa pode priorizar e também aumentar seu senso de empatia. Algumas das maneiras são:

1. Saia com pessoas diferentes

Sair com amigos de origens diferentes pode praticar empatia. É importante sair da sua zona de conforto e conviver com pessoas que são diferentes. Quer se trate de diferenças de origem, capacidade socioeconômica, etnia, perfeição física e outros. Pessoas que passam muito tempo com pessoas diferentes são mais empáticas. Esta é uma forma de aceitar as diferenças, em vez de destacar que você é diferente dos outros.

2. Seja um bom ouvinte

Ser um bom ouvinte aguça a empatia Nem todo mundo pode ser um bom ouvinte. A empatia certamente desempenha um papel importante nesta posição. Perceba muito bem que quando alguém fala sobre suas dificuldades, o trabalho do ouvinte é ouvir, não dar respostas. Sua principal tarefa é ouvir a história, não importa como a pessoa expressa suas emoções. Dedicar tempo e ouvir a voz de outras pessoas é uma forma real de empatia.

3. Coloque-se em outra pessoa

Embora seja impossível se posicionar como qualquer outra pessoa 100%, pelo menos tente imaginar se você estaria nessa posição. Imagine se você experimentou isso. Essa mentalidade ajudará a formar uma atitude de empatia, bem como um senso de solidariedade para compartilhar o que estão enfrentando.

4. Interessado nos arredores

Um exemplo de empatia é quando alguém deseja sinceramente falar com um estranho sentado ao seu lado em um avião ou ônibus. Não para interrogar, mas as pessoas que têm uma atitude de alta empatia acham os outros mais atraentes do que elas. É aqui que a empatia faz a pessoa querer ver com lentes mais amplas o que está acontecendo no mundo. O tópico discutido certamente não é uma conversa fiada sobre o tempo, mas como entender a perspectiva dos olhos de outras pessoas. Não é fácil fazer isso porque requer coragem.

5. Comece a mudança social

A empatia acumulada pode até trazer mudanças e ações sociais importantes. Isso pode acontecer quando pessoas com grande empatia tomam a iniciativa de realizar ações sociais ou se reúnem com outras pessoas que tenham as mesmas características. É possível que o fruto do pensamento de pessoas com empatia mude o mundo.

6. Imaginação sem limites

Pessoas que têm uma alta atitude de empatia também não hesitarão em imaginar sem limites. Claro, em direção a uma mudança mundial mais positiva. Exemplo de empatia na campanha pelo aquecimento global, as pessoas empáticas não hesitam em se posicionar para ler as perspectivas das empresas de petróleo não renovável. Exemplos de empatia podem ser iniciados a partir de coisas simples, nem sempre grandiosas e fenomenais. As crianças podem até mesmo inspirar empatia por meio do que seus pais ou pessoas mais próximas a elas ensinam. O que é mais complicado é evitar que essa empatia desapareça. A empatia pode ser aplicada em todos os contextos de relacionamento com outras pessoas. De superiores a subordinados, amizade, parentesco e muito mais. [[artigo relacionado]] Por outro lado, é verdade que pessoas muito empáticas podem tirar vantagem de pessoas manipuladoras. Principalmente, se alguém ignorar a lógica e a realidade. No entanto, isso pode ser evitado permanecendo aberto a mudanças e diferenças para que eles não sejam facilmente "cegos".