O ciclo de vida do mosquito, começando das larvas a uma fonte de doenças

Como um animal que costuma ser o culpado pelo surgimento de uma doença, a vida útil de um mosquito é, na verdade, relativamente curta. O ciclo de vida do mosquito consiste em 4 estágios, que duram apenas 8 a 10 dias.

Mais detalhes sobre o ciclo de vida do mosquito

O ciclo de vida do mosquito começa com um ovo e depois se desenvolve em uma larva, pupa e, finalmente, em um mosquito adulto. Por trás da curta vida, os mosquitos são uma das doenças que precisam ser vigiadas, por causa das várias doenças que podem se espalhar. Conheça com clareza o ciclo de vida do mosquito, para que as medidas de prevenção da dengue e de outras doenças sejam mais eficazes.

1. Ovos

Ovos de mosquito são liberados por mosquitos fêmeas em água limpa. Uma vez postos, os mosquitos podem colocar até 100 ovos. O formato dos ovos do mosquito parecerá com poeira preta ou areia, na borda da superfície da água límpida. Os ovos do mosquito eclodirão em apenas 48 horas após serem soltos. Após a eclosão, o ciclo de vida do mosquito entrará no segundo estágio, ou seja, as larvas do mosquito.

2. Larvas de mosquito

As larvas de mosquito sobreviverão na água e precisam subir à superfície para que o ar respire. As larvas do mosquito mudam até quatro vezes e, a cada mudança, o tamanho aumenta. Na quarta volta, a larva entrará no terceiro ciclo de vida do mosquito, ou seja, a pupa.

3. Pupas

Pupa ou casulo, pode ser chamado de estágio de repouso do ciclo de vida do mosquito. Isso ocorre porque as pupas não precisam de comida. Após esse estágio, a pupa se desenvolverá em um mosquito adulto. O processo de transformar uma pupa em mosquito é semelhante à metamorfose de uma lagarta em borboleta.

4. Mosquito

Os mosquitos adultos que acabaram de mudar do estágio de pupa irão descansar na superfície da água por um tempo. Isso é feito para que os mosquitos se sequem e esperem que as partes do corpo endureçam. Os mosquitos só podem voar quando todo o corpo está seco. O corpo seco permite que o mosquito abra suas asas. Depois de serem capazes de voar, os mosquitos não sugam sangue imediatamente. Pode levar vários dias para que os mosquitos encontrem alimento e se reproduzam novamente. [[Artigo relacionado]]

Doenças causadas por mosquitos

Os mosquitos são um dos animais mais mortais do mundo. Porque, sua capacidade de espalhar doenças, pode causar milhões de mortes todos os anos. Segundo dados divulgados pela OMS, em 2015, a malária causou 438 mil mortes em todo o mundo. Além da malária, outras doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue hemorrágica, também causam muitas mortes. Romper o ciclo de vida do mosquito pode ajudá-lo a evitar as várias doenças listadas abaixo.

1. Dengue hemorrágica

Os casos de dengue hemorrágica aumentaram 30 vezes nos últimos 30 anos. Você precisa estar ciente dessa doença. Se não for evitada e tratada imediatamente, a dengue pode causar a morte.

2. Malaria

Na Indonésia, ainda existem algumas áreas endêmicas para a malária. Nos pacientes, essa doença pode causar sintomas na forma de febre, dor de cabeça, calafrios e vômitos.

3. Zika

Zika é uma doença causada por um vírus transmitido por mosquitos. O vírus Zika é muito perigoso se atingir mulheres grávidas. Isso ocorre porque o vírus Zika pode causar distúrbios físicos ao feto, como a microcefalia, que se caracteriza pelo tamanho da cabeça do bebê muito pequeno. Este vírus também pode causar danos cerebrais ao feto.

4. Chikungunya

Chikungunya pode ser caracterizada pelo aparecimento de inchaço ou caroços, que são semelhantes aos sintomas de distúrbios nas articulações. Quem sofre também pode sentir dores de cabeça, náuseas e manchas vermelhas. Não existe medicamento que possa curar esta infecção. No entanto, essa infecção pode desaparecer por conta própria. Os sintomas de chikungunya podem durar de vários meses a anos.

5. Febre amarela

Como o nome indica, as pessoas com febre amarela são caracterizadas pela cor da pele e pelos olhos que ficam amarelos (icterícia). Se ainda for leve, a infecção causará apenas dores de cabeça, dores nas costas, calafrios e vômitos.

6. Pés de elefante

Elefantíase ou filariose linfática é uma doença causada por parasitas que se alojam no sistema linfático do corpo. Na verdade, o sistema linfático do corpo tem uma função muito importante, nomeadamente regular o equilíbrio dos fluidos corporais e combater as infecções. Equilíbrio de fluidos prejudicado no corpo, fazendo com que as pernas pareçam inchadas. Então veio o termo elefantíase.

Como quebrar o ciclo de vida do mosquito

A prevenção da propagação de doenças causadas por picadas de mosquito é mais eficaz quando o mosquito ainda está nos estágios iniciais de seu ciclo de vida. Portanto, nunca é demais reconhecer plenamente o ciclo de vida do mosquito como descrito acima. A maneira mais eficaz de evitar doenças transmitidas por mosquitos é interromper seu ciclo de vida. Existem muitas maneiras de fazer isso. No entanto, em geral, a etapa 3M plus iniciada pelo Ministério da Saúde da República da Indonésia é considerada uma etapa eficaz. Além disso, veja como quebrar o ciclo de vida do mosquito usando o método 3M.

1. Drenar

Drene regularmente os reservatórios de água que você usa com frequência, como banheiras e baldes. Você também precisará drenar e limpar o reservatório de água potável no dispensador, bem como a geladeira.

2. Fechar

Feche bem os reservatórios de água, como jarros, tambores de água e vasos de plantas.

3. Reutilizar bens usados

Reutilizar ou reciclar locais usados ​​que podem reter água pode ser uma medida eficaz para interromper o ciclo de vida do mosquito. Enquanto isso, as etapas "mais" que precisam ser seguidas além das três etapas acima são:
  • Polvilhar o pó de larvicida em reservatórios de água que são difíceis de limpar
  • Usando repelente de mosquitos
  • Evite o hábito de pendurar roupas pela casa
  • Usando redes mosquiteiras enquanto dorme
  • Regular a luz e a ventilação em casa
  • Mantendo peixes que se alimentam de larvas de mosquitos
  • Planta repelente de mosquitos

Notas de SehatQ

O ciclo de vida do mosquito consiste em quatro estágios, ou seja, ovos, larvas do mosquito, pupas e mosquitos adultos. O ciclo de vida ocorre em um período de 8 a 10 dias. O ciclo de vida do mosquito precisa ser interrompido, para que a transmissão de doenças através dos mosquitos possa ser prevenida. Claro que pode salvar muitas vidas. Especialmente com o fato de que os mosquitos são os animais mais mortíferos do mundo com as muitas doenças que carregam. Doenças como DHF, malária, Zika, Chikungunya, febre amarela e elefantíase são doenças que podem ser evitadas quebrando a cadeia da vida. Por isso, lembre-se de sempre realizar atividades de drenagem e tampar poças, e aproveitar os itens usados ​​pela casa para que não fiquem enterrados e se tornem um ninho de ciclos de vida do mosquito.