A fórmula para a capacidade pulmonar total e como aumentá-la

A capacidade pulmonar total é a quantidade máxima de ar que pode entrar nos pulmões, quando você respira (inspiração). Em adultos normais, a capacidade pulmonar média é de 6 litros. No entanto, isso pode variar dependendo da idade, sexo e atividades diárias. Por exemplo, em atletas, a capacidade pulmonar total será definitivamente maior do que em trabalhadores de escritório comuns. Da mesma forma, os idosos, cuja capacidade pulmonar total será inferior à dos adultos jovens. A capacidade total do pulmão humano continua a aumentar significativamente desde o momento do nascimento e atinge o pico quando a pessoa chega aos 25 anos. Os homens também geralmente têm uma capacidade maior do que os homens. O mesmo acontece com as pessoas mais altas.

Por que é importante saber a capacidade pulmonar total?

Exame da capacidade pulmonar total, geralmente feito como parte do exame de certas doenças. Seu médico pode recomendar este teste se:
  • São necessários dados adicionais para diagnosticar certas doenças pulmonares e diferenciar seus tipos, de obstrutiva (como asma) ou restritiva (como pneumonia).
  • É necessário ver a resposta do organismo ao tratamento administrado, como broncodilatadores, metacolina ou histamina.
  • Necessário para ver a gravidade da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma e danos causados ​​pela poluição do ar.
  • Você é um bom candidato à cirurgia pulmonar.
A partir do exame, você verá o padrão de respiração e a quantidade de ar que pode entrar e sair dos pulmões. Se não for normal, o médico pode fazer o diagnóstico a partir dos resultados do exame. Por exemplo, em pacientes com DPOC, a quantidade de ar que resta nos pulmões durante o processo de respiração ocorre, será maior do que os níveis normais. Porque, os pacientes com DPOC geralmente terão dificuldade em expirar adequadamente, fazendo com que os pulmões experimentem hiperinsuflação ou distensão.

Como medir a capacidade pulmonar total

A medição da capacidade pulmonar total geralmente usa um instrumento chamado espirômetro. Para obter resultados com este dispositivo, o paciente é instruído a respirar (inspirar e expirar) para dentro do dispositivo. Ao respirar, o nariz do paciente será fechado com um dispositivo especial. O processo de respiração produzirá diferentes pressões de ar. Então, na parte do espirômetro que contém uma agulha e números, verá que a agulha se move em uma determinada direção de acordo com a pressão do ar nos pulmões. Com este exame, os médicos podem determinar quatro tipos de volume nos pulmões, a saber:

• Volume corrente

O volume corrente é o volume de ar que entra ou sai dos pulmões durante o processo respiratório. Em um adulto, o volume corrente médio de uma pessoa é de 500 ml.

• Volume de reserva inspiratória

O volume inspiratório de reserva é o volume adicional de ar que entra nos pulmões, após o volume corrente. O volume total de reserva inspiratória pode atingir aproximadamente 3.000 ml.

• Volume de reserva expiratória

O volume expiratório de reserva é o volume de ar que pode ser expirado no final de uma expiração normal. Em condições normais, a quantidade de ar de reserva expiratória é de 1000 ml.

• Volume residual

O volume residual é o volume de ar que permanece nos pulmões depois que você expira com força. Geralmente, o volume residual de uma pessoa é de cerca de 1200 ml. Então, a partir dos quatro tipos de volume, quatro tipos de capacidade pulmonar podem ser identificados, como segue:

• Capacidade inspiratória

A capacidade inspiratória é a soma do volume corrente mais o volume inspiratório de reserva. Normalmente, a quantidade chega a cerca de 3500 ml.

• Capacidade residual funcional

A capacidade residual funcional é a soma do volume de reserva expiratória mais o volume residual. O tamanho é de aproximadamente 2.200 ml.

• Capacidade vital

A capacidade vital dos pulmões é a soma do volume de reserva inspiratória mais os volumes corrente e expiratório de reserva. O tamanho é de cerca de 4.600 ml.

• Capacidade pulmonar total

A capacidade pulmonar total é a soma da capacidade vital mais o volume residual. A capacidade pulmonar total normal para adultos é de aproximadamente 5.800 ml. [[Artigo relacionado]]

Fases do exame da capacidade pulmonar total

O exame da capacidade pulmonar total geralmente leva cerca de 40-45 minutos. A seguir estão as etapas que serão executadas durante esse procedimento.

1. Antes da inspeção

Uma vez que você precisa inspirar e expirar vigorosamente para verificar sua capacidade pulmonar total, use roupas largas. Além disso, várias coisas também devem ser consideradas antes de se submeter ao exame:
  • Nao coma muito. Se seu estômago estiver cheio, será difícil respirar fundo.
  • Não beba álcool. Porque, o consumo vai atrapalhar o processo respiratório. Assim, os resultados do exame serão tendenciosos e levarão a resultados insatisfatórios.
  • Se estiver tomando certos medicamentos, informe o seu médico sobre o tipo que está tomando. Certos tipos de medicamentos, especialmente medicamentos inalados, como broncodilatadores, podem tornar os resultados menos precisos.
  • Não fume pelo menos 4-6 horas antes do teste.
  • Evite exercícios extenuantes, pelo menos 30 minutos antes do teste.

2. Durante a inspeção

Ao chegar ao local do exame, o médico e sua equipe farão um exame completo primeiro. Peso, altura, idade, sexo e outros antecedentes médicos serão registrados pelo médico. Porque, esses fatores afetarão os resultados do teste. Em seguida, será solicitado que você afrouxe as roupas, sente-se na cadeira fornecida e use uma máscara respiratória sobre a boca. O médico então instruirá você a começar a respirar fundo e prender a respiração por alguns segundos. Em seguida, expire o mais forte que puder para a máscara de respiração. Você vai repetir este teste 3 vezes, para garantir resultados consistentes. Depois disso, o médico registrará os resultados listados no dispositivo e calculará sua capacidade pulmonar total.

3. Após a inspeção

Após a inspeção, não há nada especial que você precise fazer. Você pode retomar imediatamente as atividades como de costume. Enquanto isso, depois que os resultados do teste forem declarados válidos, o médico irá lê-los para você. Se pelos resultados do exame forem constatados determinados distúrbios, o médico explicará os próximos passos do tratamento. Siga sempre as recomendações e tabus do médico, a fim de manter o estado de saúde dos seus pulmões.