A maioria das mulheres sabe o que é não conseguir trabalhar de maneira ideal devido a dores menstruais. Não apenas dor de estômago, mas desconforto que pode se espalhar por todo o corpo. Felizmente, essa condição pode diminuir se você escolher o analgésico menstrual mais eficaz. Os medicamentos usados para aliviar a dor menstrual não são diferentes da dor causada por outras condições, como dor de dente ou nas articulações. Geralmente, esses medicamentos pertencem à classe dos antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) e podem ser adquiridos sem receita nas farmácias. Aqui está uma explicação mais completa para você.
Tipos de medicação para dor menstrual que podem ser consumidos
O ibuprofeno e a aspirina podem ser usados como medicamentos para a dor menstrual. A maneira mais prática de aliviar a dor menstrual é tomar analgésicos. Mas lembre-se de que, além dos remédios, também existem maneiras naturais de tentar aliviar a dor no estômago e nas costas durante a menstruação. Se esses métodos naturais não funcionarem para aliviar os sintomas, você pode começar a recorrer a medicamentos como os descritos a seguir. Mas lembre-se, de antemão, de não ser alérgico a essas drogas, sim.
1. Ibuprofeno
Além de poder ser usado para aliviar a febre, dor nas costas ou de dente, o ibuprofeno também pode ser usado para aliviar a dor menstrual. Por ser um medicamento pertencente ao grupo dos AINEs, o ibuprofeno atua reduzindo a produção de hormônios que causam inflamação e dor no corpo. Este medicamento pode ser tomado após as refeições e deve estar de acordo com a posologia indicada na embalagem. Não tome mais do que a dose recomendada de ibuprofeno, mesmo se a dor menstrual for muito forte. Porque, em algumas pessoas, esse medicamento pode causar efeitos colaterais na forma de sangramento e distúrbios renais.
2. Ácido mefenâmico
Assim como o ibuprofeno, o ácido mefenâmico também está incluído na classe de medicamentos AINE. Por ser ácido, deve ser tomado depois de comer. Se você tem problemas de ácido estomacal, é melhor consultar seu médico antes de tomar este medicamento. O ácido mefenâmico é um medicamento que só pode ser usado por um curto prazo, que é inferior a 7 dias, para aliviar dores ligeiras a moderadas.
3. Naproxeno
O naproxeno é um dos medicamentos para a dor menstrual mais eficazes. Também incluído no grupo AINE, este medicamento deve ser consumido primeiro na menor dose. Se você tem histórico de asma, não é aconselhável tomar este medicamento.
4. Aspirina
A aspirina também pode ser uma opção para aliviar a dor menstrual. No entanto, este medicamento não deve ser tomado por crianças com menos de 16 anos. Assim como o naproxeno, este medicamento não deve ser tomado por pessoas com histórico de asma e distúrbios estomacais, renais e hepáticos.
Leia também:Veja maneiras naturais de superar cólicas estomacais durante a menstruação
5. Cetoprofeno
O cetoprofeno também pode ser usado como um medicamento para dores menstruais, especialmente aquelas sentidas devido a cólicas menstruais. Este medicamento ainda está incluído na classe AINE e é comumente usado para aliviar a dor leve.
6. Diclofenaco de potássio
O medicamento potássico dicofenaco demonstrou ajudar a aliviar a dor menstrual. Em um estudo realizado com 24 mulheres, que tomaram 50 mg de diclofenaco de potássio três vezes ao dia, conseguiu aliviar a dor menstrual nas 24 horas seguintes.
7. Paracetamol
Diferente dos quatro medicamentos acima, o paracetamol não está incluído na classe de AINEs. Portanto, se você tem alergia a esses medicamentos, o paracetamol pode ser uma alternativa. Este medicamento pode não apenas aliviar a febre, mas também dores leves a moderadas. Se você é uma daquelas que tem dores menstruais regularmente, tomar medicamentos um dia antes do início da menstruação e continuar por 2 a 3 dias depois pode ajudar a controlar a dor. Você também pode comprimir o estômago ou a região lombar com uma toalha quente água ou tome um banho quente para aliviar a dor. a dor diminui mais rápido. Recomenda-se também que descanse mais, não consuma muito sal, cafeína e álcool. Finalmente, massagear as costas ou abdômen também é considerado eficaz para ajudar a aliviar a dor menstrual.
Leia também: Compre remédio para dor menstrual diretamente aqui
Se a dor menstrual não desaparece após tomar a medicação, o que devo fazer?
Se a dor menstrual não passar, consulte um médico. Se você tomou medicamentos para a dor menstrual, mas essa condição não desapareceu após 2 a 3 dias, você deve entrar em contato imediatamente com um médico. A dor menstrual é normal, mas também pode ser causada por doenças como endometriose, miomas uterinos ou adenomiose. Portanto, para que a dor diminua, essas condições devem ser tratadas. Quando você vier pela primeira vez para um exame, seu médico irá perguntar sobre seus sintomas e seu ciclo menstrual normal. O médico também pode realizar um exame físico observando a condição de seus quadris, vagina e colo do útero, bem como exames de suporte com ultrassom. Se houver sinais que apontem para uma doença, o médico determinará o diagnóstico mais adequado e providenciará o tratamento de acordo com sua condição. Se a dor menstrual for causada por endometriose e miomas uterinos, por exemplo, seu médico irá tratá-la com procedimentos cirúrgicos especiais. [[artigos relacionados]] O analgésico menstrual mais eficaz pode ser diferente para cada pessoa. Existem muitas condições que podem afetar o corpo de uma pessoa ao aceitar a droga que contém. Se a sua cólica menstrual for intensa e não desaparecer, não hesite em consultar o seu médico. Porque embora isso aconteça com frequência, pode haver uma doença escondida por trás disso.