Recidiva da úlcera: sintomas, causas e como evitá-la

Náusea e dor de estômago podem indicar uma recaída da úlcera. Se você tiver isso, comer se torna desconfortável e suas atividades diárias também podem ser interrompidas. Para que essa condição não continue a ocorrer, você precisa evitar as várias causas de recorrência da úlcera.

Quando uma úlcera reaparece, o que você sente?

Embora muitas vezes consideradas uma doença, úlceras ou dispepsia são basicamente um conjunto de sintomas de distúrbios digestivos. Uma pessoa com úlcera geralmente sente dor e desconforto no estômago ou no peito. Além disso, a condição de úlceras recorrentes também pode ser caracterizada pelos seguintes sintomas.
  • Sentir-se desconfortável ou saciado ao comer, mesmo quando não comeu muito
  • Sentindo-se inchado e inchado
  • Micção frequente
  • Náusea e arrotos frequentes
  • Dor no estômago
  • Na boca há um gosto amargo.
Embora a recorrência da úlcera possa ser causada por alimentos não saudáveis, alguns dos sintomas acima podem ser mais intensos se você estiver sob estresse.

O que causa úlceras estomacais?

A melhor maneira de prevenir a recorrência da úlcera é evitar vários fatores que podem desencadear essa condição. A seguir estão algumas das causas da recorrência da úlcera que você precisa evitar:
  • Coma com pressa
  • Estresse excessivo e fadiga
  • Coma em grandes quantidades de uma vez
  • Comida azeda e picante
  • Alimentos gordurosos ou oleosos
  • Gosta de beber álcool e fumar
  • Usar roupas apertadas porque pode fazer com que os alimentos subam para o esôfago
  • Bebidas ou alimentos que contenham cafeína, como café ou chá
  • Vá dormir logo depois de comer
  • Coma antes do exercício ou exercite-se com o estômago cheio.
Além disso, comer refeições pesadas antes de dormir também pode ser uma causa de recorrência da úlcera. Portanto, tente comer pelo menos 3 horas antes de dormir. Por exemplo, definindo um limite de tempo para o jantar, que é às 18h ou 19h. Assim, você pode dormir por volta das 22h.

Previna a recorrência da úlcera com um estilo de vida saudável

Para que as úlceras não ocorram continuamente, uma dieta saudável e um estilo de vida também precisam ser mantidos e tratados. Esta é a implementação que você pode seguir:

1. Padrão de alimentação saudável

Você pode manter uma dieta saudável prestando atenção ao tipo de alimento e à ingestão nutricional nele contida. Além disso, evite consumir alimentos em excesso e com pressa. Coma alimentos ricos em fibras. O motivo é que comer alimentos ricos em fibras pode ajudar a limpar seus intestinos para que a digestão se torne mais suave. Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras, incluindo arroz integral, aveia, batata-doce, beterraba, cenoura, brócolis e feijão. Além disso, também é recomendável comer alimentos com pH alto, como banana, nozes e melão. Em seguida, consuma também alimentos ricos em água, como melancia, sopa, pepino, aipo e alface. Se você quiser comer carne de vaca ou de frango, certifique-se de que a carne não contenha muita gordura. Além de alimentos, você também precisa evitar bebidas que causam recorrência da úlcera e substituí-las por outras mais saudáveis. Bebidas como chá de camomila, chá de hortelã-pimenta, gengibre, raiz de alcaçuz, erva-doce e água com limão podem ser consumidas.

2. Estilo de vida saudável

Como mencionado anteriormente, fumar, beber álcool, estressar e comer antes de dormir podem fazer sua úlcera piorar. Portanto, comece a evitar esse estilo de vida desfavorável. Além de ser capaz de desencadear uma úlcera, o estilo de vida acima também é ruim para sua saúde geral. Tanto quanto possível, tente aliviar a ansiedade e o estresse que você está experimentando para prevenir a recorrência da úlcera. Você pode fazer ioga regularmente para aliviar o estresse e os sintomas de indigestão. [[artigo relacionado]] A causa da recorrência da úlcera não é apenas sobre o que você consome. Estilo de vida, estresse e fadiga também podem desencadear essa condição. Portanto, tente começar a evitá-lo, e comece a adotar uma dieta e um estilo de vida saudáveis.