Conheça a importância da função da artéria pulmonar e possíveis doenças

A função da artéria pulmonar desempenha um papel importante no sistema circulatório. As artérias pulmonares são grandes vasos sanguíneos que vão do coração aos pulmões. Esses vasos sanguíneos se dividem em dois, ou seja, a artéria pulmonar direita e a artéria pulmonar esquerda. Se esses grandes vasos sanguíneos apresentarem problemas, a circulação sanguínea em seu corpo pode ser prejudicada. Para saber mais sobre a função das artérias pulmonares e o potencial para doenças que podem ocorrer, consulte a explicação a seguir.

Anatomia da artéria pulmonar

A artéria pulmonar é uma artéria relativamente grande. O formato dessa artéria é como uma manga de tubo semelhante à letra T, que tem um lúmen (um orifício pelo qual o sangue flui). A artéria pulmonar direita encontra-se atrás da aorta ascendente, enquanto a artéria pulmonar esquerda se estende próximo ao lado esquerdo da aorta. As paredes das artérias pulmonares consistem em várias camadas de músculos que podem ser alargadas e estreitadas. Em contraste, as paredes das veias são mais finas e menos musculosas. A artéria pulmonar consiste nas seguintes três camadas:
  • Íntima, que é a camada interna sutil
  • Mídia, que é a camada intermediária que empurra o sangue para dentro
  • Adventitia, que é a camada protetora externa.
A artéria pulmonar esquerda está mais próxima dos pulmões do que a artéria pulmonar direita. A artéria pulmonar esquerda entra no pulmão esquerdo, enquanto a artéria pulmonar direita deve cruzar a parte superior do tórax para entrar no pulmão direito.

Função da artéria pulmonar

As artérias pulmonares liberam o excesso de dióxido de carbono do sangue. A função das artérias pulmonares é transportar sangue com baixo teor de oxigênio e alto teor de dióxido de carbono para os pulmões. Esta é a única artéria do corpo que transporta sangue desoxigenado, enquanto as outras artérias transportam sangue rico em oxigênio. Depois de entrar nos pulmões, as artérias pulmonares se dividem em muitos vasos sanguíneos menores e alcançam os capilares ao redor dos alvéolos. Em seguida, nos pulmões, as artérias pulmonares liberam o excesso de dióxido de carbono do sangue e o preenchem com o oxigênio que você inspira. O sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo através das veias pulmonares até o coração. O ventrículo esquerdo do coração bombeia o sangue rico em oxigênio por todo o corpo para que ele possa funcionar adequadamente. Além disso, o sangue com baixo teor de oxigênio retorna ao átrio direito e entra no ventrículo direito, que o bombeia para os pulmões através da artéria pulmonar. A reposição de oxigênio e a liberação de dióxido de carbono nos pulmões ocorrem novamente.

Possíveis problemas com as artérias pulmonares

Problemas de função da artéria pulmonar podem interferir na circulação sanguínea. Os problemas mais comuns que ocorrem nas artérias pulmonares são defeitos cardíacos congênitos. Existem vários problemas que podem afetar as artérias pulmonares, a saber:
  • Estenose da artéria pulmonar

A estenose pulmonar é um estreitamento dos ramos da artéria pulmonar, dificultando o fluxo do sangue para os pulmões e a obtenção de oxigênio. Essa condição costuma ser acompanhada por um defeito do septo ventricular (um orifício na parede septal do coração). Como resultado, o ventrículo direito do coração trabalha mais para bombear o sangue. O músculo cardíaco fica espesso, fazendo com que o coração cresça. A estenose pulmonar é geralmente uma condição congênita. No entanto, essa condição também pode ocorrer como resultado de uma infecção ou de procedimentos cardíacos.
  • Hipertensão pulmonar

A hipertensão pulmonar pode causar falta de ar. A hipertensão pulmonar é um tipo de pressão alta que afeta os pulmões. Essa condição ocorre quando as artérias nos pulmões ficam mais espessas, estreitas ou endurecem. Como resultado, o fluxo sanguíneo diminui das artérias pulmonares para os pulmões. A hipertensão pulmonar pode causar fadiga, falta de ar, inchaço nas pernas e tosse com sangue. Em casos graves, pode causar insuficiência cardíaca e incapacidade.
  • Embolia pulmonar

A embolia pulmonar é um coágulo sanguíneo alojado na artéria pulmonar, bloqueando o fluxo sanguíneo para os pulmões. Essa condição ocorre quando um coágulo de sangue que se forma na perna, braço ou outra parte do corpo viaja pelo coração e chega à artéria pulmonar. A embolia pulmonar pode ser caracterizada por falta de ar repentina, dor no peito e nas costas, tosse, catarro com sangue, sudorese excessiva, tontura, lábios e unhas azulados, até diminuição da consciência.
  • Aneurisma de artéria pulmonar

Um aneurisma de artéria pulmonar é uma condição na qual uma artéria pulmonar se dilata ou distende de modo que pode se romper e causar problemas fatais. Essa condição geralmente ocorre se você também tem hipertensão pulmonar. Para que a artéria pulmonar funcione corretamente, você deve manter a saúde cardiovascular (coração e vasos sanguíneos). Adote um estilo de vida saudável, como seguir uma dieta nutritiva balanceada, praticar exercícios regularmente, dormir o suficiente e fazer check-ups regulares com o médico. Se você tiver dúvidas sobre a saúde da artéria pulmonar, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .