A proteinúria é uma condição de alto teor de proteína na urina porque os rins não estão funcionando de maneira ideal. Normalmente, a proteína na urina é indetectável. Além disso, a forma de lidar com a proteína 1 na urina positiva em mulheres grávidas deve ser ajustada à causa. É importante tratar a proteinúria durante a gravidez para evitar complicações. Por exemplo, como a eclâmpsia, que ameaça a segurança de mulheres grávidas e do feto no útero.
Causas de urina positiva em mulheres grávidas
A detecção dos níveis de proteína (+1) na urina indica um vazamento de proteína na urina. As causas são variadas, geralmente relacionadas a distúrbios renais. A razão é porque os rins, que deveriam filtrar os resíduos, não funcionam de maneira ideal para que a urina contenha proteínas. Em mulheres grávidas, os níveis de proteína são considerados anormais se mais de 300 mg forem desperdiçados a cada 24 horas. Algumas coisas que podem desencadear essa condição são:
Possibilidade de ter pré-eclâmpsia
Em mulheres grávidas com pré-eclâmpsia, geralmente a pressão arterial é bastante elevada na 20ª semana de gravidez. Essa condição pode afetar a capacidade dos rins de filtrar proteínas.
Problemas renais crônicos
Se a proteinúria ocorre antes das 20 semanas de gestação, é chamada de proteinúria crônica. Geralmente, a causa é um problema renal pré-existente.
A inflamação da parte do rim que é responsável por filtrar as substâncias residuais ou glomérulos é chamada
glomerulonefrite. Idealmente, os glomérulos absorvem proteínas enquanto filtram o sangue. Mas quando há inflamação, a proteína pode realmente entrar na urina.
Uma causa temporária de proteinúria é a desidratação. A razão, o corpo precisa de fluidos para distribuir nutrientes - incluindo proteínas - para os rins. Mas quando não há fluido suficiente, é difícil fazer acontecer. Conseqüentemente, os rins irão recapturar a proteína que então se deposita na urina. Normalmente, essa condição também é acompanhada por outros sintomas, como letargia, dores de cabeça e urina escura. Para saber como tratar essa condição em mulheres grávidas, consulte um obstetra. Geralmente, os médicos fazem um teste de proteína de urina de 24 horas para descobrir a condição das mulheres grávidas com mais detalhes. [[Artigo relacionado]]
Como lidar com a proteína 1 positiva na urina em mulheres grávidas
Repouso adequado durante a gravidez Os obstetras ficarão mais vigilantes se a proteína for detectada na urina quando a idade gestacional estiver no segundo trimestre. A razão é porque a proteinúria pode significar sintomas de pré-eclâmpsia. Portanto, as mulheres grávidas precisam prestar atenção a vários outros sintomas que podem estar relacionados aos sintomas da pré-eclâmpsia, como visão turva, mãos e pés inchados, fortes dores de cabeça,
azia, e se sentindo mal. Dado que a correlação entre a proteinúria e a pré-eclâmpsia é bastante próxima, algumas coisas que podem ser feitas para superá-la são:
1. Regular a dieta
Tanto quanto possível, siga uma dieta saudável comendo muitas frutas, vegetais e peixes. Escolha proteínas com baixo teor de gordura como alternativa à carne vermelha. Alimentos salgados com alto teor de sódio devem ser evitados ou substituídos por opções saudáveis de alimentos salgados.
2. Descanse o suficiente
Certifique-se de que as mulheres grávidas descansem o suficiente, pelo menos 8 horas todas as noites. Ao dormir, tente deitar-se à sua esquerda para que o feto não pressione os vasos sanguíneos principais.
3. Beba água
Consumir bastante água todos os dias também é uma forma de aliviar o desconforto. Isso é importante para que o corpo funcione de forma otimizada. Não só da água, a ingestão de líquidos também pode ser obtida de alimentos que contenham água, como pepino, melancia e alface.
4. Administração de medicamentos
Se a proteinúria for uma indicação de pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional, o médico prescreverá a medicação de acordo com a condição médica. Além disso, se a proteína for detectada porque o corpo está lutando contra infecções, o médico também prescreverá antibióticos que podem ser consumidos por mulheres grávidas. Se a proteinúria ocorrer por causa da pré-eclâmpsia e a idade gestacional for suficiente, o médico também pode sugerir antecipar o cronograma de parto. O motivo é evitar o possível perigo de parto. Além da pré-eclâmpsia, considerando que a proteinúria também pode estar associada ao diabetes, o médico também pode prescrever medicamentos para diabetes ou terapia com insulina. O objetivo é manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Além disso, os obstetras geralmente pedem às mulheres grávidas que façam exames de rotina para detectar a presença de proteínas na urina. Não apenas uma vez, este teste pode ser feito várias vezes para ver se há alguma melhora. Se você quiser discutir mais sobre a proteinúria durante a gravidez e seus efeitos,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play.